O que acontece se não pagar a rematrícula da faculdade?

Perguntado por: Leandro Davi de Barbosa  |  Última atualização: 28. April 2022
Pontuação: 5/5 (14 avaliações)

Renovação de matrícula
Infelizmente, quem está devendo a faculdade não tem o direito de renovar sua matrícula. Então, apesar da instituição não poder cancelá-la no período letivo, você não consegue prosseguir com os estudos. Diante disso, o aluno fica exposto a perder o vínculo que tem com a sua faculdade.

O que acontece se não pagar a matrícula da faculdade?

Se você pagou sua matrícula, mas não conseguiu pagar as mensalidades nos meses seguintes, você não pode ser retirado das aulas. A maioria das faculdades tem o ano letivo semestral, então se o aluno passar mais de 90 dias em débito com a universidade, a instituição pode negativá-lo e barrar sua rematrícula.

É obrigatório pagar rematrícula da faculdade?

A escola ou faculdade pode cobrar taxa de matrícula ou de rematrícula? É proibida a cobrança de taxa de matrícula ou rematrícula por parte da instituição de ensino. Só pode ser cobrada alguma tarifa caso ela seja descontada dos valores de anuidade, semestralidade ou mensalidade.

É legal a cobrança de rematrícula?

Ocorre que essa prática é ABUSIVA é que expressa na Lei 9.870/99 no seu artigo 1º, inciso V, veda a escola de cobrar taxas de pré-matrícula ou quaisquer outras referentes aos serviços prestados que excedam o valor total anual ou que impliquem no pagamento de mais de doze mensalidades no ano.

Pode cobrar taxa de rematrícula?

É possível cobrar taxa de rematrícula? Sim, é possível cobrar a taxa para alunos que já estudam na escola. Porém, não é permitido cobrar esse valor à parte da anualidade. Também é possível cobrar a taxa de rematrícula em uma décima terceira parcela, contanto que esteja no valor anual da contrato.

TRÊS PASSOS PARA CANCELAR O CURSO SEM PAGAR MULTA - SEM PERDER DINHEIRO DE MATRÍCULA (COMPLETO)

36 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo posso ficar com a matrícula trancada na faculdade?

Em média, as instituições de ensino superior permitem o trancamento por até dois anos. Nesse período, o estudante ainda mantém o vínculo com a instituição. No entanto, no caso de instituições privadas, não precisará pagar a mensalidade ao longo desses meses.

Estou devendo a faculdade posso fazer a matrícula?

O aluno inadimplente não poderá renovar sua matrícula, ficando disposto a perder o vínculo com a instituição, garantia essa dada ao estabelecimento de ensino para recorrer judicialmente no intuito de executar o contrato e exigir o pagamento das mensalidades e o adimplemento das cláusulas estabelecidas, bem como a ...

É possível trancar a faculdade devendo?

Posso trancar a faculdade com mensalidades atrasadas? De acordo com a legislação, o estudante tem o direito de trancar o curso mesmo que tenha mensalidades atrasadas. Impedir o aluno de realizar este processo alegando inadimplência pode ser considerado cobrança indevida.

Estou devendo a faculdade o que pode acontecer?

O máximo de multa que a faculdade pode cobrar do aluno em caso de atraso é 2%. Acima disso, é caracterizada cobrança ilegal, com base no Artigo 52, V, Parágrafo 1º do Código de Defesa do Consumidor e da Portaria da Secretaria e Direito Econômico nº 3, item 11.

Quanto tempo posso ficar devendo a faculdade?

A dívida com a faculdade “caduca” em 5 anos. Mas apesar do termo ser bastante conhecido, poucas pessoas sabem o seu real significado. O aluno inadimplente continua devendo mesmo depois de 5 anos. A diferença é que, a dívida “caducar” significa que o valor não pode mais ser cobrado através de vias judiciais.

Quantos meses Posso ficar devendo a faculdade?

Se a inadimplência for maior que 90 (noventa) dias, a instituição tem o direito de se recusar a renovar sua matrícula para o semestre ou ano seguinte.

Estou devendo matéria na faculdade?

O termo DP é usado para se referir a dependência em uma disciplina. Ou seja, quando o estudante não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria. A situação é bastante comum e não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Como voltar à faculdade trancada?

O processo para destrancar a faculdade é parecido com a transferência interna e externa. Você precisa se dirigir à instituição de ensino e formalizar o pedido. A partir de então, a faculdade analisará a disponibilidade para o semestre atual ou próximo, bem como a possibilidade de aproveitar os créditos já conquistados.

Quando abandona a faculdade pode voltar?

O aluno que tiver interrompido seu curso por abandono ou trancamento pode solicitar seu retorno à Universidade. A solicitação é analisada pelo Setor competente, que indicará a série (período) em que o aluno deverá ser matriculado.

O que fazer quando se quer desistir da faculdade?

Algumas formas de fazer isso são:
  1. descrevendo os problemas que mais o afetam atualmente, fazendo com que queira desistir;
  2. pensando em formas e ações para resolvê-los por meio de pequenas atitudes;
  3. acompanhando seu desenvolvimento rumo ao objetivo final e renovando as metas de curto prazo assim que forem cumpridas.

Quando reprovado em uma matéria na faculdade?

Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários. É por isso que quando se reprova em uma matéria, não há necessidade de repetir o período letivo inteiro.

Quantas matérias pode ficar em dependência na faculdade?

Cada matéria do curso está vinculada a um período, mas elas também são independentes. Isso quer dizer que você tem liberdade para montar sua grade de horários. Assim, um aluno pode ter cinco disciplinas no segundo semestre, mas querer cursar apenas quatro ou acrescentar mais alguma e cursar seis.

Quantas matérias pode reprovar na faculdade?

Parágrafo único – Será permitido ao estudante reprovado em até 50% da carga horária da série matriculada, sem dependência da série anterior, antecipar até 25% da carga horária da série seguinte, dentre disciplinas especificadas pela Comissão de Curso e a critério desta.

Porque faculdade não suja nome?

Não há nenhuma lei que impeça que uma faculdade ou qualquer instituição de ensino registre o nome de seus devedores em órgãos de proteção ao crédito ou em outros bancos de dados. Isso ocorre porque, de acordo com o Código de Defesa ao Consumidor, o estudante nada mais é do que um consumidor de serviços educacionais.

Quanto tempo a faculdade pode cobrar uma dívida judicialmente?

Com efeito, de acordo com o inciso I do §5º do artigo 206 do Código Civil, o prazo para exercício da pretensão de cobrança de dívidas líquidas constantes de instrumento público ou particular é de 5 anos.

Quanto tempo prescreve uma ação judicial?

De acordo com o artigo 205 do Código Civil, os débitos prescrevem em 10 anos. Entretanto, existem algumas exceções. Contas de serviços como água, luz e telefone, e boletos em geral, só podem ser cobradas por no máximo cinco anos. No caso de aluguel, o prazo é de três anos.

Qual o máximo de juros que a faculdade pode cobrar?

Instituições de ensino (colégios, faculdades, cursinhos) só podem cobrar até 2% de multa por impontualidade no pagamento da mensalidade , pois trata-se de uma relação de consumo, amparada pelo Código de...mais barato, para pagamento até determinada data e outro, para pagamento após esta data....

Estou sendo processado e não tenho como pagar?

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

É verdade que depois de 5 anos o nome limpa?

Sim! Depois de 5 anos o seu nome pode ficar limpo novamente, pois a dívida que negativou o seu nome caduca. Isso significa que você não poderá mais ser negativado pela mesma dívida e seu nome será removido dos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e Serasa.

Quando o aluno é considerado inadimplente?

Quando um aluno é considerado inadimplente? Segundo a definição do Banco Central, um aluno pode ser considerado inadimplente a partir da data de vencimento da mensalidade se o pagamento não for efetuado. Entretanto, é importante saber diferenciar atrasos nos pagamentos da inadimplência que pode gerar problemas.

Artigo anterior
O que são ações éticas?
Artigo seguinte
Qual é o sentido da oração?