O que acontece se eu tomar vários comprimidos de ibuprofeno?

Perguntado por: Guilherme Miguel Lopes Santos  |  Última atualização: 2. Juli 2025
Pontuação: 4.2/5 (5 avaliações)

Ibuprofeno Os sintomas da superdose incluem náusea, vômito, dor abdominal, letargia e sonolência. A substância em excesso pode causar sangramento gastrointestinal grave, úlceras e morte.

O que acontece se tomar uma cartela de ibuprofeno 600?

Embora raramente, foi relatada na literatura médica toxicidade grave e morte por superdosagem de ibuprofeno. Os sintomas de superdosagem mais frequentemente relatados incluem dor abdominal, náuseas, vômitos, letargia e sonolência.

Faz mal tomar 4 comprimidos de ibuprofeno?

Segundo a pesquisa, a dose diária segura de ibuprofeno é de 1.200 mg ao dia. Porém, mesmo nessa quantidade, não é recomendado ingerir a substância diariamente por mais de uma semana sem orientação médica.

O que o excesso de ibuprofeno pode causar?

Constipação (prisão de ventre), diarreia, dispepsia (indigestão), edema (inchaço), flatulência (gases), hiper secreção gástrica (aumento da quantidade de suco estomacal), dor de cabeça, irritabilidade, nervosismo, prurido (coceira) de pele, zumbido e vômitos.

Pode tomar 2 ibuprofeno 300 de uma vez?

Dose média para adultos: 1 comprimido de Ibufran® (ibuprofeno) 300mg, 2 a 3 vezes ao dia, seguindo a necessidade particular de cada caso. Se necessário, 1 comprimido adicional poderá ser indicado ao deitar.

DOR E FEBRE | Ibuprofeno (Advil, Alivium): O que é, para que serve e contra-indicações

15 questões relacionadas encontradas

Qual a dosagem máxima de ibuprofeno?

Posologia para adultos

Em adultos, a dose habitual de ibuprofeno para febre é de 40 gotas (200 mg) a 160 gotas (800 mg), podendo ser repetida por, no máximo, 4 vezes por dia. A dose máxima permitida por dia em adultos é de 640 gotas (3.200 mg).

Pode tomar 3 ibuprofeno?

Em adultos, a dose habitual do ibuprofeno , para febre é de 40 gotas (200mg) a 160 gotas (800mg), podendo ser repetida por, no máximo, 4 vezes por dia.

O que acontece se tomar mais de 10 ibuprofeno?

Para Barbosa, ambos devem ser usados para tratar dor por tempo determinado. “O uso prolongado de anti-inflamatórios como o ibuprofeno pode trazer alguns efeitos colaterais sérios, como insuficiência renal, gastrite, sangramento digestivo, entre outros.

O que acontece se tomar dipirona e ibuprofeno juntos?

Dipirona e ibuprofeno podem ser tomados juntos, ou um pode inibir o efeito do outro? Podem ser tomados juntos sim. A dipirona é um analgésico e o ibuprofeno um anti-inflamatório. Lembre-se de não tomar remédios sem antes uma avaliação médica.

O que corta o efeito do ibuprofeno?

pode anular a ação antiplaquetária de: ácido acetilsalicílico.

O que o ibuprofeno pode causar na gravidez?

Tomar ibuprofeno durante a gravidez pode acarretar riscos ao desenvolvimento do bebê. Esse medicamento, principalmente nos últimos três meses de gestação, está associado a complicações, como fechamento prematuro do ducto arterial - o que afeta a circulação sanguínea e a função renal do feto².

Quanto tempo o ibuprofeno começa a fazer efeito?

A diferença entre as apresentações é o tempo de efeito. A forma líquida age mais rapidamente, seguida da em cápsula. E, geral, o ibuprofeno demora de 15 a 30 minutos para agir e seu efeito tem de quatro e seis horas de duração, a depender da causa e da intensidade.

O que acontece se eu tomar 3 comprimidos de ibuprofeno de uma vez?

Superdosagem de Ibuprofeno 600mg: O Que Fazer? A superdosagem de Ibuprofeno 600mg pode levar a efeitos adversos graves, como náusea, vômito, dor abdominal e tontura intensa.

Pode tomar uma cartela de ibuprofeno?

Em adultos, a dose habitual do ibuprofeno é de 200mg a 800mg. A dose máxima permitida é de 3.200 mg ao dia.

Qual é o anti-inflamatório mais forte que existe?

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).

O que acontece quando a pessoa toma muito remédio?

SNC: sonolência, letargia, confusão, delírio, dificuldade de fala, diminuição ou perda dos reflexos, ataxia, nistagmo, hipotermia, depressão respiratória. SCV: hipotensão, taquicardia, choque. Gastrointestinal: diminuição do tônus e motilidade, pode compactar comprimidos.

Quais medicamentos não podem ser tomados juntos?

Combinação perigosa: veja remédios que não se deve misturar
  • Santo remédio? ...
  • Anticoncepcional + antidepressivo fitoterápico (hipérico ou erva de São Jorge) ...
  • Anti-inflamatórios + ácido acetilsalicílico (aspirina) ...
  • Anti-inflamatórios + paracetamol. ...
  • Antidepressivos + antigripal (anfetamina) ...
  • Anti-inflamatórios + corticoides.

O que é mais forte dipirona ou ibuprofeno?

Este estudo demonstrou que, em dose oral única, o ibuprofeno proporciona atividade antipirética mais acentuada do que a dipirona, principalmente na febre alta. Ambas as medicações foram bem toleradas e seguras em curto prazo.

Quais remédios não podem ser misturados com álcool?

Álcool e dipirona: o efeito do álcool pode ser potencializado. Álcool e paracetamol: Aumenta o risco de hepatite medicamentosa. Álcool e ácido acetilsalicílico: Eleva-se o risco de sangramentos no estômago. O acetilsalicílico irrita a mucosa estomacal.

O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de ibuprofeno de uma vez?

Sociedade. Exceder a dose de 1200 mg de ibuprofeno (mais de dois comprimidos de 600 mg, por exemplo) aumenta o risco de paragem cardíaca em 31 por cento.

Quanto tempo dura o efeito do ibuprofeno no organismo?

Ibuprofeno exerce atividades contra a dor e contra a febre. O início de ação ocorre cerca de 30 minutos após sua administração oral e permanece por 4 a 6 horas. O pico da concentração no sangue é alcançado em 1-2 horas após administração oral.

O que é mais forte nimesulida ou ibuprofeno?

Os pesquisadores observaram que mais pacientes no grupo que recebeu a nimesulida relataram alívio eficaz da dor: 82% contra 73% entre aqueles que receberam ibuprofeno. Os resultados sugerem que a nimesulida pode ser melhor que o ibuprofeno para combate à dor, mas que ambos têm um alto poder analgésico.

Pode tomar ibuprofeno com o estômago vazio?

O anti-inflamatórios não esteroides – nos quais de inclui o ibuprofeno (comercialmente identificado como brufen), o aspegic e a aspirina – “podem provocar úlcera gástrica e do duodeno” quando administrados sem comida no estômago, diz ao Viral Rui Nogueira, presidente da mesa da assembleia geral da Sociedade Portuguesa ...

Pode tomar 2 ibuprofeno 400 de uma vez?

Tomar 1 comprimido revestido (400mg) a cada 4 a 6 horas. A dose diária não deve exceder 2.400mg/dia em doses divididas (400mg a cada 4 horas), embora, se necessário, doses mais elevadas, até o máximo de 3.200mg/dia (8 comprimidos revestidos), podem se empregadas com monitoramento do paciente.

Qual a idade que pode tomar ibuprofeno comprimido?

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco: Não administrar em crianças com menos de 12 anos de idade, exceto sob orientação e acompanhamento médico. Pacientes com insuficiência renal, insuficiência cardíaca, disfunção hepática, usuários de diuréticos e idosos possuem maior risco de toxicidade renal.

Artigo anterior
Qual será a nota de corte da PF 2021?
Artigo seguinte
O que acontece se tomar 20 gotas de clonazepam?