O que acontece se eu não pagar o seguro?

Perguntado por: Doriana Leite Freitas  |  Última atualização: 19. April 2024
Pontuação: 4.9/5 (13 avaliações)

Quando o pagamento não é efetuado, a seguradora tem o direito de suspender a cobertura do seguro. Isso significa que, em caso de acidente, o proprietário do veículo não terá direito à indenização pelos danos causados ao seu próprio carro, nem cobertura para terceiros.

O que acontece se eu deixar de pagar o seguro do carro?

No caso do seguro de carro, por exemplo, deixar de fazer os pagamentos pode resultar na suspensão da cobertura. Isso significa que, em caso de acidente ou dano ao veículo, você não terá a proteção financeira que o seguro oferece.

Quanto tempo posso ficar sem pagar o seguro?

Segundo Tibé, são cada vez mais frequentes as queixas sobre a “infindável” espera dos segurados pelo recebimento da indenização contratual, mesmo após a entrega da documentação. Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização.

O que acontece se eu não pagar a seguradora?

O fato de não pagar a parcela do seguro não suja imediatamente o seu nome, porém uma série de consequências podem acontecer. Caso você precise dele, além do seguro ser suspenso e acabar ficando sem validade, uma série de multas e juros podem ir se acumulando, fazendo com que você adquira uma dívida.

O que acontece se eu parar de pagar o seguro do veículo?

Caso não seja possível o pagamento dos prêmios em atraso, o seguro será cancelado após 90 (noventa) dias de atraso, e a cobertura não poderá ser reabilitada. Se o pagamento ocorre por meio de fatura do cartão, faremos tentativas de cobrança por 3 meses consecutivos.

Tenho SEGURO, mas a Seguradora não quer pagar a indenização? Quais meus Direitos

39 questões relacionadas encontradas

É obrigado a pagar seguro do carro?

O seguro obrigatório, também chamado de DPVAT, é o seguro que todos os proprietários de veículos devem pagar juntamente com o IPVA. Como ele é obrigatório, algumas pessoas pensam que não é necessário contratar um seguro para o veículo, pois já estão pagando pelo DPVAT.

É possível cancelar um seguro?

É fundamental compreender que as seguradoras não têm o direito de interromper, cancelar ou encerrar um contrato de seguro automaticamente, mesmo que haja atraso no pagamento das parcelas. A legislação exige que a seguradora notifique o segurado previamente e comprove o recebimento dessa notificação.

Estou sendo processado pela seguradora?

O seguro me processou, o que devo fazer? Se você foi responsável pelo sinistro e por algum motivo não pagou a franquia e a seguradora te acionar na justiça, o primeiro passo é tentar entrar em contato com a seguradora para fazer um acordo para que esse valor seja pago.

Como pedir o cancelamento do seguro?

Assim, o primeiro passo para cancelar o seguro auto é entrar em contato com a sua seguradora ou com o seu agente de seguros, para comunicar o desejo de realizar o cancelamento. Em seguida, serão avaliadas as condições e cláusulas do seu contrato, para assim verificar os limites, taxas e procedimentos do cancelamento.

Quando o seguro é cancelado?

Confira quando acontece a suspensão do seguro-desemprego: Quando o trabalhador passa a receber outra remuneração referente a vínculo empregatício formal ou informal; Quando é admitido em um novo emprego; Quando começa a receber benefício da Previdência Social, com exceção de auxílio-acidente e pensão por morte.

Quanto tempo posso cancelar o seguro do carro?

Os segurados têm o direito de cancelar esses seguros a qualquer momento, respeitando as condições contratuais. Além disso, se um segurado cancelar um seguro de vida dentro dos primeiros 30 dias após a assinatura, ele tem direito ao reembolso integral do valor pago.

Como fica o seguro quando vender o carro?

Ao término da vigência, o novo proprietário deve fazer um seguro em seu nome. A renovação do seguro com os dados de quem vendeu o carro, tende a caracterizar a má-fé e, consequentemente, a perda do direito à cobertura.

Como a seguradora cobra o culpado?

A seguradora poderá cobrar o reembolso do culpado pelo valor que ela pagou no reparo do seu veículo. Mas, o valor que você pagou de franquia, deverá ser solicitado por você ao culpado. Essa é uma prática comum entre as seguradoras, seja a Azul Seguros, seguro Liberty, entre outras.

Quanto tempo a seguradora cobra o causador?

Portanto, apesar de não haver um prazo certo dentro do qual as seguradoras façam essa cobrança, o PRAZO MÁXIMO sempre será de três anos.

Como funciona acordo com seguradora?

De acordo com Susep, os seguros são um tipo de contrato que determina que uma das partes — denominada segurador — obriga-se, mediante o recebimento de um pagamento — o prêmio —, a indenizar a outra parte — denominada segurado — em relação a prejuízos previstos no acordo.

Quando se cancelar um seguro de vida devolve dinheiro?

Quando se cancelar o seguro de vida devolve dinheiro? Sim, geralmente, o cancelamento de um seguro de vida pode resultar no reembolso de valores pagos, dependendo do momento em que o cancelamento ocorre em relação ao período do contrato.

Quais as obrigações de uma seguradora?

A Seguradora se compromete a pagar indenização ou prestar o serviço contratado na apólice e o segurado possui obrigações de efetuar o pagamento do prêmio pactuado, de prestar informações verdadeiras, de agir de boa-fé etc.

Tem que pagar seguro obrigatório em 2024?

A situação em torno do pagamento do seguro de Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres 2024 (Seguro DPVAT 2024) permanece indefinida.

Tem que pagar seguro todo ano?

Vigência. Geralmente, em seguradoras tradicionais, a vigência de um seguro auto é de um ano. Entretanto, a Neo, por oferecer o plano mensal, permite que o segurado cancele (reforçando: somente no plano mensal) o seguro a qualquer momento. Sendo assim, o segurado estará coberto até o fim do mês já pago.

Sou obrigada a pagar franquia do seguro?

Caso você sofra um sinistro coberto pelo seu seguro que resulte em perda parcial, você deve realizar o pagamento da franquia. Tenha em mente que isso significa acidentes que causam danos inferiores a 75% do valor do veículo segurado.

Quando vendo o carro preciso cancelar o seguro?

Preciso cancelar o seguro? No caso de compra e venda de um novo carro, você não precisa fazer o cancelamento do seguro. Fale com o seu Corretor para que ele faça a mudança necessária na apólice - que é como a gente chama o contrato.

É possível transferir seguro de um carro para outro?

Ou seja, esse processo acontece quando você troca de carro e passa o seguro do seu antigo carro para o novo. Você pode fazer a transferência tanto com a seguradora atual como optar por outra empresa e para concluir esse processo, é preciso atualizar os detalhes do seu novo veículo, como o modelo, o ano e a placa.

É possível trocar o seguro para outra pessoa?

Alterações no seguro

Não é possível realizar a transferência da titularidade do seguro. Você pode fazer a substituição por um novo veículo ou solicitar o cancelamento do seguro caso não pretenda comprar outro carro. O comprador do seu carro poderá contatar um Corretor para fazer uma nova contratação de seguro.

O que é endosso de cancelamento de seguro?

O endosso do seguro serve para garantir que o seu contrato esteja sempre atualizado e com as devidas correspondências em termos de riscos, coberturas e prêmios. Diversas situações podem influenciar nas possibilidades de sinistro por parte da seguradora e também do contratante.

Artigo anterior
Como funciona o pagamento retroativo do BPC?
Artigo seguinte
O que faz aparecer rugas no rosto?