O que acontece se andar com pneu vencido?

Perguntado por: Ana Sara Moura de Alves  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (47 avaliações)

Quais são os riscos de dirigir com pneus vencidos? Como foi dito anteriormente, o pneu vencido pode perder a resistência e a aderência ao piso, deixando o veículo mais sujeito a furos e fissuras na borracha. Isso pode causar o estouro dele em qualquer momento, além de que você corre mais riscos de derrapagem.

Qual a multa para pneu vencido?

Multa: infração grave, multa de R$ 195,23, cinco pontos na CNH e retenção do veículo.

Quanto tempo o pneu pode ficar parado?

Os números finais indicam a semana e o ano de fabricação do pneu. A partir daí, conte cinco anos como o tempo de vida útil máximo para o pneu.

O que fazer com pneus vencidos?

O prazo de validade precisa ser respeitado, mas se a profundidade da borda do pneu for menor de 1,6 mm ao solo, se faz preciso providenciar troca imediata, conforme indica a Legislação de Trânsito. Do contrário o carro pode receber multa e ser rebocado até ocorrer a troca.

Quando pneu estoura?

Se você percebeu que seu pneu estourou, mantenha a calma. Algumas medidas podem te ajudar a agir de imediato: Reduza a velocidade, mas não freie bruscamente (isso pode fazer o carro derrapar ou descontrolar por completo) e procure manter o carro em linha reta até conseguir desviar para um local seguro.

Pneu tem data de validade: 5 anos é o limite?

45 questões relacionadas encontradas

Qual o perigo do pneu ressecado?

Observe se há pequenas rachaduras em todo o pneu. Em caso positivo, é sinal de que a borracha do pneu está se desmanchando e é preciso trocá-lo com urgência. Além de acidentes, pneus ressecados podem causar danos na parte exterior do carro.

Onde fica data de validade do pneu?

O DOT é uma série de letras e números, que fica na lateral do pneu, como na imagem abaixo. Para saber a data de fabricação do produto, fique atento aos números. Os dois primeiros números indicam a semana de fabricação e os dois últimos o ano. No caso do exemplo acima, o pneu foi fabricado na 31ª semana de 2021.

Pode Andar sem estepe no carro?

De acordo com o artigo 1º da Resolução Contran 14/98, a roda sobressalente (estepe) é classificada como equipamento obrigatório. Ou seja, a priori, a sua ausência poderia gerar uma multa, pelo enquadramento no inciso X do artigo 230º do Código Brasileiro de Trânsito.

Sou obrigado a andar com estepe?

O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados. Porém, em alguns casos a legislação permite sua ausência, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran, de acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

É obrigatório ter estepe no reboque?

Vieira destaca que reboques não precisam trazer estepe de acordo com a legislação, embora seja recomendável que tenham um pneu sobressalente caso utilizem medidas diferentes daquelas empregadas no veículo tracionador.

É proibido andar com step?

Ainda, conforme o Inciso IX do artigo 230, é proibido circular “com equipamento obrigatório em desacordo com o estabelecido pelo CONTRAN”. Dessa forma, qualquer motorista que seja flagrado em desacordo com a norma poderá ser autuado por infração grave.

O que faz o pneu rachar?

As rachaduras que o produto apresenta - do tipo circunferencial e de aspecto irregular - são condizentes com rodagem prolongada com baixa pressão, em vazio ou com pressão insuficiente, ou ainda, em sobrecarga.

O que causa rachadura no pneu?

A conclusão foi: A análise evidenciou que o pneu encontra-se dentro dos padrões normais de fabricação, sem quaisquer degradações ou imperfeições decorrentes do processo produtivo. Apresenta, porem, rachaduras na região lateral do pneu, decorrente de terem rodado com pressão de enchimento insuficiente e/ou sobrecarga.

O que passar na borracha para não ressecar?

Para fazer isso é preciso seguir alguns cuidados simples. O primeiro é sempre limpar os limpadores pelo menos uma vez por semana. Limpe com o uso de um pano úmido e detergente neutro. Quando for deixar o carro parado por muito tempo, afaste os limpadores do vidro.

Como funciona o spray reparador de pneus?

Além de inflar o componente com gás, o reparador de pneu obstrui o furo injetando simultaneamente um líquido viscoso que vai direto ao ponto, puxado exatamente pelo vazamento de ar.

Porque pneu de moto racha?

Geralmente este tipo de problema aparece quando a moto fica por muito tempo parada. A borracha começa a ressecar e as rachaduras no pneu surgem, principalmente na lateral. Quando isso acontecer, certamente a vida útil do seu pneu chegou ao fim.

Como funciona a vulcanização de pneus?

Para unir as moléculas de elastômero do pneu, a vulcanização realiza a união em vários pontos através de ligações cruzadas dos mesmos através de calor (temperatura) e pressão.

Como tratar pneus ressecados?

Aplique um produto restaurador de pneus uma vez por mês. Após fazer a limpeza, aplique algumas gotas de um restaurador à base de água em um pano ou uma esponja e cubra toda a superfície dos pneus. Antes de dirigir o carro novamente, espere cerca de dez minutos para que o produto tenha tempo de aderir às rodas.

É normal pneu remold rachar?

Re: pneu rachado

Isso é normal em pneu remold. Eles sempre racham.

Onde fica o talão do pneu?

O talão é uma estrutura de fios de aço revestidos com cobre e impermeabilizado com borracha antioxidante. É uma estrutura de alta resistência. Sua função é fixar o pneu na roda do veículo e evitar o vazamento de ar. Os talões estão localizados nas duas extremidades da carcaça do pneu.

Quanto tempo pode usar Step?

Entre cinco a dez anos, ele deve permanecer como sobressalente, pois perde características essenciais para garantir um bom comportamento do automóvel. Depois de dez anos, o pneu não deve mais ser utilizado pois oferece risco de se romper em velocidades um pouco mais elevadas, como na estrada, por exemplo.

Quanto tempo dura o Step?

Cinco a seis anos a partir de sua data de fabricação ele deve ser substituído, ainda que não tenha sido jamais colocado para rodar. A data em questão está registrada na banda lateral, com as letras DOT seguidas de quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, os dois últimos o ano em que foi fabricado.

O que precisa para andar com reboque?

Para poder dirigir um veículo com reboque acoplado, o condutor não necessita de uma habilitação específica, basta que ele tenha a CNH de categoria B. Entretanto, se o peso bruto do veículo com reboque exceder 3500 kg, a categoria de CNH exigida passa a ser a C.

Como funciona documento de carretinha reboque?

A princípio é preciso registrar o reboque, como qualquer outro veículo. É necessário ter o Certificado de Registro de Veículo (CRV), que permite o emplacamento, e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que é o licenciamento anual e documento de porte obrigatório.

Quanto custa o IPVA de uma carretinha reboque?

Para começar, o reboque deve ser registrado e licenciado no Departamento de Trânsito (Detran), ganhando placa e documento (CRLV). Apesar de não ser preciso pagar IPVA ou seguro obrigatório (DPVAT), a Taxa de Licenciamento da carretinha deve ser paga todo ano.

Artigo anterior
Qual o valor da multa por não declarar Imposto de Renda?
Artigo seguinte
O que Isaías fez para atender o chamado de Deus?