O que acontece se a medula espinhal sofrer uma lesão?

Perguntado por: Pedro Reis  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

A área que se encontra sobre a lesão pode ficar sensível ao toque, particularmente se existir uma fratura. Se a medula espinhal for lesionada, os nervos que se encontram no local da lesão ou por baixo da mesma sofrem uma disfunção, causando perda de controle muscular e perda de sensação.

O que é lesões na medula espinhal?

A lesão na medula espinhal, também chamada de lesão medular, acontece quando, por algum motivo, a medula espinhal do paciente sofre algum dano ou lesão, fazendo com que a comunicação entre cérebro e corpo, e vice-versa, fique de algum modo prejudicada.

Que áreas são anatomicamente afetadas na lesão da medula espinhal?

O comprometimento da medula espinal está mais frequentemente associado à lesão na coluna vertebral, onde as vértebras podem ser fraturadas, luxadas ou comprimidas. As áreas mais móveis da coluna vertebral como a cervical são afetadas com maior frequência.

Como ocorre a lesão medular?

As lesões na medula espinal ocorrem quando uma força física direta lesa vértebra, ligamentos ou discos da coluna espinal, causando hematoma, esmagamento ou ruptura do tecido da medula espinal; e quando a medula espinal é penetrada (p. ex., por bala ou ferimento com faca).

O que a lesão medular causa no corpo humano?

A lesão medular espinhal se refere a uma lesão nos elementos neurais da medula espinhal. Essa lesão pode desencadear diversos graus de déficits sensório-motores, disfunção autonômica e esfincteriana, podendo ser temporária ou permanente e afetando de forma completa ou incompleta.

7 dúvidas sobre LESÃO MEDULAR - Rogério Souza (VLOG)

29 questões relacionadas encontradas

Quais são as principais sequelas da lesão medular?

2.2 Seqüelas da Lesão Medular

Ainda podem ocorrer outros comprometimentos indiretos como depressão, hipotensão ortostática, disreflexia autonômica, espasticidade muscular, osteomielite, trombose venosa profunda, espasmos de músculos flexores, ossificação heterotópica, osteoporose, síndrome dolorosa e atelectasia.

Quais os sintomas de lesão na medula?

Possíveis sintomas da lesão da medula espinhal incluem: Dor extrema ou pressão no pescoço, cabeça ou costas. Formigamento ou perda de sensibilidade na mão, dedos, pés ou dedos dos pés.
...
  • Espasticidade.
  • Obesidade.
  • Dor.
  • Infecção do trato urinário.
  • Úlceras por pressão.

Quais são as fases da lesão medular?

Os eventos estão divididos em fase imediata (2 horas), aguda (2 a 48 horas), subaguda (48 horas a 14 dias), intermediária (14 dias a 6 meses) e crônica (a partir de 6 meses).

Quais são as 3 principais funções do organismo perdidas com a lesão medular?

O mais comum é a perda motora, sensorial e desaceleração de alguns órgãos internos do corpo (função do nervo autônomo) abaixo do nível da lesão. Em geral, quanto mais alto na medula espinhal ocorre uma lesão, mais função, sensação e funções corporais internas serão afetadas.

Quando ocorre a paraplegia?

O que é paraplegia? As paraplegias ocorrem quando as vias motoras e sensitivas que percorrem a medula espinhal são interrompidas por um acidente ou outro motivo qualquer, geralmente no nível da coluna dorsal ou lombar. Essa interrupção pode ser completa ou incompleta, levando assim a diferentes repercussões e sintomas.

Onde se encontra a medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.

Porque é importante determinar a altura da lesão na medula espinal?

O nível de lesão: altura da lesão, se esta é mais alta ou mais baixa. Uma lesão de nível mais alto resulta numa maior área corporal comprometida: o Cervicais: comprometimento dos membros superiores, tronco e membros inferiores.

Quais são as doenças da medula espinhal?

Quais os tipos de doenças da medula espinhal?
  • Pode-se destacar entre as patologias mais comuns vistas na medula espinhal:
  • * Atrofia Muscular Espinhal (AME)
  • * Síndrome de Brown Sequard.
  • * Síndrome Medular Anterior.
  • * Síndrome Medular Central.
  • * Siringomielia.

Por que uma lesão na medula espinhal pode causar paralisia?

Porque ela pode cortar, comprimir ou danificar a medula espinhal, uma massa de tecido nervoso que conecta o cérebro ao corpo e vai da base do crânio até a segunda vértebra lombar.

O que pode causar inflamação na medula?

A mielite transversa, ou apenas mielite, é uma inflamação da medula espinhal que pode acontecer como consequência de infecções por vírus ou bactérias, ou ser consequência de doenças autoimunes.

O que causa dor na medula espinhal?

Lesões e doenças podem fazer pressão na medula espinhal, causando dor nas costas ou no pescoço, formigamento, fraqueza muscular e outros sintomas. A medula espinhal pode estar comprimida pelos ossos, sangue (hematomas), pus (abscessos), tumores (cancerígenos ou não) ou um disco com ruptura ou hérnia.

Qual a relação entre lesão medular e perda dos movimentos?

Espasticidade – Após a lesão medular e a interrupção das vias nervosas, os músculos e tendões sofrem alterações na sua capacidade de contração e alongamento para a realização de movimentos.

Que cuidados devem ser tomados ao prescrever exercício físico para as pessoas com lesão medular?

Mas e para as pessoas com lesão medular, é recomendável? A resposta é sim, e cabe ao profissional da Fisioterapia Cardiorrespiratória a tarefa de adaptar os treinos conforme a necessidade de cada paciente. Existem níveis de lesão.

Qual é a função da coluna vertebral?

Todos os elementos da coluna vertebral tem como objetivo proteger a medula espinhal, a qual proporciona uma comunicação com o cérebro, bem como garante a mobilidade e sensação no corpo através da interação complexa entre ossos, ligamentos e estruturas musculares das costas e os nervos que a envolvem.

Quanto tempo dura a fase de choque medular?

A separação dos axônios é um processo gradual, que ocorre no local Page 4 324 Com. Ciências Saúde. 2013; 24(4): 321-330 Barreto ABR et al. rio aguardara fase de choque medular que dura em torno de três dias a seis semanas, sendo que quadros infecciosos podem prolongar este período9.

O que acontece na fase aguda do trauma?

Na fase aguda, após recobrarem a consciência, esses pacientes tendem a progredir para o período de Amnésia Pós-Traumática (APT), um período transitório, caracterizado por prejuízo mínimo da consciência, porém, com alterações significativas da memória anterógrada, desorientação e confusão mental (Gronwall, 1989).

Quais são as principais complicações que podem ocorrer no paciente com lesão medular na fase hospitalar e como Preveni-las?

São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia autonômica, trombose venosa profunda.

Qual o principal cuidado com o paciente com uma lesão traumática da medula?

O cuidado de enfermagem em pacientes com lesão medular é de fundamental importância na reabilitação do paciente, o profissional de enfermagem exerce uma assistência individualizada atuando em diferentes níveis de complexidade, prevenido e tratando das principais complicações estabelecidas pelo traumatismo raquimedular.

Como é realizada a avaliação neurológica das sequelas da lesão medular?

O exame neurológico deve ser realizado segundo protocolo da ASIA onde examinamos a força motora, sensibilidade e reflexos. Cabe ressaltar que em casos traumáticos, durante a fase de choque medular, pode haver ausência de reflexos, sendo impossível durante este período predizer se a lesão é completa ou incompleta.

São exames utilizados no diagnósticos de lesão na medula?

Ressonância Magnética

Sua principal função é detectar compressão da medula espinhal por osso, disco ou hematoma para verificar a necessidade de cirurgia descompressiva.

Artigo anterior
Como posicionar o paciente no leito?
Artigo seguinte
O que é um amplificador classe H?