É possível a liberdade provisória aos autores de crimes hediondos e equiparados?

Perguntado por: Luís Cruz de Machado  |  Última atualização: 9. Mai 2024
Pontuação: 4.6/5 (43 avaliações)

Liberdade Provisória: Lei 11.464/2007 e Crime Hediondo - 1 Com o advento da Lei 11.464/2007, que alterou a redação do art. 2º, II, da Lei 8.072/90, tornou-se possível a concessão de liberdade provisória aos crimes hediondos ou equiparados, nas hipóteses em que ausentes os fundamentos previstos no art. 312 do CPP.

É possível liberdade provisória nos crimes hediondos e equiparados?

A nova redação da Lei 8.072/90, possibilitando a concessão de liberdade provisória a crimes hediondos e delitos equiparados.

Quem comete crime hediondo tem direito a liberdade provisória?

A lei 11.464/2007 modificou o tratamento dado aos crimes hediondos, eliminando a proibição da liberdade provisória contida na redação da Lei 8.072/90, aos crimes hediondos e equiparados. Isso ocorreu devido ao fato de grande parcela da doutrina entender ser inconstitucional tal vedação absoluta, pois o art.

Quais crimes não permitem liberdade provisória?

Então, antes da promulgação da Lei nº 11.464 de 2007, a concessão de liberdade provisória era expressamente vedada nos casos de crimes hediondos (aqueles de maior repúdio, de pior natureza e vistos com grau de reprovação extremo) e equiparados, (tráfico ilícito de entorpecentes, tortura e terrorismo).

É possível requerer liberdade provisória ou relaxamento da prisão nos processos por crimes hediondos explique?

A proibição de liberdade provisória nos processos por crimes hediondos não veda o relaxamento da prisão processual por excesso de prazo. É inconstitucional a expressão "e liberdade provisória", constante do caput do artigo 44 da Lei 11.343/2006. [Tese definida no RE 1.038.925 RG, rel. min.

Dica: Liberdade provisória. Crimes hediondos e equiparados.

43 questões relacionadas encontradas

O que diz a Súmula 691 do STF?

Confira-se também a Súmula n. 691 do STF: 'Não compete ao Supremo Tribunal Federal conhecer de habeas corpus impetrado contra decisão do Relator que, em habeas corpus requerido a tribunal superior, indefere a liminar'.

Quais os crimes que admitem liberdade provisória?

Portanto, nos crimes inafiançáveis, só pode ser concedida a liberdade provisória quando não está presente o fumus boni iuris, ou seja, quando não há prova da existência do crime ou quando não há indício suficiente da autoria.

Quais são os crimes equiparados a hediondos?

Assim, os crimes de tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, e o de terrorismo são equiparados aos crimes hediondos.

Quando a liberdade provisória será negada?

➭ Liberdade Provisória vedada: nesse caso, trata-se da não concessão da liberdade provisória, quando o acusado tenha praticado o crime com intensa e efetiva participação em organização criminosa.

Quando a lei admitir a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida, com ou sem fiança, no caso de prisão em flagrante, em que o procedimento não tiver nenhuma violação das normas previstas em lei, conforme o artigo 310, inciso III do Código de Processo Penal.

Qual a diferença de crimes hediondos e equiparados?

A prima facie, analisa-se sobre a diferença legal entre ambos institutos da legislação penal especial, os crimes hediondos sãos- em respeito ao princípio da taxatividade- os que estão dispostos na lei de crimes hediondos, isto é, Lei 8.072/90, ao passo que os crimes equiparados a hediondos tem sua fundamentação ...

O que mudou na lei de crimes hediondos?

Nova lei torna hediondo o crime de sequestro de crianças; bullying e cyberbullying passam a ser crime. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.811/24, que torna hediondos crimes como sequestro, cárcere privado ou tráfico de pessoas quando praticados contra criança ou adolescente.

Quem é condenado por crime hediondo pode iniciar o cumprimento da pena no regime aberto?

Com isso, sobreveio a lei 11.464/07, que alterou a redação do art. 2, § 1, prevendo que: A PENA POR CRIME HEDIONDO SERÁ CUMPRIDA INICIALMENTE EM REGIME FECHADO. Ou seja, houve significativa mudança em nosso ordenamento, a partir desse momento passou-se a permitir a progressão do regime nos crimes hediondos.

É possível livramento condicional a condenado por crime hediondo?

Em suma, quem cometer tráfico de drogas após ter sido condenado em definitivo por algum crime hediondo (estupro, por exemplo) pode obter o livramento após cumprir 2/3 de sua pena, porém, se a condenação anterior for também relacionada ao tráfico de drogas, o livramento não poderá ser concedido.

É possível a progressão de regime prisional nos crimes hediondos?

Com relação aos crimes hediondos, que nos interessa nesta aula, o art. 112 prevê a necessidade de cumprimento de ao menos 40% da pena para que se faça a progressão de regime. As porcentagens são alteradas de acordo com as circunstâncias específicas do crime cometido.

O que não cabe habeas corpus?

Não cabe habeas corpus quando já extinta a pena privativa de liberdade.

Quem tem direito a liberdade provisória?

Se você foi preso em flagrante ou teve a prisão preventiva decretada, é possível solicitar a liberdade provisória. Este direito é assegurado pela Constituição e pelo Código de Processo Penal e pode ser obtido por meio de um pedido feito ao juiz responsável pelo caso.

Quando é concedido o habeas corpus?

Ação judicial para garantir liberdade diante de prisão ilegal. O habeas-corpus é considerado um remédio constitucional, ou seja, um instrumento processual para garantir a liberdade de alguém, quando a pessoa for presa ilegalmente ou tiver sua liberdade ameaçada por abuso de poder ou ato ilegal.

Como se dá a liberdade provisória?

A liberdade provisória pode ser concedida pelo juiz, de ofício ou a pedido do acusado ou do seu advogado, ou pela autoridade policial, no caso de prisão em flagrante. Ela pode ser concedida em qualquer fase do processo, desde que não haja sentença condenatória com trânsito em julgado.

O que é um crime equiparado?

Crimes Equiparados

Assim a Lei 8.072/90, abrange não só as infrações penais enumeradas em seu artigo 1º, como também os crimes de tortura, tráfico de entorpecentes e terrorismo, que apesar de não serem hediondos são considerados como tal, tornando-se equiparados a estes.

Qual é o crime inafiançável e imprescritível?

Crimes imprescritíveis: ações de grupos armados civis ou militares contra a Ordem Constitucional e o Estado Democrático e os crimes de racismo; Crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia: prática da tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas, terrorismo e os definidos como crimes hediondos.

Qual o crime mais grave do Código Penal?

A conduta prevista no artigo 121 do Código Penal, “matar alguém”, nomeada de homicídio simples, pode ser marcada no caso prático por circunstâncias que agravam ou qualificam o homicídio. Além disso, a lei penal estipula pena maior para o crime mais grave.

Quando pedir liberdade provisória ou revogação da preventiva?

Se a pessoa está presa por força da prisão em flagrante, o advogado deve formular pedido de liberdade provisória. Se a pessoa está presa por força de decisão que decretou a prisão preventiva, o mais correto é formular pedido de revogação da prisão preventiva.

O que é denegar a liberdade provisória?

O Código de Processo Penal prevê a possibilidade de vedação da liberdade provisória quando o agente é reincidente, ou ainda quando ele integra organização armada ou milícia, ou quando tem porte arma de fogo de uso restrito, nos termos do artigo 310, §2º: Art.

Como identificar liberdade provisória?

Para saber os direitos de quem está em liberdade provisória, é importante averiguar a fundamentação da decisão judicial e se foram estabelecidas medidas cautelares diversas da prisão. Em linhas gerais, o réu que responde pelo crime ou contravenção penal em liberdade não pode se ausentar do país.

Artigo anterior
O que vem de Deus traz paz ? João 14 27?
Artigo seguinte
Qual a diferença dos tipos de azeite?