O que acontece se a infecção urinária atinge os rins?

Perguntado por: Valentim Fernandes  |  Última atualização: 12. November 2024
Pontuação: 5/5 (35 avaliações)

Você com certeza já ouviu falar ou já teve infecção urinária alguma vez na vida. Mas você sabia que as bactérias podem “subir” e atingir os rins? Essa condição, chamada de pielonefrite, precisa de tratamento imediato, pois pode acarretar doença renal crônica e levar à necessidade de diálise ou até transplante.

Quando é que uma infecção urinária é considerada grave?

“A forma mais grave da doença ocorre quando não há o tratamento correto da cistite e as bactérias atingem os rins. Nesse estágio da infecção, pode ocorrer complicações mais graves como a pedra nos rins e a sepse, infecção generalizada que pode ser fatal.

Como saber se a infecção urinária foi para o rim?

Sintomas de infecção renal

Os sintomas da pielonefrite começam geralmente com calafrios repentinos, febre, dor lombar em qualquer um dos lados, náuseas e vômitos. (infecção da bexiga) incluindo micção frequente e dolorosa.

Quando a pielonefrite é considerada grave?

É considerada como um quadro grave, uma vez que, quando as bactérias atingem os rins, elas podem também alcançar a corrente sanguínea e se disseminarem por todo o organismo. Causam uma infecção generalizada, quadro que pode levar o paciente a óbito. Existem duas formas diferentes de manifestação da pielonefrite.

O que acontece quando a infecção de urina vai para o sangue?

Infecção Urinária com sangue ? Este tipo de infecção ocorre quando bactérias alojadas na bexiga e/ou nos rins, geralmente criadas na urina, atingem o sangue. Quando isso acontece, o paciente tende a sofrer uma bacteremia, que é quando alguma bactéria atinge a corrente sanguínea.

Infecção urinária pode atacar e prejudicar também o rim? Urologista Dr Tiago Guirro

31 questões relacionadas encontradas

Qual o tipo de infecção urinária mais grave?

Prefeitura de São Paulo

Trata-se de uma doença mais comum e de maior incidência entre crianças e pessoas do sexo feminino, e pode afetar a bexiga (cistite), a uretra (uretrite) ou os rins (pielonefrite), que é considerado o mais grave.

Qual a bactéria mais perigosa na urina?

Infecções do trato urinário, pneumonia e sepse são problemas causados pela P. aeruginosa1.

Como fica o rim com pielonefrite?

A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa dos rins que geralmente tem início no trato urinário inferior (uretra e bexiga). Quando não tratada adequadamente, a infecção “sobe” e afeta um ou ambos os rins, podendo tornar-se crônica e comprometer o funcionamento renal.

Onde dói a pielonefrite?

Os principais sinais do corpo para pielonefrite, tanto aguda quanto crônica, são: Dor tipo cólica no abdômen. Dor forte no fundo das costas (lombar)

Quais são as sequelas da pielonefrite?

Pielonefrite crônica pode evoluir para doença renal crônica. Os pacientes com pielonefrite crônica podem apresentar focos residuais de infecção que podem predispor à bacteremia e, entre pacientes com rim transplantado, colonizar o trato urinário e o rim transplantado.

Quando internar paciente com pielonefrite?

A internação vai acontecer quando houver suspeita de pielonefrite aguda com complicações, com impossibilidade de hidratação oral, quando o paciente estiver muito debilitado ou se for uma paciente grávida. No caso da gravidez, esse problema pode trazer um risco de parto prematuro e também promove ameaças ao bebê.

Quanto tempo demora para curar a pielonefrite?

Os pacientes sem complicações podem ser tratados por sete dias. No entanto, se o antibiótico for beta-lactâmico, o tratamento deve durar 14 dias. Os pacientes que demoram a apresentar resposta ao tratamento (> 72h) devem ser tratados por 14 a 21 dias, mesmo sem evidência de complicação.

Como se pega a pielonefrite?

Entre as bactérias que mais frequentemente causam esse tipo de infecção, está a Escherichia coli. Além disso, algumas outras infecções presentes em outros órgãos ou tecidos podem se disseminar por meio da corrente sanguínea, atingindo o rim e provocando essa condição.

Quando é necessário internar por infecção urinária?

Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado. Depois que o problema chega ao rim, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e o perigo aumenta.

Quanto tempo dura uma infecção urinária grave?

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

Quanto tempo leva para curar uma infecção urinária grave?

Em geral, uma infecção urinária não complicada, como uma cistite (infecção da bexiga), tratada adequadamente com antibióticos, pode levar de 3 a 7 dias para melhorar e os sintomas desaparecerem.

Qual exame descobre a pielonefrite?

O diagnóstico de pielonefrite envolve uma avaliação clínica, análise de sintomas, exames físicos e laboratoriais. O médico poderá solicitar um exame de sangue completo, urina tipo I e urocultura para confirmar a infecção e identificar o agente infeccioso para conduzir ao melhor tratamento.

Quando o rim está inflamado?

Esta inflamação afeta a capacidade do rim de filtrar os resíduos tóxicos e o líquido em excesso. Em muitos casos, não é possível explicar suas causas, mas, geralmente, ocorrem como uma resposta do sistema de defesa do organismo a uma “agressão” – que pode ser um medicamento, uma substância tóxica ou uma infecção.

Como é a dor de rins inflamado?

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas.

Qual o melhor antibiótico para pielonefrite?

A antibioticoterapia de escolha para tratamento ambulatorial é feita com Fluoroquinolona (Ciprofloxacino ou Levofloxacino) por 5-7 dias. Alguns autores recomendam uma dose inicial endovenosa com antibiótico de meia vida longa como Ceftriaxona antes da liberação do paciente.

Quais os sintomas que o rim parou de funcionar?

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

Como saber se é cistite ou pielonefrite?

A diferença mais significativa em relação a essas doenças se dá à sua localização. Enquanto a cistite aguda é a infecção do trato urinário baixo, a pielonefrite aguda é a infecção do trato urinário alto, podendo ter também a sobreposição de infecção do trato urinário baixo.

Qual bactéria não tem cura?

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

O que pode causar a pielonefrite?

A doença freqüentemente costuma ser causada por bactérias da flora intestinal, a exemplo da Escherichia coli, manifestando-se muitas vezes como a evolução de cistites – ou seja, a infecção acaba subindo para os ureteres e os rins.

O que fazer quando o antibiótico não resolve a infecção urinária?

Se não houver melhora dos sintomas dentro de 2-3 dias após o início do antibiótico, deve-se procurar o médico novamente para investigação.

Artigo anterior
O que faz um gerente de fluxo de valor?
Artigo seguinte
Quanto custa passagem de ônibus RJ 2021?