O que acontece quando o alternador para de funcionar?

Perguntado por: Cristiana Miriam de Almeida  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (51 avaliações)

Se o alternador do seu carro não estiver funcionando com todo o seu potencial, ou se houver muita demanda dele e ele não atender, a voltagem aumentará ou diminuirá de seu nível ideal, então a luz de advertência acenderá.

O que acontece quando o alternador parou de funcionar?

Subcarga: Quando o alternador está descarregando, as luzes podem diminuir ou tremer e a bateria ficará descarregada. Uma bateria descarregada pode resultar em um veículo difícil de iniciar ou que não inicia de todo. Se você estiver dirigindo o veículo quando o alternador se apagar, o veículo irá eventualmente parar.

Como saber se o alternador não está funcionando?

Com a oscilação de rotação, veja se a voltagem fica entre 13 e 14,5 volts. Se oscilar entre esses dois níveis, o alternador está funcionando corretamente e não há nenhum problema com o mesmo, indicando que a falha no fornecimento de energia pode estar com a bateria.

Quando o alternador está ruim?

Os problemas de alternador são facilmente confundidos com os problemas de bateria e vice-versa. Alguns dos problemas mais comuns são: O carro não conseguir dar partida, bateria descarregada, chiado intenso na correia da serpentina, a luz da bateria ligada e etc. Outro defeito comum é no próprio regulador.

Quanto fica para arrumar o alternador do carro?

Trocar todo o conjunto custa cerca de R$ 400. Outro defeito frequente é no regulador de tensão. “Quando o problema é nessa peça, o sistema se sobrecarrega e as lâmpadas começam a queimar”, diz Sérgio Torigoe, da Auto Elétrica Torigoe (2097-8440), na zona leste. Ele cobra a partir de R$ 180 para trocar esse dispositivo.

? Será que o Problema é no Alternador? - Tuning Parts

43 questões relacionadas encontradas

O que pode queimar o alternador de um carro?

De qualquer maneira a queima pode ocorrer por sobrecarga elétrica ou térmica decorrentes do excesso de consumo, da falta de ventilação, irradiação inadequada de calor no local da instalação, componentes defeituosos no alternador ou no sistema elétrico.

Porque o alternador rouba carga?

Primeiro é porque o alternador não deve estar recarregando a bateria; segundo é o relé que não está funcionando corretamente; terceiro é a própria bateria que não está segurando carga. E nada de resolver o problema, que pode ter uma solução até simples que é uma pequena fuga de corrente elétrica de algum equipamento.

Como saber se o alternador está em curto?

Se com o motor ligado a bateria estiver com menos de 13,8 V ou mais do que 14,5 V, o problema é no alternador. Se com o motor ligado a bateria mostra 13,8 V ou 14,5 V mas com ele desligado aponta menos de 12,6 V, é bem provável que o problema esteja nela.

Quanto tempo dura um alternador?

Alternador – Sua vida útil é de cerca de 200.000 km. Em alguns casos, e dependendo da falha apresentada, o problema pode ser resolvido sem a necessidade de trocar o alternador inteiro. Catalisador – Estima-se que a vida média de um catalisador seja de 90.000-120.000 km.

Qual é a vida útil de um automóvel?

Sobre a depreciação de carros, especificamente, conforme a tabela da Receita Federal, os automóveis destinados ao transporte de pessoas têm vida útil de 5 anos e taxa de depreciação de 20% ao ano.

Qual a melhor forma de escolher uma boa mecânica?

Como escolher uma boa oficina mecânica? Veja!
  1. Converse com o mecânico.
  2. Observe o estado da oficina mecânica.
  3. Veja a aparelhagem que vai ser usada.
  4. Peça um orçamento.
  5. Verifique se emite nota fiscal.
  6. Veja as certificações.

Quanto deve carregar um alternador?

O funcionamento geral do regulador funciona com uma variação de 10% a 15% de carga superior à carga de saída. Essa porcentagem resulta em uma média de voltagem ideal do alternador, que fica entre aproximadamente 13,5 e 14,5 volts.

Como verificar alternador?

Aqui vai o passo-a-passo:
  1. Desligue o carro. Confira se o motor está desligado antes de você conectar o voltímetro.
  2. Abra o capô.
  3. Conecte o voltímetro à bateria. ...
  4. Faça a leitura do voltímetro. ...
  5. Caso a leitura dê abaixo de 12 volts, carregue a bateria ou tente outro método para testar o alternador.

Porque o alternador faz barulho?

Ruídos nos rolamentos: Em alguns casos, um alternador ainda pode funcionar corretamente, mas faz muito barulho. Normalmente, o ruído será um zumbido agudo que coincide com as rotações do motor. Isso normalmente indica que os rolamentos dentro do alternador estão falhando.

Como acabar com barulho da correia do alternador?

Borrife o condicionador diretamente na correia.
  1. Borrife o condicionador até molhar a correia inteira.
  2. Isso provavelmente vai resolver o problema do barulho na correia.

Como saber se a correia do alternador está ruim?

Correia do alternador sem dentes ou frisos. isso é sinal de correia muito usada ou velha. Nesse caso ela vai fazer barulho, patinar, como explicado acima. É sinal que a qualquer momento ela vai quebrar.

Porque a luz do alternador não apaga?

Geralmente, ela acende devido a um defeito no sistema elétrico que está fazendo com que a bateria não seja carregada, e nesse caso o motivo é a correia responsável pelo alternador. A luz também acende sempre que o sistema elétrico não carrega a bateria em uma tensão específica.

Quanto um alternador carrega por hora?

Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A. Já um veículo que utiliza ar condicionado o alternador utilizado é de 70Ah (70 amperes por hora).

Quantos amperes o alternador tem que carregar?

Hoje em dia, os alternadores são de 60 amperes e as baterias de 60 ou 70 amperes. O que determina a potência do alternador é a quantidade de energia usada para manter a parte elétrica de seu carro. Quanto mais equipamentos e acessórios usando energia elétrica, mais será exigido do alternador.

Como escolher uma boa oficina mecânica?

6 dicas para escolher uma oficina mecânica de confiança
  1. Avalie a reputação da oficina mecânica. ...
  2. Pesquise os preços de mercado. ...
  3. Peça um orçamento antecipado. ...
  4. Solicite indicações de amigos e parentes. ...
  5. Verifique a capacitação dos funcionários da oficina. ...
  6. Exija a nota fiscal como garantia.

Como saber se um mecânico de confiança?

  1. Consulte o SINDIREPA. ...
  2. Procure pelo selo de qualidade do IQA. ...
  3. Preste atenção aos detalhes. ...
  4. Procure saber sobre as parcerias. ...
  5. Faça uma vistoria antes de realizar o serviço. ...
  6. Saiba conversar com o seu mecânico. ...
  7. Esteja sempre alerta. ...
  8. Saiba o custo de tudo.

Artigo anterior
Quando surgiu a profissão de professor?
Artigo seguinte
Quantos euros para viajar para Alemanha?