O que acontece quando explode uma bomba nuclear?

Perguntado por: Joaquim Flávio Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (17 avaliações)

O funcionamento das bombas de fissão nuclear é através da divisão de um átomo instável pelo bombardeamento de partículas, como um nêutron. Isso gera uma reação em cadeia que vai provocando a fissão nuclear dos outros átomos presentes.

Porque a bomba explode?

As partes de uma bomba

Uma parte chamada detonador inflama o material explosivo. Existem vários tipos de detonadores. Alguns fazem a bomba explodir quando ela atinge alguma coisa. Outros detonadores fazem a bomba explodir depois de um certo tempo.

Qual o tamanho da destruição de uma bomba nuclear?

Pode ser equipado com um sistema antimísseis — incluindo mísseis antibalísticos e armas laser — e com uma bomba nuclear de cobalto que, ao explodir, provoca uma onda de tsunami com 500 metros.

Qual foi a maior explosão nuclear do mundo?

A Tsar Bomb, ou bomba RDS-220, de fabricação soviética, foi a bomba termonuclear mais potente já construída, tendo sido detonada em 1961. Tsar Bomb foi o nome dado à bomba de Hidrogênio, ou bomba termonuclear, RDS 220, fabricada pela União Soviética e testada em 30 de outubro de 1961.

Qual o raio de explosão de uma bomba atômica?

Ainda assim, a explosão teve uma força equivalente a 15 mil toneladas de dinamite. Para se ter uma ideia, um quilo de TNT é suficiente para destruir um carro. A explosão causou uma onda de calor de mais de 4.000°C em um raio de cerca de 4,5 km.

Como funciona uma bomba nuclear e por que causa tanta destruição?

35 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando uma bomba explode na água?

Quando a água é aquecida, ela se expande gerando uma pressão hidrostática no interior da bomba. Isso pode ser pressão suficiente para causar a quebra da bomba – talvez o selo mecânico falhe, ou a carcaça da bomba possa se romper.

Como explodir um átomo?

Para a bomba de urânio explodir, basta detonar um explosivo convencional que arremesse uma parte do material físsil na outra. A bomba de plutônio exige que a explosão seja exatamente direcionada contra o elemento que sofre a divisão, de modo a provocar reação descontrolada com o aumento da pressão.

É possível criar ou destruir um átomo?

É impossível criar ou destruir um átomo de um elemento. (Os átomos trocam de “parceiros” para produzir novas substâncias.) 5. A menor porção de um composto é um “átomo composto”.

O que acontece se explodir um átomo?

Ao explodir, uma bomba do tipo libera um "flash" de raios gama e nêutrons, o que já é problemático por si só. A situação piora porque, em decorrência da fissão de elementos como o urânio e o plutônio, há a criação de subprodutos e partículas altamente radioativas.

É possível criar um átomo?

É possível construir um átomo? Sim. É facílimo. Quer dizer, desde que você tenha à mão um acelerador de partículas – um aparelho enorme usado pelos cientistas para fazer os átomos baterem uns nos outros a uma velocidade muito próxima à da luz.

Como funciona a explosão?

A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.

Quais são os tipos de explosão?

Explosivos e lesões por explosão
  • Deflagração: queima rápida, com rajada mínima.
  • Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau)
  • Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)

Qual explosivo mais poderoso?

É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.

O que caracteriza uma explosão?

Uma explosão é uma reação com um aumento súbito de temperatura e de pressão. Isto resulta em uma enorme expansão de volume de gases, que gera uma onda de pressão e libera uma grande quantidade de energia.

O que pode causar uma explosão?

O que causa o risco de explosão? Em geral, os locais que apresentam risco de explosão são chamados de áreas classificadas. São ambientes que possuem uma atmosfera explosiva, ou seja, possuem substâncias no ar (como gases e poeiras) que, ao entrarem em contato com uma fonte de ignição, geram explosão.

Qual é a velocidade de uma explosão?

Velocidade: a explosão é uma reação química rápida que inicia em um ponto da massa do explosivo, e se propaga por essa massa produzindo luz, calor e gases. Supondo cilíndrica a forma do explosivo, é medida ao longo da altura do cilindro, e pode variar de 1500 a 7500 m/s.

O que acontece com o corpo numa explosão?

O cérebro também seria seriamente ferido: médicos das Forças Armadas dos EUA afirmam que os efeitos de uma explosão em nosso corpo fazem com que o sangue e os fluídos corporais sejam forçados em direção ao crânio, da mesma forma que acontece durante o ato de apertar um tubo de pasta de dente.

Como se formam os átomos?

A estrutura do átomo é formada pelo núcleo, que é constituído por duas partículas (prótons e nêutrons), e pela eletrosfera, que detém os elétrons. Os átomos são partículas infinitamente pequenas que constituem toda matéria no universo.

Como é criado um átomo?

Eles são constituídos por três partes principais: prótons, nêutrons e elétrons. Pense nos prótons e nos nêutrons unidos no centro formando o “sol”, ou núcleo. E os elétrons orbitando esse núcleo, como planetas. Se os átomos já são extremamente pequenos, essas partículas subatômicas são ainda menores.

Como átomos são criados?

Até hoje, foram criados nada menos que dezessete novos átomos. A maioria surgiu de dentro de potentes aceleradores, como os cíclotrons. Outros, como o einstênio e o férmio, foram identificados em explosões de bombas atômicas, em testes realizados no Oceano Pacífico.

Onde os átomos são produzidos?

Todos os elementos são produzidos por reações nucleares, começando no Big Bang com a nucleossíntese primordial, onde foram formados os elementos mais leves, deutério, hélio (3He e 4He), e os isótopos do lítio (6Li e 7Li), a partir do hidrogênio por reações de transferência e de captura de núcleons.

Quando se formaram os primeiros átomos?

Quando a temperatura já havia esfriado um pouco, há 380 mil anos, foi a deixa para que os elétrons andarilhos que vagavam livres pelo espaço-tempo pudessem se juntar aos núcleos. Formavam-se, então, os primeiros átomos.

Onde se encontram os átomos?

O modelo atual do átomo propõe que ele esteja dividido em duas regiões principais: o núcleo, em que estão concentradas as partículas positivas ou prótons, e os nêutrons, que são partículas sem carga necessárias para dar estabilidade ao núcleo. Ainda há a eletrosfera, região onde os elétrons orbitam ao redor do núcleo.

Qual é a origem do átomo?

A essa porção deram o nome de átomo - do grego a=não, tomo=divisão. O átomo seria portanto a porção constituinte mínima e indivisível de toda a matéria.

Artigo anterior
Como memorizar as coisas mais rápido?
Artigo seguinte
Porque o Fibroadenoma dói?