O que acontece no túbulo contorcido proximal?

Perguntado por: Núria Victória Nogueira Cardoso Cruz  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 5/5 (28 avaliações)

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa.

O que o túbulo proximal secreta?

O Túbulo contorcido proximal reabsorve quase toda a glicose filtrada no seu 1/3 inicial. O restante é reabsorvido em segmentos distais. A excreção de glicose na urina ocorre apenas quando a concentração plasmática excede um limiar, geralmente superior a 250mg/dl de sangue.

O que acontece no túbulo contorcido proximal e na alça de Henle?

Durante o trajeto do filtrado glomerular pelo túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de substâncias úteis pelos capilares do néfron. Ao longo desse trajeto mais de 99% da água filtrada no glomérulo é reabsorvida.

Como ocorre a reabsorção no túbulo proximal?

• TÚBULO CONTORCIDO PROXIMAL

A reabsorção que ocorre nessa localidade do néfron é tida como isosmótica, uma vez que os solutos e os solventes estão sendo reabsorvidos em uma mesma proporção, não gerando alterações de osmolaridade significativas no líquido tubular, assim como no sangue.

O que é túbulo proximal?

Parte do nefrónio situado entre a cápsula de Bowmann e a ansa de Henle, nos rins dos vertebrados. É no tubo contornado proximal que ocorre a reabsorção de sais, de água e glicose provenientes do filtrado glomerular. Ao mesmo tempo é excretado ativamente ácido úrico e outros metabolitos.

Fisiologia Renal Túbulo Contorcido Proximal

37 questões relacionadas encontradas

Onde está localizado os túbulos proximais?

O túbulo contornado proximal está localizado dentro do córtex renal e é contínuo com o espaço capsular. O túbulo reto proximal (ou ramo descendente espesso) estende-se até à medula. Ambas as partes são compostas por epitélio cúbico simples, rico em mitocôndrias e microvilosidades (bordadura em escova).

Onde fica o túbulo distal?

Em anatomia renal, o túbulo distal é o seguimento do túbulo renal localizado entre o túbulo intermediário e o túbulo de conexão. É uma estrutura tubular microscópica que faz parte dos túbulos renais, um dos constituintes do nefrónio.

Como ocorre a reabsorção de glicose no túbulo proximal?

Morfologicamente, o túbulo proximal é dividido em três segmentos: 1, 2 e 3 (S1, S2 e S3) e nesta porção do néfron, a reabsorção de glicose ocorre por co-transportadores denominados “Sodium Glucose Transporters” (SGLTs), localizados na membrana apical da célula tubular.

Como ocorre a reabsorção de bicarbonato no túbulo proximal?

A reabsorção de bicarbonato ao nível tubular proximal é ativada pela ATPase de Na+/K+ existente na membrana celular peritubular.

Quais as principais substâncias reabsorvidas no túbulo proximal do néfron?

São reabsorvidas no néfron água e sódio. A reabsorção é uma etapa da formação da urina que ocorre ao nível dos túbulos do nefron (mais precisamente no túbulo contorcido proximal) com a reabsorção de sais (Na+, Cl-, Ca++ etc), glicose, aminoácidos, água e vitaminas.

O que acontece na alça de Henle?

Alça néfrica (alça de Henle): região onde ocorre a reabsorção de água do filtrado. Essa região possui inúmeros canais formados por proteínas, que tornam o local permeável à água.

Onde fica a alça de Henle?

A alça ou ansa de Henle, em anatomia, é o segmento do néfron que vem logo após o túbulo contorcido proximal, sendo uma estrutura tubular em forma de U, com uma porção espessa e outra delgada. Nas alças longas, a curvatura é sempre na parte delgada e nas alças curtas, a curvatura ocorre na parte espessa.

Quais as funções do ramo delgado da alça de Henle?

A alça de Henle é uma das estruturas mais importantes para a manutenção do funcionamento desse sistema. ... Sua principal função é trabalhar juntamente com as outras estruturas renais e promover a reabsorção de água e eletrólitos como sódio, potássio e cálcio, contribuindo para um aumento da concentração urinária.

Qual a função do túbulo coletor?

Já os túbulos coletores possuem a função de absorver parte do líquido que é filtrado pelos glomérulos e, de acordo com as necessidades do organismo, este túbulo pode secretar substâncias.

O que é a secreção tubular?

Processamento tubular

Portanto, o processo de depuração renal, além de se dar pela filtração glomerular, pode também ser feito por meio da secreção tubular, uma vez que o sangue que passou pelos glomérulos e não foi filtrado atravessa uma segunda rede capilar, peritubular.

Qual o principal objetivo da secreção?

O papel da secreção é remover essas moléculas. A remoção de íons hidrogênio, potássio e amônia estão entre os processos de secreção mais importantes. Medicamentos e macromoléculas também são secretados.

Por que a reabsorção de HCO3 no túbulo proximal depende da secreção de H+?

A secreção do íon H+ e a reabsorção do HCO3 ocorrem devido à ação das células epiteliais tubulares. Por exemplo, no túbulo proximal, no segmento ascendente espesso da alça Henle e na porção inicial do túbulo distal, a secreção do H+ ocorre através da ação da proteína contratransportadora sódio-hidrogênio.

Como a glicose é reabsorvida?

A glicose filtrada pelos glomé- rulos é reabsorvida integralmente de forma ativa pelos túbulos renais. A excreção urinária de glicose que excede o limiar de reabsorção tubular representa uma função renal que tem como finalidade principal evitar que os níveis plasmáticos de glicose alcancem valores tóxicos.

Qual o mecanismo de reabsorção da glicose?

O mecanismo de reabsorção renal da glicose pode ser comparado com o que acontece numa esteira rolante que se move a uma velocidade constante, como representado na figura abaixo. Quando a concentração de glicose no filtrado glomerular é baixa (A), a “esteira rolante” trabalha com folga e toda a glicose é reabsorvida.

Como ocorre a reabsorção tubular proximal e qual a sua importância?

No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.

Quais substâncias são absorvidas no túbulo distal?

- Secreção: Algumas substâncias presentes no sangue e que são indesejáveis ao organismo são absorvidas pelas células do túbulo contorcido distal. O ácido úrico e amônia fazem parte dessas substâncias que são retiradas dos capilares e lançadas ao líquido que formará a urina.

Como se comporta as paredes do túbulo distal?

Túbulo contorcido distal (T.C.D.): também é revestido por epitélio cúbico simples, e diferentemente do túbulo contorcido proximal, não possui a “borda em escova”, pois a parte apical das células do túbulo apresenta microvilos mais curtos e esparsos, apresentando desta forma um lúmen mais amplo.

Quais são os túbulos renais?

Túbulo renal
  • Túbulo proximal: formado pela parte convoluta ou pars convoluta e pela parte reta ou pars recta.
  • Túbulo intermediário: formado pelo o ramo fino descendente e o pelo ramo fino ascendente.
  • Túbulo distal: formado pela parte reta ou pars recta ou ramo espesso ascendente e pela parte convoluta ou pars convoluta.

Onde se localizam as pirâmides renais?

Na medula renal, encontramos as pirâmides renais, estruturas que possuem formato de cone. A base de cada pirâmide é voltada para o córtex, e o ápice termina em uma papila que desemboca no cálice menor.

O que é urina hipotônica?

O excesso de água no sangue inibe a produção de ADH e, na falta desse hormônio, os tubos coletores são impermeáveis à água, e a urina liberada é hipotônica.

Artigo anterior
O que é população E o que é comunidade?
Artigo seguinte
Quando se iniciou a superação do academicismo no Brasil?