São exemplos de atos administrativos?

Perguntado por: Violeta Barros Pinto  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (57 avaliações)

Exemplos: a) licença; b) autorização; c) admissão; d) permissão; e) nomeação; f) exoneração a pedido. Ordinários são atos internos que, baseando-se no poder hierárquico, são direcionados aos próprios servidores públicos.

Quais são os atos administrativos?

As espécies de atos administrativos são dividas em atos normativos, ordinatórios, negociais, enunciativos e punitivos. Os atos normativos serão aqueles que contém um comando geral do Executivo, visando a correta aplicação da lei. ... a)Decretos – atos de competência exclusiva dos Chefes do Poder Executivo.

O que são atos administrativos exemplos?

Ato administrativo é, portanto, uma declaração do Estado capaz de produzir efeitos jurídicos imediatos, conferindo, transferindo, impondo ou modificando direitos e obrigações. Um exemplo clássico de ato administrativo é a nomeação de aprovados num concurso público.

São exemplos de atos administrativos normativos?

Atos normativos são aqueles que têm efeitos gerais, atingindo todos os que se encontram na mesma situação por ele regulada. Por exemplo: decretos regulamentares, regimentos, resoluções, deliberações e portarias.

São exemplos de atos normativos?

São atos normativos: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, lei, medida provisória, decreto, regulamento, regimento, resolução.

ATOS ADMINISTRATIVOS | QUER ENTENDER DIREITO? | MAPA MENTAL

17 questões relacionadas encontradas

Quais são os atos normativos primários?

II – Atos Normativos Primários (ANP)

São exemplos de ANPs: lei complementar, lei ordinária, lei delegada, medida provisória, resoluções legislativas, decretos legislativos, decretos autônomos, regimentos internos, tratados internacionais e resoluções do CNJ e CNPM.

São exemplos de atos normativos a decretos regulamentares B alvarás C circulares D multas e homologações?

São exemplos de atos normativos: a) decretos regulamentares b) alvarás c) circulares d) multas e)homologações Alternativa Correta letra A.

O que é ato administrativo normativo?

Os atos ordinatórios, ao contrário, são aqueles destinados aos próprios agentes públicos, como manifestação do poder hierárquico da Administração, visando a orientar e a disciplinar a conduta destes e o funcionamento dos órgãos públicos de um modo geral. Aqui, estão enquadradas as instruções normativas e as portarias.

São exemplos de atos normativos os decretos as resoluções e as circulares?

São exemplos de atos normativos: os decretos regulamentares, os regimentos, as resoluções, as deliberações e as portarias de conteúdo geral. São atos que atestam uma situação existente. ... São exemplos destes atos: as instruções, as circulares, as portarias, as ordens de serviço, os avisos e os despachos.

O que são atos administrativos normativos explique regulamentos e regimentos?

São atos administrativos destinados a especificar os mandamentos da lei. O regulamento depende de outro ato para aprová-lo, ou seja, ele não tem eficácia por si só. ... Por exemplo, o Decreto 10.030/2019 aprova o Regulamento de Produtos Controlados – nesse caso, o Regulamento é um anexo do Decreto que o aprovou.

Quais são as características do ato administrativo?

Diferentemente dos contratos administrativos, os atos administrativos são unilaterais e dependem apenas da vontade da administração pública ou dos particulares que estejam exercendo prerrogativas públicas. Além disso, eles têm o condão de gerar efeitos jurídicos, independentemente de qualquer interpelação.

São exemplos de atos administrativos exceto?

É classificada como ato administrativo, EXCETO: a) A permissão para instalação de banca de jornais. b) A autorização para porte de arma. c) A licença para edificar.

O que é resolução ato normativo?

Resoluções: são atos administrativos normativos expedidos pelas altas autoridades do Executivo (mas não pelo Chefe do Executivo, que só deve expedir decretos) ou pelos presidentes de tribunais, órgãos legislativos e colegiados administrativos, para disciplinar matéria de sua competência específica.

O que é lei ou ato normativo?

São leis em sentido material, pois possuem a mesma matéria (conteúdo) das leis, entretanto o obejtivo desses atos é explicitar a norma legal para o seu fiel cumprimento, sendo proíbido que eles criem direitos ou deveres no ordenamento jurídico não disciplinaos em lei. ...

Como fazer um ato normativo?

Em regra, o ato normativo é estruturado em três partes básicas: I. parte preliminar; II. parte normativa; e III. parte final.

Qual espécie de ato administrativo e o ofício?

Resolução – fórmula pela qual se exprimem as deliberações dos órgãos colegiais; 9. Ofício – fórmula pela qual os agentes administrativos se comunicam formalmente; 10.

O que é ato normativo primário e secundário?

Ato normativo primário é aquele que tem fundamento direto de validade a Constituição (entre ele e a Constituição não existe ato interposto). Exemplos: Leis e Resoluções e decretos autônomos. Ato normativo secundário tem como fundamento direto o ato normativo primário. Ex: Decretos executivos e Portarias.

O que é um ato primário?

Ato Normativo Primário é aquele que inova no mundo jurídico, que cria algo de novo, que cria direitos ou impõe obrigações ou proibições. Por excelência a lei é ato normativo primário....

O que são atos secundários?

O atos normativos secundários são espécies normativas que possuem generalidade e abstração, os quais competem ao poder executivo a sua expedição.

São atos normativos exceto?

Nas espécies de atos administrativos, os atos normativos emanam atos gerais e abstratos visando correta aplicação da lei. Nesse sentido, são exemplos de atos normativos, EXCETO. Regulamento.

São atributos do ato administrativo exceto?

Podemos afirmar que são atributos dos atos administrativos, EXCETO: a) Presunção de veracidade, imperatividade e autoexecutoriedade.

São requisitos do ato administrativo exceto?

De acordo com a doutrina são elementos do ato administrativo, EXCETO: competência. motivação. finalidade.

Quais são os tipos de atos administrativos?

Os atos internos são aqueles nos quais tem a finalidade de produzir os seus efeitos apenas no âmbito interno da administração, atingindo as pessoas e os órgãos diretamente ligados. Já os atos administrativos externos são aqueles que atingem a administração de uma forma geral.

Quanto aos atos administrativos é correto afirmar?

Quanto aos atos administrativos, é CORRETO afirmar que: ... O Poder Judiciário, no exercício da função jurisdicional, não pode anular ato administrativo, apenas revogar.

Artigo anterior
Quantos inscritos PF 2018?
Artigo seguinte
Como saber se você é um bom ator?