O que acontece depois da sentença de pronúncia?

Perguntado por: Neuza Andrade de Mota  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (52 avaliações)

A sentença de pronúncia é uma decisão que não põe fim ao processo: ela apenas decide que existem indícios de um crime doloso contra a vida e que o acusado pode ser o culpado e que, por se tratar de um crime doloso contra a vida, o processo será julgado por um tribunal do júri e não por um juiz sozinho.

O que vem depois da sentença de pronúncia?

Essa fase se inicia com o oferecimento da denúncia ou queixa e termina com a sentença de pronúncia, impronúncia, desclassificação ou absolvição sumária.

Quais são os efeitos da decisão de pronúncia?

Efeitos da pronúncia: 1) Submissão do réu ao seu Juiz Natural, que é o Júri. 2) A pronúncia interrompe a prescrição. 3) Se estiverem presentes os motivos da prisão preventiva, essa medida ou outra medida cautelar restritiva poderão ser decretadas, conforme o artigo 413 parágrafo 3 do CPP.

Qual recurso contra sentença de pronúncia?

Da decisão de pronúncia caberá recurso em sentido estrito, nos termos do art. 581, inciso IV, da Lei Adjetiva Penal. Oportuno assinalar que o recurso em sentido estrito é, em suma, aquele cabível contra despacho, decisão interlocutória ou sentença penal, nas hipóteses previstas no art.

Quando cabe apelação?

A apelação é cabível contra sentenças proferidas pelo juízo de um processo em primeiro grau. É através dela que a parte irá atacar, impugnar e discordar da decisão do julgador durante a lide.

Prática penal: o grande problema da pronúncia

22 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para apelação criminal?

Conforme previsto no art. 593 do CPP, os prazos de apelação criminal pelo querelante são: Prazo para interposição da apelação criminal: 5 dias. Prazo para razões: 8 dias.

Qual recurso cabível para impedir que aja pronúncia contra o acusado?

Recursos cabíveis: Contra a decisão que pronuncia o acusado o enviando ao julgamento pelo Tribunal do Júri, cabe recurso em sentido estrito (artigo 581, inciso IV). Já contra a decisão que impronuncia o acusado, o recurso adequado é a apelação (artigo 416).

O que é recorrer da pronúncia?

Trata-se de recurso processual complexo e que poderá levar meses ou até mesmo anos para ser julgado. Portanto, tudo deve ser meticulosamente analisado, inclusive o fato de estar o réu preso ou solto poderá influenciar na tomada de decisão a respeito do uso do ReSe.

Quando usar apelação ou recurso em sentido estrito?

§ 4o Quando cabível a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda que somente de parte da decisão se recorra. Se a decisão que a parte pretende ver reformada ou anulada já transitou em julgado, porém, o recurso cabível será o agravo em execução, que encontra previsão no Art.

O que quer dizer sentença de pronúncia?

É a chamada sentença processual que, após análise das provas do processo, declara admissível a acusação a ser desenvolvida em plenário de Júri, por estar provada a existência de um crime doloso contra a vida e ser provável a sua autoria.

Qual a natureza jurídica de uma decisão de pronúncia?

“A pronúncia é decisão interlocutória mista, que julga admissível a acusação, remetendo o caso à apreciação do Tribunal do Júri.

Quais os pressupostos da pronúncia?

Pressupostos de uma decisão de pronúncia são o convencimento do juiz da vara do júri sobre a materialidade do fato e os indícios de autoria ou da participação do réu no respectivo delito.

Qual o prazo para apresentação de testemunhas após a decisão de pronúncia?

Após a apresentação da defesa prévia, a acusação será ouvida sobre eventuais preliminares argüidas e sobre os documentos juntados, no prazo de 5 dias. Art. 410: O juiz determinará a inquirição das testemunhas e a realização das diligências requeridas pelas partes, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Quais são as fases do júri?

O Tribunal do Júri possui um procedimento bifásico, na primeira fase ocorre o juízo de formação de culpa (judicium accusatione), na segunda fase ocorre o julgamento da causa pelo Conselho de sentença (judicium causae).

Quais são as fases do Tribunal do Júri?

Breve resumo do procedimento do tribunal do júri
  • Oferecimento da denúncia pelo MP art. ...
  • Recebimento da denúncia- art. ...
  • Citação do réu.
  • Resposta do réu (10 dias)- DEFESA PRÉVIA.
  • Oitiva do MP (5 dias)- art. ...
  • Inquirição de testemunhas e realização de diligências- art. ...
  • Audiência de instrução - art.

O que é apelação no processo civil?

Apelação - Novo CPC (Lei nº 13.105/15)

No Direito Processual Civil, apelação é o recurso ordinário cabível contra as sentenças proferidas em primeira instância, isto é, em primeiro grau de jurisdição.

O que é preclusa a decisão de pronúncia?

O início da segunda fase do julgamento deve se dar independentemente do julgamento de eventuais recursos extraordinários. Em outras palavras, com o julgamento do recurso interposto contra a decisão de pronúncia, esgotada a instância recursal ordinária, entende-se preclusa a decisão de pronúncia.

Qual o recurso cabível para a desclassificação?

Contra a decisão que desclassifica é cabível recurso em sentido estrito (art. 581). Com efeito, antes, contra a sentença de impronúncia ou absolvição sumária, cabia recurso em sentido estrito. ...

Quando cabe agravo em execução penal?

Como dito repetidamente, o agravo é cabível de qualquer decisão proferida pelo juiz da execução. ... Ora, a resposta é muito simples, o agravo em execução é cabível para se insurgir de decisão (desfavorável) do juiz da execução. Então o pressuposto é haver uma decisão contrária às pretensões do agravante.

Quais as espécies de apelação?

A apelação pode ser ordinária ou sumária. Ordinária quando o crime, objeto do processo, for punido com pena de reclusão, sendo a apelação, no tribunal, processada na forma do art. 613 do CPP Art. 613.

Como funciona a apelação criminal?

O que é a apelação criminal? A apelação criminal é um recurso que seu advogado pode utilizar quando desejar contestar uma decisão judicial definitiva. Assim, se você está respondendo a um processo criminal e o juiz de primeira instância proferir uma sentença desfavorável, você pode apelar para que ela mude.

Como é feita a contagem do prazo penal?

A contagem de prazo penal está no artigo 10 do Código Penal que reza: “O dia do começo inclui-se do cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum”. Esta contagem é usada para o direito material penal (prescrição, decadência, etc).

Como fazer a contagem de prazo no Processo Penal?

Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum. ... Já o prazo processual penal considera como marco inicial para contagem de prazo, o primeiro dia útil subsequente à intimação, conforme narra o art. Art. 798, do CPP.

Quais os requisitos de uma apelação?

A apelação deve ser interposta por petição escrita endereçada ao juiz da causa, sendo seus requisitos formais:
  • Os nomes e qualificação das partes;
  • Os fundamentos de fato e de direito;
  • O pedido de nova decisão.

Artigo anterior
O que é pavio de madeira?
Artigo seguinte
Como é cobrado a coparticipação?