O que acontece com o corpo depois da quimioterapia?

Perguntado por: Mónica Rebeca de Pinho  |  Última atualização: 20. Juni 2025
Pontuação: 4.6/5 (24 avaliações)

O tratamento com quimioterapia pode causar diferentes efeitos colaterais, como queda de cabelo, diarreia, feridas na boca, náuseas e vômitos, pele sensível e até mesmo infertilidade. Para saber como minimizar e lidar com cada um deles, veja abaixo uma lista de alimentos para amenizar os efeitos colaterais.

Quanto tempo o organismo leva para se recuperar de uma quimioterapia?

Alguns estudos realizados com tipos específicos de câncer, apontam uma melhor tolerância às atividades normais entre 8 semanas e 6 meses, embora alguns sintomas possam persistir por um tempo maior, entre 1 e 3 anos.

Como o paciente fica depois de uma quimioterapia?

A recuperação após a terapêutica é lenta por se tratar de um tratamento muito agressivo, onde até o emocional pode afetar o organismo. O paciente fica sensível e vulnerável. As consequências pós-quimioterapia são severas, podendo acarretar problemas no coração, fígado, pulmões e órgãos reprodutivos.

Quanto tempo dura o efeito de uma quimioterapia dentro do corpo?

Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais. (herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.

Quanto tempo o corpo volta ao normal depois da quimioterapia?

De 7 a 14 dias após o ciclo, a imunidade atinge seu pico mais baixo, sendo esse momento em que o paciente está mais vulnerável e precisando se cuidar! Logo após, a tendência é que o número de neutrófilos volte a crescer e se equilibre dentro de quatro semanas.

Até quando o cansaço e a dor no corpo permanecem após o tratamento com quimioterapia?

40 questões relacionadas encontradas

Quais são as sequelas da quimioterapia?

Lesão a órgãos e outros cânceres

Por vezes, os fármacos quimioterápicos podem danificar outros órgãos, como pulmões, coração ou fígado. Por exemplo, antraciclinas (como doxorrubicina), um tipo de inibidor da topoisomerase, causam danos ao coração quando utilizados em doses totais altas.

Quanto tempo a imunidade fica baixa depois da quimioterapia?

É possível tratar a imunidade baixa

Geralmente, a neutropenia tem início entre 3 e 7 dias após cada ciclo de quimioterapia.

Como saber se a pessoa está reagindo bem à quimioterapia?

Como saber se a quimioterapia está funcionando? Durante o tratamento com quimioterapia, o paciente consultará o seu oncologista com frequência, a cada poucas semanas. Nessas consultas, o médico avaliará o estado geral do paciente, se houve algum efeito colateral devido tratamento, bem como alguns exames de sangue.

O que fazer para aumentar a imunidade depois da quimioterapia?

Peixes como o salmão e a sardinha são fontes de ômega 3, composto que influencia na saúde cardiovascular e protege as artérias de inflamações, aumentando também a imunidade.

Quantas sessões de quimioterapia uma pessoa pode fazer?

A quantidade de quimioterapia – ou o número de sessões – feita por cada um também é diferente. Algumas pessoas podem fazer semanalmente, outras a cada 15, 21 ou 28 dias e até mesmo mensalmente. Tudo vai depender do protocolo do paciente e do quimioterápico.

O que não fazer depois da quimioterapia?

Cuidados Gerais
  • Não ande descalço;
  • Não esprema cravos, espinhas e “furúnculos”;
  • Evite contato com animais e suas fezes e urina;
  • Evite mexer com terra e plantas;
  • Não tome sol no horário entre as 10 e 15 horas;
  • Utilize filtro solar;
  • Evite depilação;
  • Evite usar lâminas de barbear.

O que é bom para fraqueza da quimioterapia?

A prática de exercícios pode regular diversas funções do organismo, e a rotina de sono é uma delas. Um fisioterapeuta pode montar uma sessão de exercícios semanais de forma a auxiliar o paciente a diminuir a sensação de cansaço e fadiga. É indicado, no mínimo, 30 minutos de exercício durante 5 dias semanais.

Qual é o tipo de quimioterapia mais forte?

Quimioterapia vermelha

Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.

Qual o melhor suco para quem está fazendo quimioterapia?

Prefira sucos de frutas coados: limonada, caju, maçã e laranja sem açúcar. Prefira leite de soja. Consuma as frutas: banana-maçã, maçã e pêra sem casca, goiaba sem casca e semente, caju.

O que não se pode comer durante a quimioterapia?

É importante também evitar o consumo de carnes processadas, como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, peito de peru defumado e blanquet de peru. “Cogumelo do sol, noni, graviola, chá de graviola, chá verde, dentre outros muitos alimentos, curam o câncer.”

Quem faz quimioterapia sente dor?

A quimio pode provocar ardor, formigamento, lesões na boca, dor de cabeça, dores musculares, dor de estômago, dores em mãos e pés, dor ao caminhar, aumento da sensibilidade e cansaço. Para controlar a dor tome os medicamentos prescritos pelo seu médico na hora certa.

Qual a melhor vitamina para paciente oncológico?

Vitaminas e minerais importantes para pessoas com câncer e onde são encontradas. Vitamina A – pode ajudar na saúde da pele, dos tecidos e membranas e, por consequência, a cicatrização. Melhora a resposta da imunidade. A ingestão diária recomendada é de 700mcg para mulheres e 900mcg para homens.

Como proteger o fígado durante a quimioterapia?

O Protetor Hepático Para Quimioterapia e Radioterapia 30 Doses, conta ainda com Vitamina B6: também conhecida como cloridato de piridoxina, é convertido em sua forma ativa (pirodoxal 5 fosfato), que atua como coenzima no metabolismo protéico, glicídico e lipídico.

Quais as melhores frutas para quem faz quimioterapia?

Experimente alimentos ácidos, como laranjas ou limões, que têm mais sabor. Utilize ervas e especiarias para realçar o gosto. Enxaguar a boca antes das refeições pode ajudar a acentuar o sabor, assim como saborear alimentos com ervas, limão ou molhos ácidos.

Quando a quimioterapia diminui o tumor?

Controle da doença.

Nesses casos, a quimioterapia é usada para diminuir e/ou impedir que o tumor cresça ou se espalhe. Isso pode melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida do paciente. Em muitos casos, o câncer não desaparece completamente, mas é controlado como uma doença crônica.

Qual a porcentagem de sucesso da quimioterapia?

A análise retrospectiva foi publicada em março de 2021 pela American Association for Cancer Research e, dos 1.174 pacientes com câncer testados para Covid-19, 317 (27%) apresentaram resultados positivos.

O que quer dizer 4 ciclos de quimioterapia?

Por exemplo, um determinado tratamento pode incluir 2 ciclos de quimioterapia vermelha e 4 ciclos de quimioterapia branca. Isso significa que, durante um determinado período, o paciente receberá a quimioterapia vermelha e, após este período, o tratamento continua com a quimioterapia branca.

O que pode cortar o efeito da quimioterapia?

Alimentos fritos. Alimentos muito doces. Condimentos, pimentas. Alimentos com odores fortes.

Como fortalecer uma pessoa com câncer?

10 alimentos que contribuem com o sistema imunológico durante tratamento de câncer
  1. 1 – Alho. O alho é um ingrediente utilizado como tempero, que é muito versátil. ...
  2. 2 – Gengibre. ...
  3. 3 – Pimenta. ...
  4. 4 – Alimentos orgânicos. ...
  5. 5 – Brócolis/Couve/Espinafre. ...
  6. 6 – Graviola. ...
  7. 7 – Gorduras boas. ...
  8. 8 – Peixes.

Qual câncer baixa a imunidade?

Leucemia / Principais sintomas:

Baixa imunidade (o organismo fica mais sujeito a infecções)

Artigo anterior
Quais são os malefícios da batata?
Artigo seguinte
Quais são os animais que têm asas?