O que acontece com amortecedor ruim?

Perguntado por: Benedita Alexandra Vicente Cunha Monteiro  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (41 avaliações)

Com amortecedores desgastados, pequenos solavancos e movimentos dos pneus são transmitidos para todo o veículo. Você pode sentir a direção dura, instável ou barulhenta. Esses efeitos abruptos afetam tanto o conforto do motorista quanto o desempenho dos pneus.

O que acontece se eu andar com o amortecedor estourado?

Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.

Como saber se o amortecedor está ruim?

Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.

O que acontece se não trocar amortecedor?

Quando o amortecedor está desgastado, o automóvel sofre um impacto maior com o solo. Em consequência, o carro balança mais vezes, principalmente a parte traseira. Assim, as trepidações trazem desconforto ao motorista que trafega pelas vias públicas ou rodovias brasileiras.

Qual o tempo de vida útil de um amortecedor?

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

Você sabe a hora de trocar amortecedores ? Como identificar defeito no amortecedor

33 questões relacionadas encontradas

O que estraga amortecedor?

Sujeiras e detritos, como o barro ressecado, comprometem o funcionamento dos amortecedores caso entrem em contato com a haste ou retentor da peça. Já a maresia causa oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão.

Como saber se o amortecedor está quebrado?

  1. Barulhos fortes. Muitas pessoas vão às oficinas reclamando de problemas no amortecedor, devido aos fortes barulhos emitidos pela suspensão do veículo. ...
  2. Instabilidade na direção. ...
  3. Pneus com desgaste acentuado. ...
  4. Falta de estabilidade. ...
  5. Vazamento. ...
  6. Rodas sem contato adequado. ...
  7. Molas danificadas. ...
  8. Rachaduras no monobloco.

Quanto custa a troca de um amortecedor?

Normalmente, um par de amortecedores para veículos nacionais varia entre 300 e 400 reais, já para os importados o valor é um pouco maior, ficando entre 500 até 750 reais.

O que trocar junto com o amortecedor do carro?

Um kit completo de amortecedores vem com todas as partes que devem ser trocadas do par de amortecedor: coxim, batente, amortecedor, mola, e coifa de proteção.

Como identificar barulho no amortecedor?

Aquele barulho de suspensão típico, quando passamos em uma lombada ou valeta, e que indica que algo está solto, também pode ser causado quando os amortecedores não estão bem fixados.

Pode andar com o amortecedor quebrado?

De acordo com os especialistas, amortecedores quebrados, ou com funções limitadas, podem ser responsáveis diretos por acidentes graves. Em um engavetamento, por exemplo, as chances de o veículo causador da colisão ter problemas com os amortecedores existem.

Pode trocar só um amortecedor dianteiro?

O motorista deve substituir as peças sempre aos pares. ``Trocar apenas um amortecedor nunca é recomendável, pois haverá diferença de pressão entre a peça nova e a usada'', afirma Nílson Aurélio Rey, da loja Pneu Rey. Ruídos metálicos e vazamentos indicam que os componentes devem ser substituídos.

O que vem no kit de amortecedores?

O kit, que normalmente é composto por coxim (com e sem rolamento), batente e coifa tem a função de assegurar o máximo desempenho dos amortecedores. O coxim fixa o conjunto do amortecedor no carro e evita que as trepidações do pavimento cheguem até a carroceria.

O que trocar quando trocar amortecedor?

Veja 5 sinais de que chegou a hora de trocar os amortecedores:
  1. 1 – Carro trepidando. Quando os amortecedores estão desgastados, eles não amortecem o impacto do solo com eficiência. ...
  2. 2 – Curvas sem estabilidade. ...
  3. 3 – Barulhos na suspensão. ...
  4. 4 – Desgaste dos pneus e dificuldade na frenagem. ...
  5. 5 – Vazamento no amortecedor.

O que vem no kit batente do amortecedor?

O Kit Batente do Amortecedor Dianteiro é composto por itens que complementam o amortecedor em sua função. Seus componentes geralmente são o coxim, batente e coifa do amortecedor. Também existem kits somente com batente e coifa.

Como verificar o estado dos amortecedores?

Mas, tem um teste prático que é aquele que se balança o carro. Como assim? Em cada uma das quatro extremidades do automóvel, empurra-se o paralama o máximo que se conseguir para baixo e solta o automóvel. Se ele sobe, volta e logo para de balançar é sinal de que o amortecedor pode estar bom ou não.

Como saber se é mola ou amortecedor?

As molas do carro são um componente da suspensão, assim como os amortecedores. Elas sustentam todo o peso que está sobre o veículo, estabilizam o carro e dão a altura ao mesmo. Diferentemente dos amortecedores, que entram em ação com o movimento do carro, as molas funcionam até mesmo quando ele está parado e desligado.

O que danifica a suspensão do carro?

Geralmente, é muito fácil sentir que há algo errado com o veículo, mas identificar a origem do problema é um desafio à parte. Amortecedores desgastados, batentes, molas, terminais ou pivôs defeituosos podem causar estragos no seu automóvel e tornar seu carro inseguro para dirigir.

Porque o amortecedor estourou?

O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. ... Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.

O que é o kit de suspensão?

O sistema de suspensão automotivo é composto de várias peças, que atuam para manter a estabilidade do veículo, suavizando os impactos das oscilações na estrada e trazendo mais conforto e segurança no veículo.

Quais são os componentes da suspensão?

O sistema de suspensão é composto principalmente pelos amortecedores e molas, mas também por outros componentes, como braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas.

Quando trocar os kits do amortecedor?

De maneira geral, o kit de amortecedor deve ser trocado quando o condutor perceber que seus componentes estão gastos. Ou seja, quando o desempenho do amortecedor está comprometido. É importante lembrar de se fazer a checagem periódica das peças que compõem o kit, pois elas suportam condições extremas de trabalho.

Pode colocar só um amortecedor?

Verdade. Se apenas um dos amortecedores de cada par (dianteiro ou traseiro) é trocado, a outra peça pode ter menor eficiência devido ao maior tempo de uso. Esse desequilíbrio é capaz de prejudicar a dirigibilidade do carro.

Quantos km dura uma suspensão?

Pode durar até 150.000 km e só é substituída mesmo se estiver danificada. A perda de altura do carro, por exemplo, indica problema na mola. Fique atento também à sua pintura: se houver fissura ou algo que danificou a tinta, a peça pode enferrujar e ter a durabilidade comprometida.

Artigo anterior
O que é FV e TV?
Artigo seguinte
Como a água chega na caixa d'água?