O que acontece com a tensão em um circuito misto?

Perguntado por: Mélanie Vanessa de Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (8 avaliações)

Um circuito em série é um circuito onde componentes são conectados um em sequência do outro. Neste circuito, a corrente que passa pelos componentes será sempre a mesma, mas a tensão que sofrerá ao passar por cada terminal nos componentes será diferente, em razão da resistência desses componentes.

Como calcular a queda de tensão em um circuito misto?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.

Como funciona um circuito misto?

Um circuito misto é aquele que dispõe de componentes eletrônicos conectados tanto em paralelo quanto em série, associados a uma só fonte de tensão. O circuito misto , possui alguns pontos de consumo ligados em série e outros em paralelo, ou seja, apresenta seus elementos ligados uns em série e outros em paralelo.

O que acontece com a tensão em um circuito em paralelo?

Como foi dito anteriormente, a tensão em um circuito paralelo é a mesma para todas as cargas, então basta medir a tensão de uma das cargas com um multímetro. Se a tensão medida for igual à tensão de alimentação, o seu circuito é paralelo.

Qual é o comportamento da tensão e da corrente no circuito em paralelo?

Podemos concluir que as principais diferenças entre circuito série e paralelo, é a forma com que tensão e corrente se comportam. Circuito em séria a corrente é a mesma e tensão diferente sobre as cargas, já em circuito paralelo será ao contrário, mesma tensão e corrente diferente para as cargas.

Cálculos tensões e correntes nos Resistores - Circuito Misto - parte 1

17 questões relacionadas encontradas

Qual é o comportamento da corrente em um circuito paralelo?

Resumindo: Na ligação em paralelo, a corrente elétrica divide-se de acordo com a resistência elétrica de cada ramo; Na ligação em paralelo, a resistência equivalente é menor que a menor das resistências; Na ligação em paralelo, todos os resistores encontram-se ligados sob o mesmo potencial elétrico.

Como se comporta a tensão elétrica em um circuito em série?

A fonte de alimentação de um circuito elétrico em série tem uma tensão de alimentação dividida entre as cargas, sendo que as tensões das cargas ligadas em série são a soma das tensões nos pontos de cada carga, se tornando igual a tensão da fonte de alimentação.

Como se comporta a tensão e a corrente em um resistor em paralelo e em um resistor em série?

Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

O que acontece a corrente nas outras lâmpadas de um circuito em paralelo quando uma delas queima?

Circuito em paralelo

Utilizando o mesmo exemplo do pisca-pisca, nesse caso, quando uma das lâmpadas queimar as outras ainda se mantém acesas.

Porque no circuito em série a tensão se divide?

No circuito série a corrente que passa pelos condutor será sempre a mesma em qualquer ponto, já em paralelo a corrente se divide entre os consumidores. No circuito série, a soma das tensões nos consumidores é igual a tensão da fonte, isto é, a tensão da fonte se divide entre todos os consumidores.

Como calcular a resistência mista?

Na associação de resistores mista, os resistores são ligados em série e em paralelo. Para calculá-la, primeiro encontramos o valor correspondente à associação em paralelo e de seguida somamos aos resistores em série.

Como se calcula a tensão?

Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A). V: Tensão elétrica, dado em volts (V). R: Resistência elétrica, dado em ohm (Ω).

Como calcular a queda de tensão em um resistor?

Lei de Ohm (M086)
  1. Fórmula 1. V = R x I.
  2. Onde: R é a resistência do resistor em ohms. V é a queda de tensão no resistor em volts. ...
  3. Fórmulas Derivadas.
  4. Fórmula 2. I = V/R.
  5. Fórmula 3. R = V/I.
  6. Exemplo de aplicação: Calcule a corrente que flui através de um resistor de 100 ohms ligado a uma fonte de 12 V.
  7. Dados: R = 100 ohms. V = 12 V.

O que acontece com a outra lâmpada caso uma delas seja retirada do circuito?

A corrente total no circuito diminui, fazendo com que a diferença de potencial (ddp) aplicada às lâmpadas diminua e, portanto, a corrente através delas seja menor. Embora a diferença de potencial (ddp) nas lâmpadas permaneça a mesma, a corrente total no circuito diminui, diminuindo assim a corrente nas lâmpadas.

O que acontece a corrente na bateria Quanto mais lâmpadas forem ligadas em paralelo?

Generalizando, temos: Na associação em paralelo de resistores, a corrente elétrica é dividida em tantas partes quanto for o número de resistores associados. Se os resistores associados em paralelo forem iguais, a corrente elétrica total fornecida pela bateria será dividida em partes iguais.

O que você acha que acontece com as outras lâmpadas quando uma delas queima?

Nesse tipo de circuito, se uma das lâmpadas queima, todas as outras apagam, uma vez que o circuito é interrompido. Esse problema pode ser utilizado para fazer o pisca-pisca do aparelho, no lugar de adicionar um dispositivo, uma das lâmpadas pode ser transformada em uma espécie de interruptor.

Como saber se está em paralelo ou em série?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.

Quais são as características da tensão e da corrente na associação em série de Resisyores?

Na associação de resistores em série, a resistência equivalente é igual à soma das resistências de cada resistor, e a corrente elétrica é igual em todos os componentes. ... Uma característica muito importante da associação de resistores em série é que todos os resistores são percorridos pela mesma corrente elétrica.

O que acontece com à corrente se aumentarmos o número dos resistores em um circuito em série?

O que acontece com a corrente se aumentarmos o número dos resistores em um circuito série? Por quê? A corrente diminui. Quanto maior o valor ôhmico do resistor, menor será a corrente que passa por ele.

O que acontece com ligação em série?

Na ligação série, um fio liga um terminal da bateria a um terminal de uma lâmpada, depois o outro terminal desta lâmpada se liga à outra lâmpada e esta se liga no outro terminal da fonte, sendo esta ligação diferente da ligação paralela.

O que acontece em uma ligação em série?

A ligação em série é um circuito formado por duas ou mais cargas que são alimentadas em série, uma com a outra. Nesse modelo de ligação, as cargas são ligadas em sequência e há apenas um caminho de passagem para a corrente elétrica. As cargas da ligação em série têm apenas um ponto em comum entre elas.

Como fazer um circuito elétrico em série?

Como fazer Ligação Elétrica em Série

Para ensinar como fazer uma ligação em série usamos como exemplo um circuito com fonte de energia alternada de 127V, e três cargas iguais comandadas por um interruptor simples. De forma que assim que o interruptor for acionado, as cargas começarão a funcionar.

Artigo anterior
Como proteger MDF do Sol?
Artigo seguinte
Quem matou o Pucci?