O que acontece após a denúncia?

Perguntado por: Dinis Marco Pereira Pacheco  |  Última atualização: 11. Mai 2025
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

05º Passo: Julgamento. Após o oferecimento da denúncia, o caso é encaminhado para o Poder Judiciário, onde será julgado pelo juiz. O agressor terá direito a ampla defesa, e a vítima poderá ser ouvida como testemunha durante o processo.

O que vem depois da denúncia?

A partir do recebimento da denúncia, o réu é chamado ao processo através da citação para que possa apresentar sua defesa, sendo que, nos termos do artigo 363 do Código de Processo Penal, o processo terá completa sua formação com a citação do acusado.

O que acontece depois de uma denúncia?

Oferecida a denúncia, os autos serão conclusos ao Juiz para análise. Nessa fase, o Magistrado poderá receber, rejeitar, ou até mesmo determinar diligências. Para o presente artigo, destacam-se a rejeição e, principalmente o recebimento da denúncia.

O que acontece depois que o juiz aceita a denúncia?

Art. 396. Nos procedimentos ordinário e sumário, oferecida a denúncia ou queixa, o juiz, se não a rejeitar liminarmente, recebê-la-á e ordenará a citação do acusado para responder à acusação, por escrito, no prazo de 10 (dez) dias (redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008).

O que acontece quando o juiz recebe a denúncia?

Recebida a denúncia, o Juiz não a pode rejeitar, ainda que parcialmente. É um princípio histórico e basilar de processo penal. Caso contrário, poder-se-iª alterar a imputação segundo os rumos do julgador, com sério dano à segurança jurídica das partes.

O que acontece depois da denúncia de abuso sexual? - Silvia Guimarães

33 questões relacionadas encontradas

Quando a denúncia vira processo?

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo Ministério Público, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

Quando o juiz pode rejeitar a denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: (Redação dada pela Lei nº 11.719, de 2008). I – for manifestamente inepta; (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008). II – faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; ou (Incluído pela Lei nº 11.719, de 2008).

Como saber se a denúncia foi recebida?

Ao entrar na página do tribunal de justiça, você vai em consultas processuais de 1º grau. Nesse item você terá as opções de consultar por seu nome completo, ou documento da parte.

Quando a denúncia é nula?

A nulidade no Processo Penal será aplicada quando um ato processual não observa as formalidades legais, de forma devida ou proibida na lei, ou seja, é a sanção aplicada pelo ordenamento jurídico ao ato praticado em desrespeito às formalidades legais.

Quanto tempo leva para um juiz julgar um processo?

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

Quanto tempo demora uma denúncia?

O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado. No último caso, se houver devolução do inquérito à autoridade policial (art.

Como funciona o processo de denúncia?

O promotor vai denunciar essa pessoa pela prática desse crime. Ele vai dizer qual crime supostamente a pessoa cometeu, quando ela cometeu e quais elementos podem provar que esse crime aconteceu. Assim, com a denúncia o processo se inicia. Após o juiz receber a denúncia do promotor de Justiça, ele vai citar o acusado.

Quais as 3 fases do Processo Penal?

  • Inquérito policial – A polícia investiga as circunstâncias e motivos do crime, identifica autor e testemunhas, e elabora o laudo com a causa da morte.
  • Indiciamento do autor – A polícia envia o processo ao juiz.
  • Denúncia – Autorizado pelo juiz, o promotor analisa o processo e decide denunciar o acusado.

Quantas audiências tem um processo criminal?

a audiência de custódia, a audiência preliminar do juizado especial criminal e a audiência de instrução e julgamento.

Quanto tempo leva para arquivar um processo criminal?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

O que acontece quando a vítima não comparece à audiência?

2. Se a vítima ou testemunha deixar de comparecer ao fórum, sem se justificar, poderá ser conduzida à força e responder pelo crime de “de- sobediência” (art. 330 do Código Penal – pena: detenção, de quinze dias a seis meses, e multa).

Tem como desfazer uma denúncia?

Uma vez realizada sua denúncia não há possibilidade de cancelamento, pois é encaminhada automaticamente via sistema aos órgãos competentes.

Pode retirar uma denúncia?

Aqui depende da representação da vítima para que o autor do crime seja denunciado. Neste caso, a vítima pode "retirar a queixa", ou em termos técnicos: se retratar, até o Ministério Público fazer a denúncia (quando efetivamente sai da delegacia e vira um processo judicial).

Pode desistir da denúncia?

Uma vez apresentada a queixa, o ofendido pode desistir da ação pelo que chamamos de perdão mas, neste caso, como já foi provocado o Juízo competente e imputado fato criminoso ao querelado, este pode se recusar a aceitar o perdão e insistir no prosseguimento da ação.

Tem como saber quem fez a denúncia?

Como saber se uma pessoa me denunciou? "A forma mais garantida de saber se o processo de fato está em trâmite é solicitar junto ao 'cartório distribuidor' do Fórum uma 'Certidão de Feitos Ajuizados' em seu CPF".

Quais são os requisitos da denúncia?

O artigo 41 do CPP trata dos requisitos positivos da denúncia, ou o que ela deve conter: (i) a exposição do fato criminoso, com todas as suas circunstâncias; (ii) a qualificação do acusado ou esclarecimentos pelos quais se possa identificá-lo; (iii) a classificação do crime; e (iv) o rol de testemunhas, se necessário.

O que acontece quando uma denúncia vai para o Ministério Público?

Com o recebimento da denúncia, é instaurado então o processo judicial criminal, e o denunciado passa a responder uma ação penal na Justiça na condição de réu.

Quais as causas de rejeição da denúncia?

A denúncia ou queixa será rejeitada quando: I - for manifestamente inepta; II - faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; III - faltar justa causa para o exercício da ação penal.

Qual o prazo que o Ministério Público tem para oferecer denúncia?

Art. 46. O prazo para oferecimento da denúncia, estando o réu preso, será de 5 dias, contado da data em que o órgão do Ministério Público receber os autos do inquérito policial, e de 15 dias, se o réu estiver solto ou afiançado.

Quanto tempo uma pessoa pode ser investigada?

Quanto tempo para um inquérito ser arquivado? Estes prazos (10 dias e 30 dias) são a regra prevista no CPP. Entretanto, existem exceções previstas em outras leis: Crimes de competência da Justiça Federal – 15 dias para indiciado preso e 30 dias para indiciado solto.

Artigo anterior
Quais as vantagens de ter espinha?
Artigo seguinte
Qual era a função da ginástica nas primeiras escolas brasileiras?