O que aborda a NBR 14039?

Perguntado por: Lia Bárbara de Machado  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.8/5 (56 avaliações)

A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.

O que fala a NBR?

NBR é a abreviação de Norma Brasileira. Trata-se de um conjunto de normas e diretrizes de caráter técnico que tem como função padronizar processos para a elaboração de produtos e serviços no Brasil.

Qual é o objetivo da norma nbr5410?

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

Qual o requisito de proteção citado na NBR 14039 para subestações unitárias com capacidade instalada maior que 300 kVA?

Em uma subestação com capacidade instalada maior que 300 kVA, a proteção geral na média tensão deve ser realizada exclusivamente por meio de um disjuntor acionado através de relés secundários com as funções 50 e 51, fase e neutro (onde é fornecido o neutro).

Qual as principais normas técnicas são utilizadas para o projeto e construção de uma linha e transmissão?

ABNT NBR 5422, Projeto de Linhas Aéreas de Transmissão de Energia Elétrica- Procedimento. ABNT NBR 6535, Sinalização de Linhas de Transmissão, com Vistas à Segurança da Inspeção Aérea- Procedimento. ABNT NBR 7117, Medição da Resistividade e Determinação da Estratificação do Solo.

NBR 14039 - Parte 1

22 questões relacionadas encontradas

Quais os principais itens da norma NBR 14039?

A NBR 14039 abrange as instalações de geração, distribuição e utilização de energia elétrica. Esta norma estabelece um sistema para o projeto e execução de instalações elétricas de média tensão, com tensão nominal de 1,0 kv a 36,2 kv, à frequência industrial, de modo a manter a segurança e continuidade do serviço.

Quais são os principais componentes de uma linha de transmissão?

Seus componentes principais são as torres, os isoladores e as subestações. Nos complexos eólicos, as linhas de transmissão permitem o escoamento da energia elétrica gerada pelos aerogeradores até uma subestação do Sistema Interligado Nacional – SIN. Essa tecnologia é projetada em diversos níveis de tensão.

Onde se aplica a norma NBR 14039?

1.2 Esta Norma aplica-se a partir de instalações alimentadas pelo concessionário, o que corresponde ao ponto de entrega definido através da legislação vigente emanada da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Esta Norma também se aplica a instalações alimentadas por fonte própria de energia em média tensão.

O que é o aterramento de proteção?

O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção: ligação à terra das massas e dos elementos condutores estranhos à instalação.

O que é considerado baixa média e alta tensão?

O sistema de distribuição é composto pela rede elétrica e pelo conjunto de instalações e equipamentos elétricos que operam em níveis de alta tensão (superior a 69 kV e inferior a 230 kV), média tensão (superior a 1 kV e inferior a 69 kV) e baixa tensão (igual ou inferior a 1 kV).

Qual o objetivo da nbr5410 é qual a revisão mais recente desta norma?

A NBR 5410 é uma norma de segurança determinada pela ABNT que tem como objetivo orientar as instalações elétricas de baixa tensão (até 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua). Ela funciona como uma guia para profissionais de elétrica e é usada em instalações prediais, públicas, comerciais, etc.

Qual objetivo da norma NR-10?

10.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Qual a utilidade da NBR 5410 e da NR-10?

A NBR 5410 e a NR-10 são normativas importantes e que devem ser consideradas não apenas para garantir que as edificações e construções estejam legalizadas, mas também para preservar a vida.

O que são as normas NBR?

As NBR são como normas técnicas e possuem inúmeras aplicações para padronização de documentos, processos produtivos e procedimentos de gestão. São estabelecidas de acordo com um consenso entre pesquisadores e profissionais da área e aprovada por um organismo nacional ou internacional, no caso do Brasil, a ABNT.

Qual a importância da NBR?

As NBR servem para estabelecer um padrão de qualidade para todos os processos da construção civil. Essas normas minimizam as falhas no processo produtivo, bem como acidentes de trabalho, contaminação do meio ambiente e poluição, além de reduzir prejuízos e auxiliar no aprimoramento da produtividade dos projetos.

Quais as normas da NBR?

Tipos de NBR
  • Normas de sistemas de gestão de qualidade.
  • Padronização de procedimentos operacionais.
  • Normas de acessibilidades.
  • Gestão ambiental.
  • Segurança ocupacional.
  • Construção, acústica e engenharia.
  • Sistemas de armazenamento de dados e de informação.
  • Métodos de medição.

Quais são os 3 tipos de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

O que a nr10 fala sobre aterramento?

Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)

Em que se aplica a NBR 5410?

A norma foi criada com a função de garantir qualidade nas instalações, não oferecendo riscos para trabalhadores e animais, trazendo uniformidade entre instalações e sistemas elétricos. Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.

Onde encontrar NBR?

Norma NBR 6023 para referências – https://guiadamonografia.com.br/download-abnt-nbr-6023-para-referencias/ a página leva você para consultar e baixar a norma 6023 da ABNT na íntegra que regula as referências bibliográficas. É um ponto importante do seu trabalho, que deve ser formatado exatamente como ditam as regras.

Qual é o profissional que pode organizar a parte técnica do Prontuário de instalações elétricas?

O PIE, ou Prontuário das Instalações Elétricas conforme NR10 é um conjunto de documentos técnicos desenvolvido e mantido por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Eletricista) junto com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que possui o objetivo de garantir a segurança das empresas e seus ...

Quais são os tipos de linha de transmissão?

Conheça os Tipos de Linhas de transmissão (TEL105)
  • Linha Paralela. ...
  • Par Trançado. ...
  • Par Blindado. ...
  • Cabo Coaxial. ...
  • Guias de onda.

Como são classificadas as linhas de transmissão?

Podemos classificar as linhas aéreas de transmissão como linhas curtas, médias ou longas. As linhas de transmissão curtas são aquelas de até 80 quilômetros, as linhas médias são aquelas que possuem de 80 a 240 quilômetros e as linhas longas são as maiores de 240 quilômetros.

O que é uma linha de transmissão?

Uma linha de transmissão é um sistema usado para transmitir energia eletromagnética. Esta transmissão não é irradiada, e sim guiada de uma fonte geradora para uma carga consumidora, podendo ser uma guia de onda, um cabo coaxial ou fios paralelos ou torcidos.

Artigo anterior
Quais são os 5 princípios da administração?
Artigo seguinte
Até quando vai o auxílio emergencial 2022?