O que a psicanálise fala sobre tatuagem?

Perguntado por: Gaspar Rui Simões Jesus  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (56 avaliações)

Representação substitutiva, a imagem impressa na pele adquire valor metonímico do mundo intrapsíquico. A tatuagem é uma tentativa de oferecer na superfície do próprio corpo a realização a uma representação de um afeto ou desejo reprimido no inconsciente.

O que Freud diz sobre a tatuagem?

Freud (1923/2006) afirma que a primeira representação de um dano narcísico na criança é por perda corporal, o que nos leva a concluir que as perdas marcam o corpo. Entretanto, afirma Ribeiro (2010) que, apesar das perdas (ou por causa delas), é possível construir uma imagem de corpo enaltecido.

Por que não fazer uma tatuagem?

O dermatologista sublinha que “é garantido que toda a picada da pele pode levar a penetração de agentes infeciosos”. Embora a nossa pele seja “um órgão de defesa fantástico”, muitos orifícios trazem riscos evidentes. Casos de alergias e de infeções são os problemas médicos mais relacionados com as tatuagens.

O que a psicologia diz sobre piercings?

No estudo do uso dos piercings, Carolina propõe a discussão a partir da teoria de que o piercing seria uma espécie de “prótese”, algo que pode dar consistência à imagem corporal fragilizada. “O nosso contexto é de massificação, ditadura do corpo, falta de ideais.

Qual a sua opinião sobre a tatuagem?

Tatuagem é uma ótima maneira para expressarmos nossos sentimentos, personalidade e até para marcar determinados momentos da nossa vida. É algo bem pessoal, e claro, o gosto e os desenhos variam (e muito) de pessoa para pessoa.

Psicanálise e as Tatuagens | Psicóloga Gabriela Cristina Maximo

35 questões relacionadas encontradas

Qual a importância da tatuagem para um indivíduo?

No grupo estudado, a tatuagem é também uma maneira de disfarçar algum sinal que o indivíduo não aprecia em si mesmo, como os sinais próprios do envelhecimento. Os estudos encontrados relatam uma associação entre impulsividade, ao fazer o desenho, e arrependimento.

Como a tatuagem é vista nos dias de hoje?

Hoje em dia a tatuagem é vista com outros olhos pela maioria das pessoas e o preconceito diminuiu. Muitos clientes, a maioria deles, não ligaria por serem atendidos por um corretor que tenha uma tatuagem e, claro, muitos empregadores também não deixariam de contratar um profissional por esse motivo.

O que leva uma pessoa a usar piercing?

O piercing historicamente mais usado é o inserido no lóbulo da orelha; normalmente ela conferia a quem o usava o status da fortuna; hoje é o meio mais comum de exibir um objeto de adorno precioso. Os romanos acreditavam que este artefato lhe proporcionaria vastos recursos financeiros e sensualidade.

Porque jovens usam piercing?

Em uma etapa conflituosa como a adolescência, que implica em incorporação social, o indivíduo geralmente procura se distinguir para tentar ser acolhido. Neste processo, as marcas corporais, como tatuagens e piercings, funcionariam como uma forma de se atribuir significado a própria imagem frente à sociedade.

Porque os jovens colocam piercing?

Atualmente, a maioria dos adolescentes colocam piercings porque gostam da nova aparência. No entanto, em São Paulo é proibido que menores de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings sem autorização dos pais. Mas, se seu filho está decido a usá-los, alguns cuidados com a segurança devem ser tomados.

O que a Bíblia diz sobre a tatuagem?

Assim está registrado no livro de Levítico 19.28: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor.” “Não fareis cortes no corpo como sinal de lamento pela morte de alguém, também não fareis nenhuma tatuagem.

Quais são os riscos de fazer uma tatuagem?

Principais riscos da tatuagem

Reação alérgica à tinta usada; Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol; Formação de queloides que são cicatrizes com relevo e inchaços; Contaminação de vírus de doenças como Hepatite B ou C e AIDS.

Quem não pode fazer tatuagens?

Vamos aos principais pontos de pessoas que não podem ou não devem tatuar:
  • Roacutan. O tratamento com o Roacutan é bastante agressivo, com efeitos colaterais e a pele fica muito sensível. ...
  • Vitiligo. ...
  • Diabetes. ...
  • Gestante e amamentando. ...
  • Imunidade baixa e/ou problemas de saúde. ...
  • Manchas na pele.

Qual a relação da tatuagem com o corpo?

As tatuagens podem ser vistas como uma tentativa de acessar este corpo, que também é lugar de realização do desejo inconsciente.

Quais relações de poder estão presentes nas práticas corporais da tatuagem?

a uma técnica positiva de intervenção e de transformação, uma espécie de poder normativo” (FOUCAULT, 2001, p. 43), que interfere na produção de identidades. No caso da normatização da tatuagem, a positividade está em manter a ordem, a saúde física e o bem estar do sujeito que se tatua.

Qual a idade mínima para fazer piercing?

As lojas de tatuagens e piercings assumem os 14 anos como idade mínima para que um jovem possa fazer uma tatuagem ou piercing, exigindo também uma autorização dos pais. Geralmente, só a partir dos 18 anos é que estas manipulações podem ser feitas sem a autorização dos pais.

Pode por piercing com 16 anos?

No caso dos adolescentes com idade entre 16 e 18 anos, os procedimentos só poderão ser feitos na presença dos pais ou responsável e mediante autorização por escrito, com assinatura reconhecida em cartório.

O que é mais perigoso tatuagem ou piercing?

Piercings na língua são os mais perigosos. Podem provocar infecções na gengiva, problemas respiratórios e até prejudicar a fala; e existem trabalhos que relacionam piercing em mucosas com câncer nesses locais, mas ainda não há comprovação científica.

O que significa piercing no corpo?

Piercing é uma forma de modificar o corpo humano, normalmente furando-o a fim de introduzir peças de metal esterilizado.

Por que não devemos colocar piercing?

Já o infectologista Paulo Olzon afirma que a falta de cuidados durante ou depois da aplicação do piercing pode causar infecções por bactérias, podendo atingir diversos níveis. “Por exemplo, se colocar na orelha, uma infecção pode causar até a perda da orelha”, explica.

Qual é o significado do piercing?

piercing |pírcing|

1. Perfuração na pele para uso de tachas ou enfeites. 2. Orifício criado por essa perfuração.

Como a tatuagem é vista pela sociedade?

Nossa pesquisa revelou que 41% das pessoas com apenas uma tatuagem sofreram algum tipo de preconceito. Já 55% das pessoas que responderam a pesquisa dizendo ter 5 tatuagens sofreram discriminação, e 77% das pessoas com 12 tatuagens passaram por algum episódio de rejeição.

Por que a tatuagem foi marginalizada?

Os cidadãos são discriminados pela cor, pela aparência, pela posição social. E a tatuagem, no contexto daquela época, se destacava como um sinal de suspeição. Era algo literalmente marcado na pele." A sorte que o Brasil do século 20 reservou aos seus tatuados não foi muito melhor.

Como a tatuagem é vista na sociedade contemporânea?

Antes vista com preconceito, a tatuagem, na contemporaneidade, ganhou novos significados tornando-se moda entre as pessoas, bem como um formador de identidade para o indivíduo que a faz. ... Fica claro, portanto, que a tatuagem faz parte da cultura atual e precisa ser respeitada.

Quem foram as primeiras pessoas a usar a tatuagem?

Primeiras tatuagens

Existem muitas provas arqueológicas que afirmam que tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 a.C. e 2000 a.C e também por nativos da Polinésia, Filipinas, Indonésia e Nova Zelândia (maori),tatuavam-se em rituais ligados a religião.

Artigo anterior
Onde fazer reclamações do Boticário?
Artigo seguinte
Quais são os tamanhos de balões?