O que a NR 09 diz sobre o desenvolvimento e implementação do PPRA?

Perguntado por: Irina Amorim de Vicente  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (70 avaliações)

Visto que a NR-09 estabelece a obrigatoriedade do PPRA às empresas que exercem atividades consideradas de risco à saúde do trabalhador. Para que uma empresa se enquadre nas diretrizes da NR-09, ela deve antecipar, reconhecer e também adequar todos os riscos ambientais possíveis que houver no espaço de trabalho.

O que é PPRA de acordo com a NR 09?

PPRA é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, regulamentado pela NR 9. Faz parte de um conjunto de medidas amplas que possuem o objetivo de preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

Quem precisa implantar o PPRA Segundo a NR 09?

Independentemente de haver ou não risco ambiental ou sua previsão futura, todas as empresas que tenham pelo menos um funcionário em seu quadro de empregados estão obrigadas a implantar o PPRA, segundo a NR 9.

Quais são as etapas para o desenvolvimento de um PPRA?

Etapas do PPRA
  • Antecipação e reconhecimento dos riscos;
  • Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
  • Avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;
  • Monitoramento da exposição aos riscos;
  • Registro e divulgação dos dados.

Quais são as etapas do PPRA estabelecidas na NR 09?

Comentando as 6 etapas do PPRA – NR 9
  • Comentando as 6 etapas do PPRA – NR 9.
  • a) antecipação e reconhecimentos dos riscos;
  • b) estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;
  • c) avaliação dos riscos e da exposição dos trabalhadores;
  • d) implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

#SextouComNR – Tudo que você precisa saber sobre a NR-9 Agentes Ambientais

29 questões relacionadas encontradas

Quais as etapas da elaboração do PPRA?

O PPRA é desenvolvido a partir da antecipação, do reconhecimento, da avaliação e do controle dos riscos presentes no ambiente de trabalho. Ele deve ser desenvolvido especialmente por pessoas que tenham conhecimento em higiene ocupacional em conjunto com os trabalhadores.

Quais são as etapas da prevenção e controle dos riscos ambientais?

As etapas da prevenção e controle dos riscos ambientais são:
  • Antecipação. ...
  • Identificação/Reconhecimento. ...
  • Avaliação. ...
  • Prevenção e Controle.

Como elaborar PPRA passo a passo PDF?

Como elaborar um PPRA em 10 passos!
  1. Elementos pré-textuais. ...
  2. Documento base. ...
  3. Dados da empresa. ...
  4. Obrigações e riscos. ...
  5. Antecipação. ...
  6. Avaliação quantitativa. ...
  7. Estabelecimento de metas e prioridades. ...
  8. Controle da empresa.

Como elabora um PPRA e Pcmso?

Quem pode elaborar PPRA e PCMSO? O PCMSO deve ser elaborado e coordenado exclusivamente pelo médico do trabalho, indicado pela empresa, já o PPRA pode ser elaborado e implementado, não só pelo médico do trabalho, mas também pelo técnico em segurança do trabalho.

Qual é o principal objetivo do PPRA?

O PPRA, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tem por objetivo estabelecer medidas que visem a eliminação, redução ou controle desses riscos em prol da preservação da integridade física e mental do trabalhador.

Quem está obrigado a elaborar e implementar o PPRA?

“A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR”.

Quais empresas devem implantar o PPRA explique?

Todas as empresas que têm pelo menos um empregado, contratado pelo regime da CLT, estão dentro da obrigatoriedade de implantar o PPRA. Alguns microempresários talvez pensem que não precisam elaborar esse programa, já que apenas eles trabalham no local.

Quem deve fazer o PPRA da empresa?

Conforme a NR 09, é obrigatório a elaboração e implementação do PPRA por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, ou seja, regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

O que diz a NR 9 sobre riscos ambientais?

Para efeito da NR 9, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho. Que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Como deve ser elaborado o PPRA?

9.3.1.1 A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto nesta NR.

Como se elabora o PCMSO?

De acordo com a NR 7 item 7.3.1 o empregador deverá indicar um Médico responsável pelo desenvolvimento do PCMSO. Estando a empresa desobrigada a contratar um Médico do Trabalho de acordo com o dimensionamento previsto na NR 4, o empregado deverá contratar um serviço médico terceirizado para elaborar o programa.

Como é feita a elaboração do PCMSO?

Como ocorre a elaboração do PCMSO? O PCMSO normalmente é feito com base no PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Ele usa os dados coletados na análise do ambiente levantados no PPRA para definir sua estratégia. Como ambos são programas de saúde, devem trabalhar em sintonia.

Como fazer um modelo de PPRA?

Não tem como existir um modelo, um padrão de PPRA. Cada PPRA tem que ser diferente um do outro, afinal, cada ambiente de trabalho é diferente um do outro. E o PPRA é elaborado com base no ambiente de trabalho. O bom é que pelo menos a base (estrutura) do PPRA podemos sim utilizar em vários.

O que é PPRA PDF?

O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), cuja obrigatoriedade da elaboração é estabelecida pela NR-9 e pelo Manual de Saúde Ocupacional - MSO de Santa Catarina, é parte integrante de um conjunto mais amplo das iniciativas das empresas/instituições no campo da preservação da saúde e da integridade dos ...

Quais são as principais medidas de controle dos riscos ambientais?

As medidas que podem ser aplicadas na fonte da contaminação incluem:
  • Eliminar a fonte;
  • Substituir, utilizando processos e/ou materiais menos perigosos;
  • Isolar / conter / enclausurar – cercando as fontes ou os trabalhadores, ou a fonte e alguns funcionários juntos em vez de todos os trabalhadores;

Quais são os 5 tipos de riscos ambientais?

Quais são os tipos de riscos ambientais e como minimizá-los?
  1. Riscos físicos. ...
  2. Riscos de acidente (ou mecânicos) ...
  3. Riscos químicos. ...
  4. Riscos biológicos. ...
  5. Riscos ergonômicos.

Como se prevenir dos riscos ambientais?

A prevenção precisa focar em eliminar o máximo possível das causas que estão provocando os riscos ambientais. Além disso, elas também devem estabelecer ações que devem ser tomadas para reduzir o impacto do problema. Para isso, é necessário que seja realizado um plano de risco.

Quantos funcionários precisa para fazer o PPRA?

Como pode-se ver no item do objetivo do PPRA, todos empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados (art. 3º da CLT) devem elaborar e implementar este programa. Portanto sim, toda empresa ainda que somente com 1 (um) funcionário deve realizar o programa de prevenção de riscos ambientais.

Quando a empresa deve fazer o PPRA?

Essa obrigatoriedade decorre à partir do momento em que o empregador admita ao menos um empregado. Além disso, a própria Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, mais precisamente em seu artigo 157, inciso I, determina que “cabe às empresas, cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho”.

Quais empresas não precisam de PPRA?

A Secretaria do Trabalho publicou a Portaria nº 915/2019 desobrigando o Microempreendedor Individual (MEI), a microempresa e as empresas de pequeno porte a elaborar a PPRA e PCMSO.

Artigo anterior
Como calcular a quantidade de lembrancinhas?
Artigo seguinte
O que estudar para a prova do Enem 2021?