O que a lua é?

Perguntado por: Francisca Violeta Oliveira Lopes Moreira  |  Última atualização: 23. Februar 2022
Pontuação: 5/5 (61 avaliações)

A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. É o maior satélite natural de um planeta no sistema solar em relação ao tamanho do seu corpo primário, tendo 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra, o que representa ¹⁄₈₁ da sua massa.

O que é a Lua?

A lua é um satélite natural do planeta Terra. Ela é o único corpo celeste a receber seres humanos. ... O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Por que a Lua é chamada de satélite?

O nome Lua tem origem do latim, Luna, e foi usado para indicar o satélite natural da Terra, pois a princípio era a única lua conhecida.

Por que a Lua não é um planeta?

A Lua é um planeta secundário porque gira em volta de um planeta maior, a Terra. A Lua é um satélite (natural) da Terra." ... A Lua não é um planeta mas sim um satélite natural da Terra.

O que a Lua é feita?

A superfície da Lua é feita de rochas e poeira. ... Se acredita que a Lua tenha um pequeno núcleo com cerca de 300 kms de diâmetro. O núcleo é composto de ferro sólido. E porque o núcleo é sólido, a Lua não tem o seu próprio campo magnético.

O QUE É A LUA - O SATÉLITE NATURAL DA TERRA

42 questões relacionadas encontradas

Como é a superfície da Lua?

A superfície. A superfície da Lua é de cor de giz e apresenta uma grande quantidade de sedimentos finos produto de inúmeros impactos de meteoritos. Esta camada de solo é chamada de regolito lunar, uma denominação para descrever as camadas de sedimentos produzidas por efeitos mecânicos sobre as superfícies dos planetas.

Qual é a causa da cratera da Lua?

Cerca de 80% da superfície lunar é coberta por crateras. ... A teoria é de que a maioria das crateras foi formada por meteoritos que se chocaram contra a Lua, em um passado distante.

O que aconteceria se não existisse a Lua?

Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. A Terra poderia se inclinar um pouco e, em vez de uma inclinação de 23 graus, poderia chegar a 40 graus, ou, num caso extremo, como acontece com Urano, cuja inclinação é de 90 graus, o que faz com que gire tombado.

Como você acha que é a superfície da Lua?

A Lua é constituída por uma superfície bastante irregular, repleta de rochas, ela é desprovida de gases, como os encontrados na Terra (oxigênio e hidrogênio), e recursos hídricos (água). ... A outra face é denominada de “face oculta da Lua”.

Quais são as principais características da Lua?

Diferente da Terra que possui uma atmosfera espessa, a da Lua é quase inexistente. Isso faz com que o satélite esteja susceptível a uma grande variação de temperatura. A face de rotação capturada pode atingir 127 ºC, por outro lado, na face oculta, a temperatura pode chegar a -170°C.

O que significa dizer que a Lua orbita a Terra?

A órbita da Lua é a trajetória que o satélite natural executa ao redor da Terra, em sentido anti-horário quando visto a partir do polo norte terrestre. ... A lua executa uma volta ao redor do nosso planeta a cada 27,322 dias, e sua mudança relativa de posição em relação ao Sol provoca seu ciclo de fases.

O que podemos aprender com a Lua?

Além de ser o objeto espacial mais próximo da Terra — e uma das visões mais bonitas do céu noturno —‚, a Lua também pode nos ensinar muito sobre algumas regrinhas do universo e até mesmo sobre nosso próprio planeta.

O que escrever sobre a Lua?

Quanto mais escura a noite, mais a lua fica bonita. Todos são como a lua e têm um lado sombrio, que nunca mostram a ninguém. A lua é uma companhia leal, toda noite reaparece iluminando a escuridão. Feliz é quem sabe reconhecer a luz da lua em meio à escuridão da noite.

Qual a constituição da superfície da Lua?

A crosta, de composição essencialmente basáltica, pode ter espessuras entre os cerca de 107 km, a norte da cratera Korolev, no lado escondido, até ser quase inexistente sob o Mare Crisium. Segue-se o manto que, ao contrário do da Terra, é quase completamente sólido, e o núcleo metálico, com cerca de 680 km de diâmetro.

Quais as características da lua cheia?

LUA CHEIA

O grande momento da Lua é a fase chamada de Lua Cheia. Durante esse período do ciclo, toda a face da Lua voltada para Terra é iluminada pela luz solar e, por isso, a enxergamos de forma “completa”. Uma grande bola de luz branca no céu.

Qual é a importância da Lua?

A gravidade também estabiliza o movimento de rotação do nosso planeta, evitando mudanças em seu eixo. ... A Lua também funciona como um escudo para a Terra, protegendo nosso planeta de grandes asteroides ou cometas.

O que aconteceria se não existisse a noite?

Os animais seriam pelados. Ou teriam pelos (e penas) muito curtos, provavelmente brancos, para refletir o sol e diminuir a temperatura corporal. Na parte escura do planeta não haveria plantas, pois não haveria luz para fazer fotossíntese. Então todos seriam carnívoros, com olhos ultrassensíveis para enxergar à noite.

O que seria do mundo se eu não existisse?

Segundo os cientistas, se o ser humano não tivesse evoluído e sobrevivido até hoje, os grandes mamíferos ocupariam a maior parte da Terra, de acordo com as restrições ambientais e climáticas de cada espécie. Na Europa, além de lobos, ursos e alces, também viveriam elefantes, girafas e rinocerontes.

Qual a cratera mais profunda da Lua?

Com 2.500 quilômetros de diâmetro e 13 de profundidade, ela também é a cratera mais profunda do nosso sistema planetário. Os cientistas acreditam que o buraco, batizado de Cratera Aitke do Pólo Sul, é resultado da colisão com um objeto de cerca de 20 quilômetros de diâmetro.

O que forma uma cratera?

Segundo a Wikipédia (2009) “cratera é uma depressão existente no solo da terra ou de qualquer outro corpo celeste. Pode ser provocada pelo impacto de um meteorito ou asteróide com a superfície dum planeta, satélites ou outros asteroides. O termo é também utilizado para designar a depressão formada pelos vulcões”.

Qual é a fase quando não é possível ver a Lua no céu?

Durante a fase da lua nova, como o sol está iluminando o lado oculto do nosso satélite natural, ela não pode ser vista por nós nem durante o dia e nem durante a noite. Durante a lua cheia, ela só aparece no horizonte celeste quando já está anoitecendo.

Qual a fórmula da Lua?

Sendo que é preciso o peso de um objeto na Terra e o converte em peso lunar, a fórmula é Peso na Lua= (Peso na Terra/9,81 m/s2) * 1.622 m/s2. Para encontrar o peso na lua, dividimos o peso na terra pela força da gravidade terrestre, que é 9.81 m/s2.

Quantas vezes o homem já foi à Lua?

Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.

Artigo anterior
Qual diferença entre pensão completa e All Inclusive?
Artigo seguinte
O que é brownie?