O que a ginecologista pode contar aos pais?

Perguntado por: Sebastião Santos  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (71 avaliações)

O ginecologista vai fazer perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade ou se a adolescente não for mais virgem, o médico também dará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

O que o ginecologista pode descobrir?

Em geral, os exames ginecológicos feitos no consultório são toque vaginal, exame especular, exame clínico (apalpação) das mamas e exame preventivo ou Papanicolau. O médico também pode solicitar outros exames: exames de sangue, exame de urina, exames de DSTs, mamografia e ultrassom pélvica ou transvaginal, entre outros.

Como a ginecologista sabe que não sou virgem?

Através do exame ginecológico, o médico pode facilmente observar se o hímen já foi ou não rompido, o que caracteriza a perda da virgindade. O hímen é uma membrana que fica logo na entrada da vagina e normalmente se rompe na primeira relação sexual.

Pode mentir pro ginecologista?

Nunca, jamais, em nenhuma hipótese um paciente deve mentir para o médico. Muitas mulheres não se sentem à vontade ou confortáveis para responderem uma pergunta com sinceridade e acabam mentindo para o ginecologista. Assim, o tratamento indicado por ele poderá não surtir efeito algum.

O que os ginecologista tem nojo?

Se a Mulher, por exemplo, falar sobre não ter tido tempo para depilar sua região íntima ou dar desculpas sobre um cheiro forte, suor ou problemas na região responsável pela reprodução.

Minha MÃE quer ir comigo GINECOLOGISTA! E agora?

31 questões relacionadas encontradas

Como faço pra pedir sigilo ao ginecologista?

Pode ser na hora de fazer a sua ficha ou até por telefone, na hora de marcar a consulta. Pra guardar segredo da mãe: Existe um pacto de sigilo entre médico e paciente: ele não vai contar nada se você disser que quer segredo.

Tem como descobrir que não é mais virgem?

Não é possível descobrir se a mulher é ou não virgem no momento do ato sexual, a não ser que ela fale. A única forma de saber isso é através de um exame clínico, normalmente feito pelo médico.

Por que a maioria dos ginecologistas são homens?

"Isso porque, de acordo com as normas internas, só se contratava mulheres para a área de ginecologia e só homens para área de urologia", conta. Ao mesmo tempo que há pacientes que por desconhecimento acabam preferindo os profissionais do sexo masculino, existem aqueles que dão preferência às mulheres.

Qual exame que detecta corrimento?

O Papanicolaou é o mais popular exame ginecológico e consiste na coleta de material do colo do útero com uma espátula especial. O material coletado é colocado em uma lâmina e analisado por uma citopatologista por meio de um microscópio.

Quais são os exames que o ginecologista faz?

Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são:
  • Toque vaginal;
  • Exame especular;
  • Exame clínico das mamas;
  • Papanicolau;
  • Colposcopia;
  • Vulvocospia;
  • Videocolposcopia.

É normal ter corrimento?

Ter corrimento vaginal é absolutamente normal, mas a mulher deve ficar atenta a alguns aspectos como cor, odor e volume, pois alterações nessas características podem indicar alguma doença. Muitas mulheres ficam preocupadas quando notam alguma secreção vaginal.

Qual o exame ginecológico mais completo?

Exame de Sangue

O ginecologista costuma solicitar exames de sangue para prevenir doenças que podem atingir as mulheres. Os mais solicitados são o hemograma completo, rastreamento infeccioso e os que investigam os principais hormônios.

O que os corrimentos indicam?

Quando o corrimento vaginal apresenta alguma cor, cheiro, consistência mais espessa ou diferente do costume, pode indicar a presença de alguma infecção vaginal como candidíase ou tricomoníase ou a presença de alguma doença sexualmente transmissível como gonorreia.

É melhor um ginecologista homem ou mulher?

Estudos internacionais mostram que hoje 8% das mulheres preferem o profissional masculino, 50%, uma ginecologista e 41% não têm preferência. Já no Brasil, os números divergem um pouco: apenas 2% das mulheres preferem um médico homem e 17%, uma médica mulher.

Tem ginecologista homem?

Andrologia é a especialidade médica que lida com a saúde dos homens, particularmente em relação às suas funções reprodutoras e sexuais. O andrologista tem um papel para os homens parecido com o que o ginecologista tem para as mulheres, mas costuma ser confundida com outra especialidade médica: a urologia.

É melhor obstetra homem ou mulher?

Como algumas mulheres preferem passar com obstetras homens apontando como pessoas mais calmas, tranquilas e cuidadosas no atendimento. Já outras preferem mulheres, por entenderem perfeitamente o que sentem, além de ficarem menos constrangidas durante as consultas.

Como saber se o hímen já foi rompido?

Sangramento. O sintoma mais comum do rompimento do hímen é o sangramento vaginal que pode ocorrer ou não. Quando acontece é em pequena quantidade e tem coloração vermelho vivo. Em algumas mulheres o rompimento acontece, mas o hímen fica aderido às paredes da vagina sem sangrar.

Qual é a idade certa para ir ao ginecologista?

Primeira visita ao ginecologista deve ser aos 8 ou 9 anos.

O que acontece na primeira consulta ao ginecologista?

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, perguntando todo o histórico. Caso a menina seja virgem, o ginecologista examina apenas a parte superficial. Se não for mais, o profissional pode fazer o exame de toque e em alguns casos recolher o material para o Papanicolau.

Como pedir à mãe para ir ao ginecologista?

Converse antes de sair de casaÉ melhor não pegar sua mãe de surpresa na sala de espera do consultório. Antes de sair de casa, diga para ela que você gostaria de entrar sozinha no consultório e explique seus motivos. Seja sinceraQual é o motivo que te faz querer ir sozinha ao ginecologista?

Que tipo de corrimento pode indicar gravidez?

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

Qual a cor do corrimento normal?

Qual a cor do corrimento normal? O corrimento normal é incolor ou levemente branco-amarelado, sem odor e, dependendo do período do ciclo hormonal, pode ser mais viscoso ou líquido.

Quais tipos de corrimento são normais?

O corrimento vaginal normal geralmente tem as seguintes características: pode ser espesso, aquoso ou elástico; sua cor é branca, leitosa ou transparente; e tem odor muito suave ou nenhum odor.

Qual melhor exame para ver o útero?

Ultrassonografia pélvica

A ultrassonografia pélvica é um exame de imagem que permite observar os ovários e o útero, ajudando na detecção precoce de algumas doenças, como ovários policísticos, útero aumentado, endometriose, sangramento vaginal, dor pélvica, gravidez ectópica e infertilidade.

Qual o valor de um Check-up?

Check-up do Homem até 45 anos - R$145,00 - Labi Exames.

Artigo anterior
Onde pagar ITCD Goiás?
Artigo seguinte
Como atualizar seu navegador?