O que os padres apologistas defendiam?

Perguntado por: Cláudio Gonçalves Alves  |  Última atualização: 27. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (58 avaliações)

A filosofia dos Padres Apologistas é marcada pela defesa ou enaltecimento da fé cristã. Eles defendiam o cristianismo como uma prática filosófica superior ao pensamento estruturado pelos filósofos greco-romanos.

Qual o objetivo dos padres apologistas?

Os chamados Padres Apologistas foram aqueles cristãos que, a partir do século II d.C. escreveram, em diálogo com a Filosofia, defesas da sua fé a fim de obter o reconhecimento legal para ela diante do Império. A obra de Justino, Mártir, foi inserida nesse período.

Quem foram os padres apologistas E o que eles defendiam?

Os "Padres Apologistas" utilizaram as mesmas figuras de linguagem e argumentos para dialogar os com helenistas. Assim, defendia o cristianismo como uma filosofia natural que seria superior ao pensamento greco-romano. ... Nesse período destacam-se os apologistas cristãos: Justino Mártir, Orígenes de Alexandria e Tertuliano.

Quais as principais características da filosofia dos padres apologistas?

Já a Filosofia dos Padres Apologistas, desenvolvida entre os séculos III e IV, como o próprio nome sugere, estava ligada com ideia de enaltecimento. Neste sentido, faziam apologia, ou seja, defendiam algum ideal, em relação a fé cristã, por exemplo.

São apologistas nomes?

Dentre os apologistas, podem ser apontados alguns de seus mais importantes representantes: Aristides, São Justino, Minucio Félix, Tertuliano, Quadrato, Taciano, Atenágoras, Arnóbio, Lactâncio, Ignacio de Loyola e Francisco de Sales.

Os Padres Apologistas e as perseguições

41 questões relacionadas encontradas

São apologistas filosofia?

A filosofia dos Padres Apologistas é marcada pela defesa ou enaltecimento da fé cristã. Eles defendiam o cristianismo como uma prática filosófica superior ao pensamento estruturado pelos filósofos greco-romanos.

O que significa gnósticos na Bíblia?

O que é Gnóstico:

Na Língua Portuguesa o termo é utilizado para referir aquele que é sectário do gnosticismo. O gnosticismo designa um conjunto de crenças de natureza filosófica e religiosa cujo princípio básico assenta na ideia de que há em cada homem uma essência imortal que transcende o próprio homem.

Quais são as principais características de um filósofo?

Características do conhecimento filosófico
  • Sistemático: acredita que a base para a resolução das questões seja a reflexão orientada pela lógica;
  • Elucidativo: tenta entender os pensamentos, os conceitos, os problemas e demais situações da vida que são impossíveis de seres desvendados cientificamente;

Quais são as principais características da filosofia medieval?

A filosofia medieval buscou conciliar duas áreas, até então, distintas: a razão científica e a fé cristã. A filosofia medieval abordava essencialmente os problemas relacionados com a crença e a influência de Deus para a realidade. Além do desenvolvimento natural de áreas como a lógica e ética.

Quais são as principais características da filosofia contemporânea?

Características da Filosofia Contemporânea

Entre os elementos que caracterizam essa concepção filosófica, podem ser citados: o positivismo, idealismo, racionalismo, pragmatismo, cientificismo, liberalismo, niilismo, utilitarismo, fenomenologia, pluralismo e a subjetividade.

Quem foram os apologistas da Patrística?

A patrística divide-se geralmente em três períodos: até ao ano 200 dedicou-se à defesa do cristianismo contra seus adversários (padres apologistas, como São Justino Mártir); até ao ano 450 é o período em que surgem os primeiros grandes sistemas de filosofia cristã (Santo Agostinho, Clemente de Alexandria e outros);

O que defende a filosofia de Santo Agostinho?

A FILOSOFIA DE SANTO AGOSTINHO

Para Santo Agostinho, a filosofia antiga, apesar de pagã, seria uma preparação da alma, muito útil para a compreensão da verdade revelada. Afinal, sem o intelecto o homem é incapaz de compreender as Sagradas Escrituras.

O quê Tertuliano defendia?

Na sua fase católica, Tertuliano mostra considerar que todo o pecador, por maior que fosse, tinha direito a esta penitência. Distinção entre pecados, só entre corporais e espirituais, consumados ou de desejo, mas todos eles podendo ser perdoados através da Igreja.

O que são os padres apostólicos?

Os padres apostólicos (ou pais apostólicos) eram teólogos cristãos centrais entre os Pais da Igreja que viveram nos séculos I e II d.C, que se acredita terem conhecido pessoalmente alguns dos Doze Apóstolos, ou que foram significativamente influenciados por eles.

Qual era o posicionamento dos Padres da Igreja com relação à filosofia?

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.

Quais os principais conceitos definidos pela Patrística?

Quais são as principais características da Patrística?
  • É um período de transição da Antiguidade para a Idade Média. ...
  • Sua principal característica era a defesa da fé contra os pagãos e hereges, além da expansão do Cristianismo na Europa.

Quais são os principais temas da filosofia medieval?

Filosofia Medieval: Principais problemas filosóficos
  • Qual a natureza da alma humana?
  • Como existe esta alma?
  • Qual a relação entre Deus e Cristo?
  • Qual a natureza da Trindade?
  • É possível falar em uma natureza de Deus?
  • Qual a relação entre fé e razão?
  • Existe hierarquia entre ambas?
  • Seria a fé uma forma elevada da razão?

Quais são os principais nomes da filosofia medieval?

Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.

Qual a característica primordial da Filosofia?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Quais são as principais características do conhecimento filosófico?

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

O que são livros gnósticos?

São adotados por seitas cristãs, geram religiões, dão origem a teorias conspiratórias e são cada vez mais lidos por fiéis do mundo, inclusive cristãos tradicionais, que não vêm contradição entre alguns desses textos e a religião que eles seguem.

Qual o significado de gnosticismo?

[ História religiosa ] Conjunto de movimentos religiosos dos primeiros séculos do cristianismo, considerados heréticos, que combinam o misticismo, o sincretismo religioso e correntes filosóficas.

Quem são os cristãos judaizantes?

Os cristãos judaizantes são aqueles de origem não judaica que procuram obedecer aos rituais da Torá que a maioria dos cristãos já havia abandonado.

Quais questões filosóficas os filósofos cristãos tentaram responder?

Surgiram ideias e conceitos novos, como os de criação do mundo, pecado original, trindade de Deus, juízo final e ressurreição dos mortos. As questões teológicas, relativas às relações entre fé e razão, ocuparam as reflexões dos principais pensadores da filosofia cristã.

Qual era a filosofia de Jesus Cristo?

A filosofia cristã representa um conjunto de ideias baseadas nos preceitos de Jesus Cristo. Sua principal característica é a busca da explicação para a existência de Deus por meio da ciência. A base do pensamento está na tradição racionalista filosófica grega e romana em consonância com os dogmas cristãos.

Artigo anterior
Tem que ter bem-casado em casamento?
Artigo seguinte
Quais os sintomas respiratórios de Covid?