O que a Doutrina Espírita fala sobre o casamento?
Perguntado por: Benjamim William Sousa | Última atualização: 11. Mai 2025Pontuação: 5/5 (59 avaliações)
Exatamente: o espiritismo não impõe nenhum tipo de regra sobre o assunto, apenas oferece alguns conselhos. No entanto, muitos casais optam por realizar o casamento da mesma maneira, afinal, é um momento para celebrar e concretizar a união perante os olhares dos homens.
O que Chico Xavier fala sobre o casamento?
O casamento há de ser uma união de almas. Mas, sem espírito de tolerância, casamento algum vai adiante. “O casal que descobre entre si certas diferenças não deve se assustar. É natural que seja assim.
Qual a visão espírita sobre casar mais de uma vez?
Em outro item do mesmo livro Kardec anotou: "A poligamia é lei humana cuja abolição marca um progresso social. O casamento, segundo as vistas de Deus, tem que se fundar na afeição dos seres que se unem. Na poligamia não há afeição real: há apenas sensualidade" (O Livro dos Espíritos, 695, 696 e 701).
Como é o casamento no mundo espiritual?
O casamento envolve proximidade espiritual, emocional e física. No Velho Testamento, aprendemos: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” (Gênesis 2:24). O marido e a mulher devem ser unidos em tudo o que for possível.
Como é feito o casamento espírita?
O casamento é está celebrando a união de duas pessoas que pode ultrapassar essa vida terrena, por isso muitos pombinhos casais espíritas dão prioridades para cores claras, a cor branca é muito utilizada durante a doutrina, podendo ser estendida na decoração. Além disso, use e abuse de flores.
COMO O CASAMENTO É VISTO PELA ESPIRITUALIDADE SUPERIOR? -- com a médium Isabel Salomão de Campos
Quem faz o casamento espírita?
Todavia, através da Lei nº 1.144/1861 houve uma autorização para celebração de casamento de não católicos, devendo o enlace ser sempre celebrado por autoridade religiosa ou sacerdote, segundo o ritual religioso professado pelos nubentes.
Quais são os rituais de casamento?
- Cerimônia das areias. ...
- Cerimônia da árvore. ...
- Cerimônia dos balões. ...
- Cerimônia da caixa de vinho. ...
- Cerimônia da cápsula do tempo. ...
- Cerimônia do filtro dos sonhos. ...
- Cerimônia das velas. ...
- Cerimônia Daruma.
O que acontece quando o casal dorme separado no mundo espiritual?
Acredita-se que dormir separado pode prejudicar a conexão emocional e espiritual entre o casal, afetando negativamente o relacionamento.
O quê o espiritismo fala sobre o amor entre duas pessoas?
No espiritismo, acredita-se que o amor é um sentimento que transcende as limitações físicas e temporais. Segundo essa visão, é possível amar mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que haja respeito, sinceridade e equilíbrio emocional entre todos os envolvidos.
Quem vem em primeiro lugar marido ou filhos?
A forma como essa questão é abordada e respondida varia de acordo com as crenças e valores de cada indivíduo. Alguns argumentam que o marido deve ser a prioridade, pois o casamento é a base da família. Outros defendem que os filhos devem ser a prioridade, pois são dependentes e necessitam de cuidados especiais.
O que diz o espiritismo sobre o divórcio?
Com essa colocação, fica claro que não há crime moral na visão espírita por uma separação ou divórcio. No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XXII – “Não Separeis O Que Deus Juntou”, é citado que a única lei divina que deve ser perpetuada no casamento é a lei do amor, como em todas as uniões de seres vivos.
Quantas vezes devemos casar?
As pessoas podem se casar quantas vezes quiserem. E o prazo mínimo para pedir separação judicial caiu para um ano após o casamento, em vez de dois. O divórcio agora é possível dois anos após a separação de fato (e não cinco) ou um ano depois da judicial.
O que pensar antes de se casar?
“Antes de casar é preciso saber se o casal sabe estabelecer uma boa conversa. Se ambos podem se colocar, falar, se ambos são ouvidos e respeitados, ou seja, se realmente há diálogo entre eles”, explica. Segundo Déia e Tiba, essa é a primeira questão que precisa ser decidida e vista antes do casamento.
O que Chico Xavier gostava de comer?
Chico adorava frango de panela com farofa de abobrinha.
Qual era a frase de Chico Xavier?
Contam que Chico costumava ter em cima de sua cama uma placa com os dizeres: “Isso também passa!” Indagado sobre o motivo, ele dizia que era para que quando estivesse passando por momentos ruins, lembrar-se de que eles iriam embora, que iriam passar, e que ele estava vivendo aquilo por algum motivo.
Como saber se a pessoa é o amor de vidas passadas?
O primeiro sinal de amor de outras vidas é a sensação de já conhecer a pessoa. Mesmo que seja o primeiro encontro, a sensação é de grande intimidade e afinidade, o que promove esse estranho sentimento de já ter se encontrado com a pessoa. O segundo sinal são os contextos estranhos.
Como saber se alguém fez parte da sua vida passada?
- Há uma química imediata. ...
- Parece um déjà vu. ...
- É como se vocês já se conhecessem. ...
- Tudo acontece em contextos estranhos. ...
- Traz uma sensação avassaladora. ...
- As coisas ficam estranhas quando vocês estão juntos.
Como saber se uma pessoa é o amor da sua vida?
- Ele te deseja muito. ...
- Há um apoio sincero. ...
- Mutualidade nos sentimentos. ...
- Esforço pelo outro. ...
- O futuro é promissor. ...
- Dificilmente vocês entram em crise.
O que acontece quando um casal não dorme junto?
Ao contrário do que muitos pensam, a psicóloga afirma que dormir separados não faz o romance e a intimidade do casal ser prejudicada: “Esse distanciamento pode ser até mesmo vantajoso para criarmos uma certa individualidade e, assim, permitir que haja um espaço para termos mais desejo pelo outro”, pontua.
Porque o casal tem que dormir junto?
O hábito de dormir junto ajuda aumentar o estágio mais profundo do sono, que pode chegar a 10% a mais duração da fase chamada REM. Os pesquisadores observaram 12 casais, todos sem transtornos do sono, jovens, heterossexuais e que haviam passado pelo menos três meses dormindo juntos ao longo de quatro noites seguidas.
Porque não pode dormir brigado com o marido?
Vários especialistas em relacionamentos amorosos aconselham: evite dormir brigado com seu parceiro. A justificativa é de que o ato pode prejudicar a relação e a convivência a dois. Um novo estudo mostrou ainda que existe um outro motivo para não ir para a cama sem resolver uma discussão.
O que significa pular a vassoura em um casamento?
Ritual de pular a vassoura:
Uma tradição – aparentemente de origem afro-americana – em que escravos que queriam se casar saltavam da vassoura como símbolo de sua união, já que naquela época não podiam fazê-lo formalmente. O salto representa uma nova vida, sorte e prosperidade.
Porque o casamento é sagrado?
A natureza sagrada do casamento está intimamente ligada ao poder da procriação. Somente um homem e uma mulher juntos tem a capacidade biológica de conceber filhos. Esse poder de procriação — criar vida e trazer os filhos espirituais de Deus ao mundo — é sagrado e precioso.
Quem deve entrar no casamento?
Seguindo a tradição dos casamentos, a entrada do cortejo começa pelo noivo – acompanhado da sua mãe, que fica ao seu lado esquerdo. Em seguida, o pai do noivo é quem continua – que também vem com a acompanhante, a mãe da noiva, em seu lado esquerdo.
Qual é a função da segurança da informação?
Por que Jon Snow não virou rei?