O que a Constituição de 1988 estabeleceu sobre as comunidades quilombolas?

Perguntado por: Constança Lourenço  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (33 avaliações)

A Constituição Brasileira de 1988, no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), consagra às comunidades de quilombolas o direito à propriedade de suas terras.

O que a Constituição de 1988 determina sobre as comunidades quilombolas?

A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, por meio do seu artigo 68, houve o reconhecimento da propriedade das terras dos remanescentes das comunidades quilombolas no Brasil. Foi a primeira constituição a garantir os direitos dos quilombolas em ter as suas terras e organizações preservadas por lei.

Porque a Constituição garantiu as comunidades quilombolas?

68 do ADCT garantiu às comunidades quilombolas o direito às terras por eles ocupadas mais àquelas necessárias ao desenvolvimento físico e cultural do grupo étnico-racial.

Quais leis amparam as comunidades quilombolas?

Lei nº 12.512, de 14 de outubro de 2011

Institui o Programa de Apoio à Conservação Ambiental e o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; altera as Leis nºs 10.696, de 2 de julho de 2003, 10.836, de 9 de janeiro de 2004, e 11.326, de 24 de julho de 2006.

O que consta no artigo 68 da Constituição Federal de 1988 sobre o direito à terra por parte dos quilombolas?

CF/88 – Ato das Disposições Constitucionais Transitórias

“Art. 68. Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes os títulos respectivos.”

Constituição Federal - Capítulo III - Da Educação, Da Cultura, Do Desporto.

16 questões relacionadas encontradas

O que diz o artigo 68 da Constituição Federal?

Constituição Federal

Artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias: "Aos remanescentes das comunidades dos quilombos que estejam ocupando suas terras, é reconhecida a propriedade definitiva, devendo o Estado emitir-lhes títulos respectivos".

Quem tem direito às terras quilombolas?

A Constituição Brasileira de 1988, no artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), consagra às comunidades de quilombolas o direito à propriedade de suas terras.

Quais são os direitos dos quilombolas?

Mas toda conquista quilombola foi fruto de muita luta. Quilombolas ainda lutam pelo reconhecimento e efetivação de direitos básicos, como acesso à saúde, educação, moradia e terra, entre outros.

Quais são os direitos dos indígenas e quilombolas?

Enquanto os direitos dos índios às suas terras são assegurados desde a época colonial e pelas sucessivas Constituições Brasileiras desde a de 1934, o direito dos remanescentes de quilombos foi reconhecido pela primeira vez somente na Constituição de 1988 (artigo 68 do ADCT).

Quem defende os quilombolas?

O Ministério Público da União tem, dentre suas atribuições, o dever de defender os interesses das comunidades quilombolas por meio de acompanhamento das ações que o Poder Público promove para garantir os direitos constitucionais assegurados.

Por que o Estado governo federal deve fazer para garantir que as comunidades quilombolas continuem ocupando suas terras?

O Estado deveria empreender ações positivas para sua consecução. ... A citada norma constitucional cria a obrigação ao Estado em construir políticas públicas destinadas ao reconhecimento das comunidades quilombolas, bem como a delimitação, demarcação e titulação de suas terras.

Por que é importante para as comunidades quilombolas terem suas terras reconhecidas?

A proteção dessas comunidades por meio da titulação de suas terras significa, ainda, a preservação da identidade nacional e também de importantes áreas de proteção ambiental, uma vez que são as comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas) as maiores cuidadoras desses espaços.

Que avanços a Constituição de 1988 trouxe para os povos indígenas e quilombolas?

Os indígenas são cidadãos plenos e têm direito aos benefícios sociais e previdenciários do Estado brasileiro. Como resultado da Constituição de 1988, e o reconhecimento dos novos direitos indígenas, houve um avanço no reconhecimento dos direitos previdenciários.

Por que a Constituição de 1988 foi chamada de Constituição Cidadã?

A Constituição de 1988 ficou conhecida como “Constituição Cidadã” pelos direitos que passou a garantir para os brasileiros e pela retomada plena do processo democrático em nosso País. Pela primeira vez, um texto constitucional brasileiro não partiu de anteprojeto prévio.

Quais foram as principais conquistas dos indígenas dos quilombolas e das mulheres a partir da Constituição de 1988?

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Como a Constituição Federal prevê a educação indígena e das comunidades quilombolas no Brasil?

O direito à educação indígena está assegurado na Constituição Federal de 1988, no 2º parágrafo do artigo 210: “O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.”

Porque os direitos são importantes para os povos indígenas e quilombolas?

É um direito de todos os brasileiros a tutela do patrimônio dos povos indígenas e quilombolas. É uma forma de autoconhecimento da história nacional e proteção das manifestações culturais que compõem não apenas a identidade dessas comunidades, como também a identidade brasileira.

Quais são os direitos adquiridos dos indígenas no Brasil?

São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."

Quais os benefícios de ser quilombola?

Com a inclusão no Bolsa Família, a população quilombola, além da renda, tem garantido o acesso aos serviços de saúde e educação, que são exigências do programa.

Como comprovar que eu sou quilombola?

Documentação em comum para todos os casos
  1. Uma declaração onde o aluno auto define-se como quilombola.
  2. Uma declaração de sua comunidade informando que o aluno é quilombola pertencente a sua comunidade e assinada por 3 (três) lideranças da comunidade ligadas a associação da comunidade.
  3. Cópia do RG/CNH e CPF.

O que significa ser um quilombola?

As comunidades quilombolas são grupos com identidade cultural própria e se formaram por meio de um processo histórico que começou nos tempos da escravidão no Brasil. Elas simbolizam a resistência a diferentes formas de dominação.

Quais são as principais ameaças sofridas pelos quilombolas atualmente?

Uma das questões mais atuais da resistência dessas comunidades é a luta pelo território. No Brasil, o número de quilombos titulados é baixo. Quilombolas enfrentam ameaças do agronegócio, da especulação imobiliária e do próprio poder público.

Onde os quilombolas vivem?

Existem comunidades quilombolas em pelo menos 24 estados do Brasil: Amazonas, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São ...

Quem são os quilombolas resposta?

Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil.

Quais os principais produtos agrícolas fornecidos pelos quilombos?

O arroz e o feijão, que é o principal, a gente planta.

Artigo anterior
Quais são os personagens principais?
Artigo seguinte
Como criar campos de preenchimento no Word?