O que a cisplatina pode causar?
Perguntado por: Rita Isabel Macedo de Sá | Última atualização: 28. Februar 2022Pontuação: 4.2/5 (32 avaliações)
Náuseas e vômitos: A Cisplatina provoca náuseas e vômitos, em quase todos os pacientes, que começam geralmente de 1 a 4 horas após o tratamento, podendo persistir por mais de uma semana. Outras reações: Pode ocorrer diarreia, anorexia, soluços, alopecia, astenia e mal estar.
Quais os efeitos colaterais da cisplatina?
Os principais efeitos colaterais da cisplatina incluem zumbidos, diminuição da audição, anemia, náuseas, vômitos, diarreia, diminuição do apetite, perda de paladar, convulsões, câimbras musculares, aumento da pressão arterial e inchaço do rosto.
Quanto tempo a cisplatina age no organismo?
Mecanismo de ação
A atividade antitumoral da cisplatina é atribuída à ligação ao DNA, com formação de adutos, originando ligações intra e intercadeias que induzem alterações estruturais. O seu efeito citotóxico é, assim, causado pela inibição da transcrição e replicação, induzindo a apoptose.
Como administrar cisplatina?
A cisplatina deve ser administrada como agente único na dose de 50 a 70 mg/m2 por via IV, uma vez a cada 3 a 4 semanas dependendo da extensão dos tratamentos radioterápicos e/ou quimioterápicos anteriores.
Qual a quimioterapia para os ossos?
Os principais medicamentos utilizados no tratamento dos tumores ósseos são: Doxorrubicina. Cisplatina. Etoposido.
O que é toxicidade da cisplatina?
Qual o tratamento para câncer nos ossos?
O tratamento para câncer nos ossos pode incluir cirurgia, quimioterapia, radioterapia ou uma combinação das várias terapias, de modo a remover o tumor e destruir as células cancerígenas, caso seja possível e, normalmente é realizado no Instituto Nacional do Câncer mais próximo do local onde a pessoa mora.
Qual o melhor tratamento para metástase óssea?
Os bisfosfonatos são úteis no tratamento das metástases ósseas por reduzir a dor óssea, retardar o dano ósseo causado pela doença, reduzir os níveis de cálcio no sangue (hipercalcemia) e diminuir o risco de fraturas ósseas.
Qual é o mecanismo de ação da cisplatina?
O mecanismo de ação da cisplatina baseia-se na sua ligação covalente com o DNA, o que interfere nos processos de transcrição e replicação celular, levando à apoptose.
Qual o tipo de quimioterapia que cair o cabelo?
Se o produto é mais agressivo e agride o folículo capilar, pode ter queda. Neste caso, as madeixas podem cair em diferentes graus, de apenas alguns fios para perda de todos os cabelos. De acordo com Ferrari, medicamentos como doxorrubicina e epirrubicina são os principais causadores da queda dos fios.
Quanto tempo leva para o remédio da quimioterapia leva para ser eliminada do corpo?
Isso mostra que a passagem pelo nosso organismo é rápida. Os comprimidos em geral ficam por poucos dias (tamoxifeno 7 dias, anastrozol 2 dias, por exemplo). Os que mais costumam demorar, são os chamados anticorpos monoclonais(herceptin, por exemplo), que podem permanecer por até alguns meses.
Quais são os efeitos químicos de tratamento do câncer?
Pressão e alterações gastrintestinais (náuseas, vômitos e diarreia) são exemplos de efeitos indesejáveis. Outros fatores de relevância para a maior falha da quimioterapia é devida à resistência às drogas.
Como a cisplatina entra na célula?
Estudos iniciais apontavam que a cisplatina entraria nas células principalmente por difusão, porém estudos mais recentes relatam um transporte ativo pelo transportador de cobre Ctr1 (ISHIDA et al., 2002).
Para que serve o remédio platina?
Platina vai nos ajudar a suportar essa maior quantidade de Luz promovendo um maior crescimento espiritual dentro de uma atmosfera de harmonia, paz e tranquilidade.
Quanto tempo dura os efeitos colaterais da quimioterapia?
Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.
O que é a quimioterapia vermelha?
Quimioterapia vermelha: os medicamentos utilizados pertencem ao grupo das antraciclinas (Doxorrubicina e Epirrubicina) - por isso o "rubi" do nome, que são compostos químicos geralmente associados à queda de cabelo como um dos efeitos colaterais.
O que acontece se eu não fizer a quimioterapia?
Se não for feita, o câncer vai crescer e aí sim a pessoa perderá mais qualidade de vida, com dor, fadiga, enfraquecimento”, explica o oncologista Felipe Ades, do Hospital Israelita Albert Einstein.
Qual o tipo de quimioterapia que não cair o cabelo?
Atualmente existem dispositivos como a touca com nitrogênio liquido que mantem o couro cabeludo resfriado durante a infusão da quimioterapia e que, em alguns casos conseguem evitar a queda de cabelos provocada pela quimioterapia.
Qual o tipo de quimioterapia mais forte?
Quimioterapia vermelha
Este tipo é entendido pelos pacientes como a quimioterapia mais forte, com efeitos colaterais mais intensos. Sua coloração avermelhada se dá por conta dos seus medicamentos, de cor rubi, quando diluídos. São eles a Doxorrubina e Epirrubucina, que podem ser usados isoladamente ou em conjunto.
Qual a quimioterapia mais fraca?
A quimioterapia branca é considerada mais branda porque as antraciclinas, compostos da vermelha, são mais ácidas e costumam ser agressivas às veias periféricas, como as da dobra do braço e do dorso da mão. No entanto, as reações vão depender bastante do organismo do paciente.
Qual o mecanismo de ação do imatinibe?
O imatinibe inibe também outras proteínas de sinalização, incluindo o receptor do fator de crescimento derivado de plaquetas (PDGFR) e o c-Kit, mas não inibe outras tirosinas quinases como as da família Src quinase e a mutação T315I de Abl.
Qual é o mecanismo de ação de 5 Fu?
Mecanismos de ação do 5-FU: bloqueio de síntese de RNA; bloqueio de síntese de DNA; inibição de atividade de timidilato sintase.
Qual é o mecanismo de ação da ciclofosfamida?
Ciclofosfamida. Mecanismo de Ação:
Reage irreversivelmente com vários nucleófilos e não necessariamente com aqueles que são parte das células tumorais. Interfere com a função normal do DNA pela alquilação e ligação cruzada das fitas de DNA, e pela possível modificação das proteínas.
Qual a chance de cura de câncer nos ossos?
Portanto, apenas seu médico pode dizer como os dados abaixo se aplicam ao seu caso. A taxa de sobrevida relativa em 5 anos combinada para todos os tipos de tumores ósseos, em adultos e crianças, é de 70%. Para adultos, o tumor ósseo mais frequente é o condrossarcoma, que tem uma taxa de sobrevida em 5 anos de 80%.
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com metastase óssea?
Uma vez que o câncer foi para os ossos, raramente pode ser curado, mas dispomos de tratamentos variados para impedir/ retardar a evolução da doença. O tempo de vida após desenvolver a metástase óssea varia com o tipo de câncer (de 6 meses até vários anos).
Como eliminar metástase?
Se a metástase já estiver presente no momento do diagnóstico, opta-se por tratamentos sistêmicos, como quimioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia. Depois, se os resultados esperados forem alcançados, o paciente pode ser submetido ao tratamento cirúrgico.
O que são lesões cutâneas?
Quando foi a morte de Marcos Paulo?