Qual a diferença de lábio leporino e fenda palatina?

Perguntado por: Ariana Teresa Pinto  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 5/5 (57 avaliações)

O lábio leporino é uma separação do lábio superior, normalmente logo abaixo do nariz. A fenda palatina é uma abertura na parte superior do céu boca (o palato) que causa uma abertura anômala para dentro do nariz.

O que provoca a fenda palatina?

Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...

O que é um lábio leporino?

É uma abertura no lábio ou no palato (céu da boca), podendo ser completa, lábio e palato.

Como é caracterizada a fenda palatina?

A fenda palatina é uma malformação congênita em que o céu da boca não fecha corretamente, sendo notada uma abertura, o que pode interferir na alimentação e fala do bebê, podendo trazer complicações como desnutrição, anemia, pneumonia aspirativa e, até, infecções frequentes.

O que é fenda palatina em bebê?

O lábio leporino e a fissura palatina são aberturas na região do lábio ou do céu da boca do bebê que merecem cuidados especiais e podem ser tratadas com cirurgia. Durante a gestação, uma má formação do bebê pode resultar em patologias como o lábio leporino e a fissura palatina.

Causas do Lábio Leporino e Fenda Palatina

37 questões relacionadas encontradas

Como cuidar de um filhote com fenda palatina?

O tratamento para a fenda palatina é unicamente cirúrgico. A cirurgia normalmente é feita quando o animal alcança uma idade segura para ser exposto à uma anestesia. Isso quem determinará é o médico veterinário que estará à frente do caso.

Quais as principais complicações em caso de recém nascido com fenda palatina?

Diversos problemas decorrentes da presença de fissura labial e/ou fenda palatina podem acometer seu portador desde o nascimento, tais como dificuldades no aleitamento materno devido a sucção, deglutição e respiração prejudicadas, distúrbios na audição e fonação, com prejuízos na comunicação, além da baixa aceitação ...

Como se classificam as fissuras lábio palatinas?

Podem ser classificadas em unilateral (só de um lado), bilateral (nos dois lados) ou mediana (no meio).

Por que podem ser formadas fendas labiais e palatinas?

As fendas lábio-palatinas são o resultado da união incompleta dos tecidos da face durante o desenvolvimento pré-natal. Como tal, são consideradas malformações congénitas.

O que é o palato?

De acordo o Cedars-Sinai, o palato consiste na placa óssea na parte superior da boca, chamada palato duro, e o tecido carnoso atrás dele, chamado palato mole. O palato serve de barreira entre a boca e a cavidade nasal. Também nos ajuda a falar e a engolir.

O que faz o bebê nascer com lábio leporino?

No caso do lábio leporino, acontece devido ao não fechamento dos tecidos embrionários responsáveis por dar origem ao lábio, o que acontece entre a 4ª e 12ª semana de gestação, resultando na fissura labial, que pode ser uni ou bilateral e ser acompanhada, em alguns casos, pela abertura do céu da boca.

Como evitar o lábio leporino?

As futuras mamães têm o poder de evitar essa má-formação

"Pode-se considerar o tabagismo, a ingestão de bebidas alcoólicas, deficiências vitamínicas e fármacos anticonvulsivantes". Alguns estudos ainda mostram que o estresse dos dias atuais é um das causas predisponentes.

Quem tem lábio leporino tem direito a benefício?

III, do Decreto n. º 6.214 de 2007 é possível à concessão do Benefício de Prestação Continuada à pessoa com fissura labiopalatina por se enquadrar ao conceito de incapacidade.

O que pode afetar o fechamento normal do palato?

As fendas labiopalatais podem ser causadas por fatores genéticos (genes ou cromossomos), teratógenos (consumo de álcool, uso de anticonvulsivantes, alguns antibióticos e antifúngicos durante a gestação) ou pela interação de fatores genéticos (hereditariedade) e não genéticos (deficiências nutricionais, tabagismo, ...

Como se formam as fendas?

Fendas de dessecação (ou retracção) numa zona húmida afectada por um período de seca. Nesta área habitualmente inundada, os sedimentos argilosos finos agora emersos e devido à perda de água, contraem-se e formam estas estruturas geométricas também conhecidas por Fendas de Retracção (ou Mudcracks).

Como se dá a formação do palato?

O palato definitivo se desenvolve quando a fusão final dos palatos primário e secundário ocorre, em conjunto com o septo nasal.

Onde ocorre a fenda labial?

Fissura labial, ou lábio leporino, é uma abertura que começa sempre na lateral do lábio superior, dividindo-o em dois segmentos.

Quais os tipos de fissura palatina?

Aspectos Clínicos – Definições
  • Fissura Lábio Palatina Bilateral – quanto acomete o os dois lados do lábio e o palato.
  • Fissura Lábio Palatina Unilateral – quanto acomete um lado do lábio e o palato.
  • Fissura Labial – quando acomete apenas o lábio.
  • Fissura Palatal – quando acomete apenas o palato.

Qual a classificação para as fissuras lábio-palatais proposta por Spina e colaboradores?

Atualmente a classificação mais utilizada é a proposta por Spina et al. (1972)12, onde é considerado o ponto anatômico forame incisivo. Assim, entende-se que haja quatro grupos: pré-forame incisivo, transforame incisivo, pós-forame incisivo e fissuras raras da face.

Quais são os tipos de fissura labial?

São três os grupos: GrupoI- Fissura pré-alveolar, quando envolve somente o lábio. Pode ser unilateral, bilateral ou mediana. GrupoII- Fissura pós-alveolar, comprometendo palato mole, palato mole mais palato duro ou fissura submucosa GrupoIII- Fissura alveolar, que pode ser unilateral, bilateral ou mediana.

Quais os cuidados quanto à alimentação e recomendação para uma criança que nasce com fenda palatina unilateral?

BEBÊS COM FENDA DO PALATO

A complementação com leite materno ordenhado, em geral pode ser feita via oral, por meio de mamadeira. Ao alimentar o bebê com fissura palatina, procure não deitá-lo, pois o leite poderá refluir para o nariz. Oriente para que seja deixado sempre em posição inclinada ou sentada.

Quais os cuidados de enfermagem com o paciente portador de lábio leporino e fenda palatina?

Assistência de Enfermagem a Criança Portadora de Lábio Leporino
  1. O lactante não deverá apresentar nenhum traumatismo e dor mínima ou ausente.
  2. O lactante deverá receber uma nutrição ótima.
  3. O lactante não deverá apresentar nenhuma complicação.
  4. O lactante e sua família deverão receber apoio adequado.

Quais os principais fatores de risco estão relacionados a fissuras orais?

O risco em ter a fissura orofacial seria uma interação entre o fumo e o polimorfismo dos genes susceptíveis.

O que fazer quando sai leite pelo nariz do filhote de cachorro?

Ocasionalmente, enquanto se alimentam, pode-lhes sair um pouco de leite pelo nariz. Normalmente, é sinal de que estão a beber o leite muito rapidamente. No entanto, caso isto aconteça com muita frequência consulte o seu Médico Veterinário.

É normal a gengiva do cachorro ficar preta?

Podemos dizer que quando as gengivas de um cão ficam pretas e ele reage ao toque sem descanso, isso é um sinal claro de doença ou lesão. Em qualquer caso, a situação é perigosa e requer a intervenção obrigatória de um veterinário. Ignorar esses sintomas pode levar a consequências graves: Necrotização.

Artigo anterior
O que é um registro formal?
Artigo seguinte
Que se refere à Tem crase?