O que a Bncc fala sobre multiculturalismo?

Perguntado por: Débora Simões  |  Última atualização: 13. März 2022
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Esse trecho mostra que a BNCC reconhece a existência da diversidade de identidades e a importância de escolhas pedagógicas específicas, destinadas a garantir uma formação a essa diversidade. Tal condição é, segundo Ferreira (2012), indispensável para se romper com desigualdades e discriminações.

O que é multiculturalismo no currículo escolar?

O multiculturalismo na escola pode ser entendido como possibilidade de inclusão de todos à educação, independente das diversidades e dos grupos minoritários, geralmente excluídos e marginalizados. Um currículo ampliado abrangerá as necessidades dos grupos minoritários e reconhecerá a singularidade dos indivíduos.

Como trabalhar o multiculturalismo na sala de aula?

A escola precisa estar sempre preparada para reflexão que possibilite aos envolvidos com a educação, compreenderem as implicações étnicas e assim possam respeitar e promover as diferenças proporcionando para que ocorra cada vez mais o respeito pelos direitos humanos e a valorização da diversidade.

Que estratégias pedagógicas podem ser selecionadas para articular currículo e multiculturalismo?

Como articular currículo e multiculturalismo? ... Os professores devem discutir sobre as questões voltadas ao pluralismo cultural, entre outras questões como diversidades racial, étnica e sexual, enfim, discutir sobre as diferenças as quais os seres humanos possuem.

O que é educação multiculturalismo?

A Educação Multicultural é um modelo que se preocupa com a aceitação, na escola, de alunos de outras culturas, organizando um conjunto de estratégias e materiais de educação destinadas à resolução dos vários problemas de integração de alunos com culturas diferentes.

MULTICULTURALISMO | Diversidade cultural | temas transversais da BNCC | artigo 5 da CF

20 questões relacionadas encontradas

Qual a teoria do multiculturalismo?

O Multiculturalismo é a teoria que defende a valorização da cultura dos diversos grupos que compõem a humanidade, que defende que ser diferente não significa ser nem melhor nem pior do que ninguém, que é contra a uniformização ou padronização do ser humano, que valoriza as minorias e suas especificidades e que entende ...

Quais as principais características do multiculturalismo?

Uma das principais características do multiculturalismo é que tende a combinar elementos de diversas culturas em uma nova e diferente expressão cultural.

Como deve ser um currículo multicultural?

O multiculturalismo é o reconhecimento das diferenças e da individualidade de cada um. Um currículo multicultural na escola deve trabalhar através de diversas linguagens, a construção do saber, do conhecimento e preparando os alunos para o mundo.

Como a Bncc orienta a reflexão do multiculturalismo?

Para abordarmos o multiculturalismo, é necessário que explicitemos nossa compreensão sobre cultura, diferença e identidade. A cultura pode ser entendida como uma dimensão da vida social, da qual fazem parte as práticas cotidianas, isto é, as produções e os modos de agir, de viver e de pensar de um grupo específico.

Qual a sua opinião sobre trabalhar com projetos educativos dentro da abordagem do multiculturalismo?

O trabalho docente na escola precisa visar o interesse dos alunos por outras culturas, precisa ser um trabalho fundamentado, que instigue nos estudantes a percepção para um mundo novo, um mundo melhor, onde o diferente tenha seu espaço, sua vez e seja respeitado.

Qual o papel da escola no multiculturalismo?

A educação multicultural oferece ao professor o melhor desempenho em sua tarefa pedagógica, valorizando a perspectiva do aluno e possibilitando a construção de um currículo mais próximo de sua realidade, pois uma formação multiculturalmente orientada, propiciará resultados que satisfaçam as necessidades da sociedade.

Qual o principal objetivo do multiculturalismo?

O multiculturalismo é um movimento social surgido nos estados unidos e tem como objetivos principais: a luta pelos direitos civis dos grupos dominados, excluídos por conta de não pertence a uma cultura e classe social considerada superior a euro americana, branco, letrado, masculino, heterossexual e cristão.

O que um profissional deve ter como habilidades para interagir em ambientes multiculturais?

Ele deve ter habilidade de liderança intercultural, bem como conhecer a estrutura, os princípios estratégicos e os valores da empresa e saber lidar com as diferenças. Valores universais, assim como características pessoais (como integridade, humildade e determinação), podem intensificar a inteligência cultural.

O que é um currículo multicultural?

Consiste em um estudo das questões culturais que perpassam na escola, no tratamento didático- metodológico com as diferenças, e no reconhecimento da diversidade cultural como parte integrante do contexto escolar de saberes e práticas docentes.

Quais são os tipos de currículo escolar?

Existem três tipos de manifestações de currículo:
  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito).

O que não pode faltar no currículo escolar?

Conheça os oito pontos que não podem faltar numa discussão sobre educação integral e currículo.
  1. Integrar diferentes áreas do conhecimento. ...
  2. Problematizar a hierarquização das disciplinas. ...
  3. Trabalhar em espaços de planejamento conjunto, com estímulo à formação dos professores.

Quais são as seis Macroáreas da Bncc?

A segunda mudança diz respeito à ampliação dos temas, enquanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) abordavam seis Temáticas, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta seis macroáreas temáticas (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde) englobando 15 ...

Quais são as seis Macroáreas da Base Nacional Comum curricular?

Para isso, os TCTs estão divididos em seis macro áreas temáticas:
  • - Meio Ambiente.
  • - Ciência e Tecnologia.
  • - Multiculturalismo.
  • - Cidadania e Civismo.
  • - Economia.
  • - Saúde.

O que são temas transversais na Bncc?

Os temas transversais são constituídos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) e compreendem seis áreas: Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis) , Meio Ambiente (Os ciclos da ...

Quais as características do multiculturalismo no Brasil?

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

O que é multiculturalismo exemplos?

Exemplos de Multiculturalismo

A coexistência de diversos grupos culturais as em um mesmo lugar é um exemplo de multiculturalidade e representatividade. Como quando temos em uma mesma sala de aula alunos e alunas afro-descendentes, indígenas, caucasianos e asiáticos.

Quais são os tipos de multiculturalismo?

Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.

Onde surgiu o termo multiculturalismo?

O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.

Quais são as vertentes do multiculturalismo?

Conforme Mclaren (1997) o multiculturalismo estaria sustentado em quatro vertentes: o conservador; o liberal por ingenuidade; o liberal de esquerda e o multiculturalismo crítico.

Qual o significado de sociedades multiculturais?

Uma sociedade multicultural é aquela que, em um mesmo território, abriga povos de origens culturais distintas entre si.

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