O que é um parecer ato administrativo?

Perguntado por: Bárbara Batista de Teixeira  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

Na visão do ilustrado jurista, os pareceres são atos de administração consultiva e são aqueles que “visam a informar, elucidar, sugerir providências administrativas a serem estabelecidas nos atos de administração ativa.

O que é um parecer administrativo?

Pareceres administrativos são manifestações de órgãos técnicos sobre assuntos submetidos à sua consideração. O parecer tem caráter meramente opinativo, não vinculando a Administração ou os particulares à sua motivação ou conclusões, salvo se aprovado por ato subsequente.

Qual a finalidade do parecer?

O parecer é um texto escrito por um especialista em determinado assunto com o objetivo de esclarecer, interpretar e explicar determinados fatos para um interlocutor que não possui a mesma experiência ou conhecimentos do parecerista.

Como fazer um parecer administrativo?

A elaboração de um parecer jurídico exige de seu autor competên- cia no assunto, assim como habilidade na redação, devendo considerar os princípios técnicos da linguagem escrita (conhecimento do vernácu- lo) e os princípios éticos e técnicos inerentes à matéria em análise.

O que é parecer no processo?

Parecer é a manifestação especializada sobre determinado assunto. Em termos jurídicos, o parecer é o entendimento emitido por um jurista com autoridade em determinada matéria. É um documento legal solicitado para o embasamento de uma decisão judicial.

[ CAFÉ COM SAINT CLAIR ] #EPS 1 - ATO ADMINISTRATIVO (PARECER)

34 questões relacionadas encontradas

O que é um parecer jurídico?

Parecer jurídico é um estudo especializado acerca de determinada situação específica, em que o advogado apresenta argumentos e fundamentos jurídicos, como doutrina, legislação e jurisprudência, com o objetivo de corroborar e dar fundamentos para defender determinada posição objeto de questionamento.

O que vem depois da juntada de parecer?

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão (clique no link para saber mais).

Como elaborar um parecer?

O parecer jurídico deve conter, assim:
  1. análise do tema demandado;
  2. referências doutrinárias;
  3. referências jurisprudenciais;
  4. indicações das legislações correlatas;
  5. informações técnicas que fundamentem a opinião ou interpretação do tema.

Como deve ser feito um parecer?

Um parecer jurídico deve conter: título, quem solicitou, assunto, ementa, relatório, fundamentação, conclusão e notas de rodapé com referências. É importante, além de possuir conhecimento sobre o tema, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento.

Como elaborar um parecer de um texto?

Em vez disso, procure discorrer sobre os méritos e defeitos do manuscrito, indicando claramente porque eles são assim julgados e como eles se expressam no texto. Também recomenda-se que o/a parecerista indique caminhos para as melhorias, sugira referências e destaque trechos pouco claros.

O que é um parecer técnico e qual sua finalidade?

Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável pela execução do programa, apresentando suas conclusões sobre a situação que está provocando a demanda ao concedente, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou ...

Para que serve o parecer técnico?

O parecer técnico é o documento utilizado para determinar se as especificações do material/serviço apresentadas pelos licitantes estão de acordo com as exigências ou restrições técnicas que constam no Edital. Dessa forma, o parecer técnico é indispensável nos processos licitatórios.

Quem faz um parecer?

Quem pode fazer um parecer jurídico? Um parecer é um laudo técnico com uma opinião de um especialista em um assunto específico sobre um tema que tenha relação com esse assunto. Dessa forma, qualquer especialista em qualquer área pode emitir um parecer sobre aquilo.

Qual a força de um parecer?

Assim, de regra, o parecer consubstancia uma opinião técnica, pessoal do emitente, ou seja, reflete apenas um juízo de valor, não vinculando o administrador, que tem a competência decisória, para praticar o ato administrativo de acordo ou não com o sugerido pelo consultor jurídico.

O que significa SMJ jurídico?

5) Isso quer significar que, com a exceção representada pela expressão final de um parecer ("É o que me parece, salvo melhor juízo [ou, de modo abreviado, s. m. j.]" - o que também pode ser dito de outra forma objetiva e impessoal ["É o que parece, salvo melhor juízo])", um parecerista, assim como todo e qualquer autor ...

Como dar um parecer de uma entrevista?

Como montar um parecer de uma entrevista?
  1. Identificação. Serve para apontar quem é o candidato avaliado e suas informações pessoais mais relevantes. ...
  2. Demanda. ...
  3. Técnicas utilizadas/procedimento. ...
  4. Análise. ...
  5. Conclusão. ...
  6. Cabeçalho. ...
  7. Exposição de motivos. ...
  8. Discussão/análise.

Como elaborar um parecer de um aluno?

Redigindo o Parecer Descritivo do Aluno:
  1. Levar em conta os destinatários;
  2. Utilizar linguagem cuidada, clara, simples, precisa e adequada ao público;
  3. Considerar o caráter oficial do documento;
  4. Observar ortografia, concordância e formatação;
  5. Nomear os pareces;
  6. Evitar palavras diminutivas;

Como fazer um parecer técnico simples?

III. Estrutura do parecer
  1. Identificação do solicitante, ou solicitantes;
  2. Descrição do objetivo do trabalho;
  3. Descrição dos motivos que tornam o parecer necessário;
  4. Indicação das questões/problema relevantes para o esclarecimento das dúvidas que deram origem ao parecer;
  5. Metodologia que será utilizada;

Como se faz um parecer contábil?

O Parecer Pericial Contábil deve ser uma peça escrita, na qual o perito-contador assistente deve visualizar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam a demanda.

Como fazer um parecer na área do trabalho?

O que deve conter em um parecer jurídico?
  1. análise do tema que foi solicitado;
  2. ideais e referências doutrinárias de especialistas jurídicos;
  3. referências jurisprudenciais contendo as tendências de posicionamento dos tribunais;
  4. indicação de dispositivos legais e legislações correlacionadas com o assunto;

Como fazer um parecer social passo a passo?

Saiba mais…
  1. Introdução: indica demanda judicial e os objetivos;
  2. Identificação dos Sujeitos: relação dos indivíduos envolvidos, somado aos principais dados pessoais de cada um;
  3. Metodologia: descrição dos métodos praticados para sua elaboração, esclarecendo a especificidade da profissão e os objetivos do estudo;

O que quer dizer juntada de petição de parecer?

A juntada de petição é o ato de juntar, aos autos de um processo judicial, um pedido que uma das partes faça ao julgador da lide, deixando registrado no processo o pedido em questão. Trata-se de um nome específico para um ato processual muito comum no cotidiano do advogado processualista.

Quanto tempo leva para o juiz analisar uma juntada de petição?

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

O que quer dizer juntada de parecer do Ministério Público?

É a manifestação do Ministério Público em uma ação, por meio da qual ele diz sua opinião sobre o pedido do autor, com base no que a lei dispõe sobre aquele assunto. O parecer do Ministério Público não obriga o juiz a proferir sentença segundo a posição do órgão.

Qual o valor de um parecer?

A tabela de honorários 2020 da OAB de São Paulo classifica que para a elaboração de um parecer avulso ou extrajudicial o advogado pode cobrar R$ 2.488,44.

Artigo anterior
Qual é a diferença entre Direito Penal e processo penal?
Artigo seguinte
Quantas pessoas formam uma organização?