O que a afasia causa?

Perguntado por: Álvaro Leonardo Figueiredo  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (37 avaliações)

A causa mais comum da afasia é o acidente vascular cerebral isquêmico (em que há falta de oxigênio no cérebro, causa da lesão cerebral) ou hemorrágico (em que há extravasamento de sangue no cérebro, causa da lesão cerebral).

O que a afasia pode causar?

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

O que pode afetar a fala?

Causas. Os distúrbios podem ser hereditários, como perdas auditivas ou gagueira, também podem ser adquiridos com o crescimento, como distorções ou trocas nos sons da fala, outra possibilidade desses problemas podem ter início súbito ou tardio, decorrentes de traumatismo craniano ou afasia após um AVC.

Como identificar a afasia?

Como identificar a Afasia de Broca
  1. A pessoa sente dificuldade em dizer palavras que querem, fazendo substituições que não fazem sentido no contexto;
  2. Dificuldade em construir uma frase com mais de duas palavras;

Quais são os tipos de afasia?

Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.

O QUE É AFASIA?

27 questões relacionadas encontradas

Qual afasia mais comum?

A mais comum das doenças neurológicas que levam a afasia, são os acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

O que é a afasia de Wernicke?

A afasia de Wernicke é um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade de fala. Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido.

Como avaliar a afasia de Broca?

Os indivíduos com afasia de Broca frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (por exemplo, "toque no nariz depois de tocar no pé"), mas não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis.

O que acontece quando uma pessoa não consegue falar?

A afasia é caracterizada pela perda da linguagem como consequência de uma lesão cerebral, em geral do lado esquerdo do cérebro.

Como diagnosticar apraxia da fala?

Principais sinais e sintomas
  1. Fala arrastada;
  2. Discurso com um número limitado de palavras;
  3. Distorção de alguns sons;
  4. Pausas entre sílabas ou palavras.

Qual parte do cérebro afeta a fala?

Antes da pesquisa, havia consenso entre os pesquisadores sobre onde ficava a Área de Wernicke, local onde o discurso falado ou escrito é interpretadodentro do córtex cerebral. A região recebeu este nome em homenagem ao cientista alemão Karl Wernicke, responsável por desvendá-la no século 19.

Quais os tipos de distúrbios da fala?

Classificação e tipos de distúrbios de linguagem
  • 1 – Disartria: ...
  • 2 – Disglossia: ...
  • 3 – Disfemia. ...
  • 4 – Afasias. ...
  • 5 – Dislexia. ...
  • 6 – Distúrbio Específico da Linguagem (DEL) ...
  • 7 – TDAH ou Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. ...
  • 8 – Discalculia.

Quais são os distúrbios de fala?

Os distúrbios de desenvolvimento da fala e da linguagem (oral e escrita) de causa idiopática em crianças e adolescentes são aqueles que não ocorrem em conjunto com outras anormalidades, tais como: deficiência mental, paralisia cerebral, deficiências auditivas e outras.

Como reverter afasia?

O tratamento da afasia é feito pela estimulação da linguagem e é planejado especificamente para cada caso. Conhecendo as condições exatas em que se encontra o paciente, o terapeuta irá ajudá-lo a conectar as habilidades que permaneceram e as que foram perdidas, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central.

Como cuidar de uma pessoa com afasia?

O tratamento da afasia é iniciado, na maioria dos casos, com sessões de terapia da linguagem no consultório de um fonoaudiólogo, através de atividades que estimulem as áreas do cérebro afetadas.

Qual lado do AVC afeta a fala?

Quando uma pessoa é ferida no lado esquerdo do cérebro, onde o centro de línguas está localizado (que se refletirá no lado direito do corpo), pode sentir a sua fala afectada e as competências linguísticas diminuídas (afasia). Afasia é um distúrbio de linguagem com prejuízo para a comunicação e compreensão auditiva.

O que é apraxia de fala?

É um distúrbio motor da fala, caracterizado pela dificuldade de programação e planejamento das seqüências dos movimentos motores da fala, resultando em erros de produção dos sons (Hall, 2007).

O que causa fala enrolada?

Disartria é uma alteração da fala, geralmente, provocada por um distúrbio neurológico, como um AVC, paralisia cerebral, doença de Parkinson, miastenia gravis ou esclerose lateral amiotrófica, por exemplo.

Quais são os sinais de um derrame?

Quais são os principais sintomas?
  • Perda súbita da força, formigamento e/ou dormência em um dos lados do corpo.
  • Dificuldade repentina de falar ou compreender o que se fala.
  • Perda visual, particularmente quando afeta um lado só
  • Tontura ou desequilíbrio súbitos.
  • Dor de cabeça intensa.

Como fazer uma anamnese fonoaudiológica?

Perguntas como: “Qual é a queixa que o trouxe aqui?”, ” Tem alguma doença atualmente ou já tratou de alguma?”, “Faz uso de algum medicamento?”, “Alguém da família tem algum problema semelhante?”. São bem comuns e quanto mais detalhes forem passados ao fonoaudiólogo, melhor será a anamnese.

Qual é o diagnóstico fonoaudiológico para pacientes neurológicos com afasia?

O diagnóstico é clínico, incluindo geralmente testes neuropsicológicos, com imagem do encéfalo (TC, RM) para identificar a causa. O prognóstico depende da natureza e extensão da lesão e da idade do paciente. Não há tratamento específico, mas a fonoaudiologia pode promover a recuperação.

O que é um paciente com afasia de Broca?

Afasia de Broca, é a afasia de expressão, do tipo não fluente. O doente pode apresentar supressão de fala e de escrita. A compreensão da linguagem está preservada. Afasia de condução, do tipo fluente com hesitações e autocorreções.

Qual a diferença entre a afasia de Broca e a afasia de Wernicke?

Enquanto na afasia de Broca, a fala é perturbada, mas a compreensão está intacta, na afasia de Wernicke, a fala é fluente, mas a compreensão é pobre. A afasia de condução é provocada por lesão do feixe arqueado, feixes que conectam a área de Broca com a área de Wernicke.

Como tratar afasia de Wernicke?

Em que consiste o tratamento

Geralmente o tratamento é realizado com fonoaudiólogos e terapeutas da fala, que ajudam na reabilitação da afasia através de exercícios de estimulação cognitivo-linguística e estimulam as regiões do cérebro afetadas, com exercícios.

Qual a função da área de Broca e Wernicke?

Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.

Artigo anterior
Quanto rende na poupança 189 milhões?
Artigo seguinte
Quais são as serras mais perigosas do Brasil?