O quê 3 Capacitismo?

Perguntado por: Hugo Leandro de Barbosa  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (13 avaliações)

O capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão perfeito denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

O que é o capacitismo?

Falar que alguém é cego por não te cumprimentar na rua ou que deu mancada por cometer um erro são exemplos clássicos de capacitismo, o preconceito contra pessoas com deficiência. O termo, que vem da tradução do inglês 'Ableism', significa destratar ou ofender uma pessoa por sua deficiência.

O que é um discurso capacitista?

O discurso de superação atribuído a uma pessoa com deficiência quando ela realiza uma atividade ou uma conquista é outro exemplo que escancara o capacitismo estrutural da nossa sociedade, porque mostra quantos direitos são negados e políticas de acesso ainda são necessárias para que essas pessoas tenham vidas justas.

Quem são os capacitistas?

É comum vermos pessoas se referindo às pessoas com deficiência, inclusive aos atletas com deficiência, como um exemplo de superação. Esse termo é capacitista por considerar a deficiência da pessoa como algo que a define por completo e a impede de viver em sociedade, algo que precisa ser superado.

O que são atitudes capacitivas?

Em linhas gerais, o capacitismo é o preconceito que tem como base a “capacidade” de outros seres humanos. Principalmente, quando se pensa na parcela da população que possui algum tipo de deficiência.

Você sabe o que é CAPACITISMO?

39 questões relacionadas encontradas

O que é capacitismo e como ele se manifesta?

O capacitismo significa a discriminação de pessoas com deficiência, sua tradução para o inglês é ableism. O termo é pautado na construção social de um corpo padrão perfeito denominado como “normal” e da subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências.

Como o capacitismo se manifesta?

O capacitismo se manifesta todos os dias de diferentes maneiras: quando você usa um banheiro para pessoas com necessidades especiais ou quando questiona a necessidade de que um banheiro especial seja instalado em uma empresa ou mesmo em um espaço público; quando diz ao colega (que você sabe ser portador de alguma ...

Quais dessas perguntas e expressões são capacitistas?

8 expressões capacitistas para excluir do dia a dia
  1. Dar uma de João sem braço. Explicação: não ter um braço é uma condição física, não comportamental. ...
  2. Dar uma mancada. ...
  3. Está cego/surdo? ...
  4. Estar mal das pernas. ...
  5. Fingir demência. ...
  6. Não ter braço para alguma coisa. ...
  7. Retardado. ...
  8. Ceguinho/ Mudinho.

Como se chama o preconceito com deficientes?

O capacitismo é uma forma de preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma preconcepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

O que são as expressões capacitistas E qual a razão de precisarmos Tirá-las de nosso vocabulário?

Capacitismo é, por definição simplificada, o nome dado ao ato de discriminar pessoas com deficiência (PCD) - seja ela física ou mental - ao enxergá-las com um olhar de superioridade, como se fossem incapazes ou tivessem menos valor dentro da sociedade.

O que significa o termo capacitismo e por que não é ideal Utilizá-lo?

O consenso é que o capacitismo é uma forma de preconceito com pessoas com deficiência, e está enraizado na sociedade. Como o termo diz, envolve uma pré-concepção sobre as capacidades que uma pessoa tem ou não devido a uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência.

Porque o capacitismo é algo ruim para a sociedade?

O capacitismo, assim, é uma manifestação de preconceito para com as pessoas com deficiência ao pressupor que existe um padrão corporal ideal e a fuga desses padrões torna as pessoas inaptas para as atividades na sociedade. ... O Capacitismo nega a cidadania ao enfatizar a deficiência e não a pessoa humana.

Qual a lei do capacitismo?

A discriminação das pessoas com deficiência, ou seja, o capacitismo, é, inclusive punida por lei. A Lei Brasileira de Inclusão, instituída em 2016, define no art. 4 que “toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades com as demais pessoas e não sofrerá nenhuma espécie de discriminação”.

O que é capacitismo e como combatê lo?

De acordo com Luciana Maia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, "o capacitismo é um preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial (...)

Qual é o sinônimo de preconceito?

30 sinônimos de preconceito para 3 sentidos da palavra preconceito: Opinião e atitude desfavorável e de discriminação: 1 discriminação, intolerância, hostilidade, implicância, perseguição, desconfiança, rejeição, repúdio, aversão, exclusão, repressão, violência, agressão, xenofobia, xenofobismo, prevenção, antepaixão.

O que é o Setembro Verde?

É o mês da Conscientização da Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) e da Luta das Pessoas com Deficiência, ou seja, um período destinado a intensificar forças na conscientização e mobilização rumo a uma sociedade mais justa e inclusiva.

Como xingar alguém sem ser capacitista?

Perguntar se alguém "está cego" porque não viu algo, dizer que "deu uma de João sem braço" ou que fulano tem "problema mental" para ofender, chamar um chefe de "psicopata" ou "bipolar", falar para alguém "deixar de ser retardado" — são apenas alguns exemplos.

O que é capacitismo e como atitudes aparentemente inocentes podem ferir os outros?

O que é capacitismo e como atitudes aparentemente inocentes podem ferir os outros. O termo 'capacitismo' foi traduzido de uma forma inglesa, ableism. Ele é usado para descrever a discriminação, o preconceito e a opressão contra pessoas com deficiência, mas não apenas isso.

Quais as consequências do capacitismo?

As consequências do capacitismo

É isto que ocorre quando se discrimina alguém por conta de uma deficiência. Assim, o capacitismo é uma prática que marginaliza a pessoa com deficiência e a impede de desenvolver seu potencial junto de outros grupos, ver e viver o mundo lá fora.

Como o capacitismo caracteriza as pessoas com deficiência?

Esse comportamento de segregação da sociedade na relação com as pessoas com deficiência pode ser caracterizado como uma manifestação do capacitismo. O capacitismo consiste na desvalorização e desqualificação das pessoas com deficiência com base no preconceito em relação à sua capacidade corporal e/ou cognitiva.

O que é capacitismo e como evitar?

De forma resumida, capacitismo é o termo que define a discriminação de pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes (NDs). ... Se isso é uma novidade para você, vale a pena tentar entender o que ele significa e o mal que ele pode fazer às pessoas com deficiência, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.

O que diz a lei LBI?

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é um conjunto de normas destinadas a assegurar e a promover, em igualdade de condições, o exercício dos direitos e liberdades fundamentais por pessoas com deficiência, visando à sua inclusão social e a cidadania.

O que diz o artigo 88 da lei brasileira de inclusão?

88. Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência: Pena – reclusão, de 1 (um) a 3 (três) anos, e multa.

O que o governo pode fazer para diminuir o capacitismo?

Em resumo. Ainda há muito para avançar em inclusão e o capacitismo não deve ser empregado em nossas vidas. Para isso é importante buscar conhecer ações e palavras que não o promovam. O respeito e a escuta devem ser o guia, e as leis estão à disposição para serem utilizadas.

Porque os deficientes sofrem preconceito?

Além da falta de acessibilidade física, como rampas e elevadores, a ausência de uma cultura mais inclusiva (barreiras atitudinais) aumenta o preconceito com deficientes, colocando-os em situações de constrangimento.

Artigo anterior
O que são frutos e rendimentos?
Artigo seguinte
Qual o papel da escola no processo de aprendizagem do aluno?