Não tinha chego ou não tinha chegado?
Perguntado por: Martim Bruno Carvalho de Pinho | Última atualização: 13. Juni 2025Pontuação: 4.6/5 (61 avaliações)
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.
Não tinha chego ou chegado?
Qual é o correto, “chego” ou “chegado”? O verbo “chegar” é um verbo regular de 1ª conjugação. Segundo a gramática normativa, o particípio desse verbo é “chegado”, não aceitando a ocorrência de “chego” para indicar o particípio.
Deve ter chegado ou deve ter chego?
Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem a forma regular (chegado), e não a forma irregular (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado; Dê uma chegada (não um chego) aqui.
Como conjugar o verbo chego?
- Presente. euchego-o. tuchega-lo. elechega-o. ...
- Pretérito Imperfeito. euchegava-o. tuchegava-lo. elechegava-o. ...
- Pretérito Perfeito. eucheguei-o. tuchegaste-o. elechegou-o. ...
- Pretérito Mais-que-perfeito. euchegara-o. tuchegara-lo. ...
- Futuro do Presente. euchegá-lo-ei. tuchegá-lo-ás. ...
- Futuro do Pretérito. euchegá-lo-ia. tuchegá-lo-ias.
Tinha chegado atrasado ou tinha chego atrasado?
Incorreto: ele tinha chego atrasado. Correto: ele tinha chegado atrasado.
"Chego” ou “chegado”? - Prof. Noslen explica!
Como fica o verbo chegar no passado?
Por que não posso usar a construção “tinha chego”? No caso do verbo “chegar”, a norma padrão da língua portuguesa só aceita o particípio passado “chegado”.
Como se conjuga o verbo chegar no passado?
- Presente. eu. chego. chegas. chega. chegamos. chegais. ...
- Pretérito Perfeito. eu. cheguei. chegaste. chegou. chegámos. chegastes. ...
- Pretérito Imperfeito. eu. chegava. chegavas. chegava. chegávamos. chegáveis. ...
- Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. chegara. chegaras. chegara. chegáramos. chegáreis. ...
- Futuro. eu. chegarei. chegarás. chegará chegaremos.
É correto dizer eu trago?
O termo “trago” se refere aos verbos “trazer” e “tragar”, quando conjugados na primeira pessoa do singular, no presente do modo indicativo. Dessa forma, estão gramaticalmente corretos enunciados como: Eu trago notícias. Então eu trago o péssimo vinho.
Foi pegado ou foi pego?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego.
Foi entregue ou foi entregado?
Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta. Entregue utiliza-se com os verbos auxiliares ser e estar : – A proposta está entregue.
Onde eu chego ou aonde eu chego?
Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência.
Tinha chegado ou havia chegado?
O verbo CHEGAR, por exemplo, só apresenta uma forma para o particípio, que é a forma regular CHEGADO. Portanto devemos dizer sempre: “Ele tinha chegado atrasado.”
É chegado a hora ou é chegada a hora?
Sem dúvida, Luana: o correto é “chegado”, o único particípio do verbo chegar que a norma culta admite no Brasil e em Portugal.
Como você costuma usar o verbo chegar chegar em ou chegar a?
Curiosamente, na linguagem coloquial, alguns verbos são frequentemente utilizados com a preposição inadequada do ponto de vista da norma padrão. É o caso dos verbos “chegar” e “ir”, que devem ser regidos pela preposição “a” (que indica movimento), e não pela preposição “em”. Observe: Cheguei em minha casa.
Tinha mandado ou tinha mando?
Recentemente, por um efeito de contágio, muita gente tem usado formas como “tinha mando” e “tinha canso”, quando o correto seria: “tinha mandado” e “tinha cansado”. Aliás, com particípios regulares, use sempre os verbos ter e haver: “tinha mandado”, “tinha cansado”, “havia pagado”.
Foi comprado ou foi compro?
Os verbos COMPRAR, CHEGAR, TRAZER e FALAR não são abundantes, o que significa que só têm um particípio, que é regular: COMPRADO, CHEGADO, TRAZIDO e FALADO. Não se deve, portanto, em tempo algum ou por qualquer razão, usar as construções TINHA COMPRO, TINHA CHEGO, TINHA TRAGO ou TINHA FALO.
E faz ou fazem?
Diferença entre “faz” e “fazem”
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".
Como divulgar um produto de uma amiga?
Como calcular 5 por cento de um valor?