Modernidades o que são?

Perguntado por: Kyara Tavares Correia  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 5/5 (62 avaliações)

O historiador alemão Reinhart Koselleck compreende a emergência de uma nova concepção de História, no século XVIII, como o principal acontecimento que instaura a modernidade.

O que é o conceito de modernidade?

Modernidade é algo que está inevitavelmente ligado a tudo aquilo que é recente e atual, é a expressão daquilo que é "moderno". De um ponto de vista histórico, modernidade refere-se à história dos "Tempos Modernos", desde o Renascimento até à atualidade.

Como se originou a modernidade?

O conceito de modernidade surgiu a partir de fenômenos ocorridos nos século XVIII, como Iluminismo, Revolução Industrial e Revolução Francesa. A partir desse momento, a racionalidade tornou-se a principal forma de conceber o mundo.

Qual é o conceito de Pós-modernidade?

O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.

O que é a modernidade na filosofia?

O que é modernidade? Do ponto de vista filosófico, “modernidade” à consolidação de uma sociedade que não se vale mais da Religião como sistema de organização social. O conhecimento científico e a racionalidade renascentistas vai de forma crescente abalando a sociedade tradicional.

O que é a Modernidade?

25 questões relacionadas encontradas

O que foi o renascimento para a filosofia?

Filosofia no Renascimento. Dá-se o nome de Renascimento ao movimento de renovação intelectual ocorrido na Europa dentro da transição do feudalismo para o capitalismo. ... Em termos filosóficos, o Renascimento representa um distanciamento do cristianismo e da lógica e uma aproximação ao Humanismo.

O que foi a modernidade europeia?

A modernidade europeia é um período marcado por reformas e revoluções. O humanismo, o renascimento e as reformas protestantes são dessa época.

Quais são as características da Pós-modernidade?

As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...

O que é a modernidade e a Pós-modernidade?

Pós-modernidade é o estado ou condição de ser pós-moderno - depois ou em reação àquilo que é moderno, como na arte pós-moderna. A modernidade é definida como um período ou condição largamente identificado com a Revolução Industrial, a crença no progresso e nos ideais do Iluminismo.

Qual a diferença entre modernismo e pós-modernismo?

Pode-se dizer que o discurso do modernismo é um referencial no sentido que vê a linguagem como meio de expressão de alguma coisa além de si mesma. ... O discurso pós-moderno começa com a idéia de que os sistemas têm sua própria vida, o que os torna independentes do controle humano.

O que ocorreu na sociedade com o surgimento da modernidade?

Com isso podemos associar o surgimento da modernidade ao período da Revolução Industrial e avanço do capitalismo, que criaram uma ruptura entre produção artesanal e a industrial e, consequentemente, à globalização que interligou os estados-nação, originando uma cultura mundial.

O que foi o projeto da modernidade?

Em síntese, o projeto da modernidade visou um processo de desenvolvimento de suas três esferas principais e independentes: ciência, moral e arte, fundamentadas pela razão, sem a intervenção da esfera política, estado e da economia, que é designada pelo modo de produção ou sistema capitalista.

Quando surge a sociedade moderna *?

Cronologicamente, a Idade Moderna começou com a conquista de Constantinopla pelos otomanos em 1453 e se encerrou com a tomada da Bastilha em 1789.

Qual o sinônimo de modernidade?

9 sinônimos de modernidade para 2 sentidos da palavra modernidade: Qualidade do que é atual: 1 atualidade, contemporaneidade, hodiernidade, modernice, modernismo, novidade.

O que é modernidade na religião?

Nos séculos XIX e XX a religião sofreu influências das ideologias modernas e adaptou-se. O pluralismo e os novos movimentos religiosos são frutos do processo de secularização na modernidade, denotando as modificações ocorridas no campo religioso ocidental.

Quem determina o que é moderno?

Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. ... O antigo assim participa da ambiguidade de conceitos oscilando entre a sabedoria e a senilidade.

O que a modernidade defende?

Entende-se por modernidade a era em que o desenvolvimento do conhecimento humano passou a ter por base a razão, especialmente na sua dimensão instrumental, e a ciência moderna, que surge a partir dos séculos XVI e XVII, se integrando às esferas econômica, política, cultural e social.

Quais são as principais críticas do pensamento Pós-moderno a modernidade?

Autores de orientação pós-modernista se multiplicavam, e dentro do escopo geral de crítica à modernidade e ao positivismo, focaram na relevância do discurso, do relativismo, da personalização e das relações de poder no que chamam de "construção" da verdade e do conhecimento.

O que é Pós-modernidade ou modernidade líquida e quais são as suas consequências para o ser humano?

 O conceito de modernidade líquida foi desenvolvido pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman e diz respeito a uma nova época em que as relações sociais, econômicas e de produção são frágeis, fugazes e maleáveis, como os líquidos. ... Para alguns, a pós-modernidade representa conhecimento.

Quais são os três aspectos mais importantes da Pós-modernidade?

Principais características do pós-modernismo
  • Individualismo e subjetividade.
  • Hedonismo, consumismo e narcisismo.
  • Comunicação e indústria cultural.
  • Imprecisão e espontaneidade.
  • Liberdade artística e formal.
  • Arte destituída de hierarquizações.
  • Ausência de valores.
  • Niilismo artístico.

Quais são as características do sofrimento na Pós-modernidade?

A pós-modernidade nos apresenta novas configurações de sofrimento psíquico que se refletem em um sujeito imediatista, fragmentado, narcisista, desiludido, ansioso, hedonista, deprimido, embora também informatizado, buscando independência, autonomia e defesa dos seus direitos.

Quais são as características e principais autores do Pós-modernismo?

Dentre os principais autores deste período estão: João Guimarães Rosa,Clarice Lispector, Nelson Rodrigues, Adélia Prado, Autran Dourado, Haroldo de Campos, João Ubaldo Ribeiro, João Cabral de Melo Neto e Mário Quintana. No fim da década de 1940, a prosa de ficção brasileira passa por uma transformação radical.

Quais são os pilares da modernidade?

Para viabilizar e concretizar seu ambicioso projeto de racionalização da vida coletiva e individual, a modernidade teve de assentar-se em bases sólidas. Boaventura de Sousa Santos trabalha com a noção segundo a qual a modernidade assentaria em dois pilares fundamentais: regulação e emancipação7.

Quais as principais características da modernidade na filosofia?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.

O que é a modernidade na literatura?

Na literatura, consideramos modernidade o momento que muitos artistas criam seus textos literários procurando romper com toda a tradição anterior, ansiando por uma arte sem heranças do passado.

Artigo anterior
O que é significa balbuciou?
Artigo seguinte
Quem sao os acautelados?