Qual o principal fármaco utilizado em situações de choque cardiogênico?

Perguntado por: Matias William Loureiro Marques Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (65 avaliações)

A adrenalina é um fármaco simpaticomimético com afinidade para se ligar aos recetoresαeβadrenérgicos. Este fármaco aumenta a pressão arterial média por aumentar o débito cardíaco e o tónus vascular periférico9, sendo por isso considerado o seu uso nos indivíduos em choque.

Qual o tratamento para choque cardiogênico?

Para pacientes em Choque Cardiogênico, a angioplastia primária é o tratamento de eleição. Pacientes com essa complicação em vigência de um IAM com Supra de ST devem ser transferidos assim que possível e no menor tempo possível para um laboratório de hemodinâmica.

Qual a principal causa do choque cardiogênico?

O choque cardiogênico ocorre devido à incapacidade do ventrículo esquerdo em gerar fluxo arterial adequado para entrega de sangue oxigenado para os tecidos periféricos. A causa mais comum de choque cardiogênico é o IAM extenso que deprime a contratilidade miocárdica.

Como é feito o choque cardiogênico?

O choque cardiogênico é o resultado de um baixo débito cardíaco levando a uma hipoperfusão tecidual, falência de múltiplos órgãos e morte. A despeito da evolução na medicina seu prognóstico ainda é muito ruim, com mortalidade acima de 40%. A escassez de ensaios clínicos randomizados torna o tratamento uniforme.

Quando deve ser usado as drogas dopamina e noradrenalina em paciente com choque cardiogênico?

A dopamina pode ser utilizada em baixas doses, associada ao uso de dobutamina e/ou noradrenalina no tratamento do choque cardiogênico e do choque séptico, com o objetivo de aumentar o fluxo hepático, esplâncnico e renal.

Choque Cardiogênico e Fármacos Mais Utilizados

15 questões relacionadas encontradas

Quando usar noradrenalina e adrenalina?

Vale salientar ainda que a adrenalina e a noradrenalina possuem uso terapêutico. A adrenalina é usada, por exemplo, como estimulante cardíaco, e a noradrenalina, no tratamento de choque séptico.

Quando usar a dopamina?

O cloridrato de dopamina é um remédio injetável, indicado em estados de choque circulatório, como choque cardiogênico, pós-infarto, choque séptico, choque anafilático e retenção hidrossalina de etiologia variada. Este medicamento deve ser administrado por um profissional de saúde treinado, diretamente na veia.

O que é um choque cardiogênico?

PALAVRAS-CHAVE: Choque cardiogênico; Insuficiência cardíaca; Balão de contrapulsação aórtica. O choque cardiogênico caracteriza-se por uma hipoperfusão tecidual sistêmica devido à incapacidade do músculo cardíaco de gerar um débito adequado às necessidades metabólicas do organismo.

Qual é a causa do choque?

O choque tem diversas causas: Volume de sangue reduzido, função de bombeamento do coração inadequada ou alargamento (dilatação) excessivo dos vasos sanguíneos.

Como é choque no coração?

O choque cardiogênico acontece quando o coração perde sua capacidade para bombear sangue em quantidade adequada para os órgãos, causando diminuição acentuada da pressão arterial, falta de oxigênio nos tecidos e acúmulo de líquidos nos pulmões.

Quais as causas do choque cardiogênico e seus sinais e sintomas?

Os sintomas que podem indicar um possível choque cardiogênico são:
  • Respiração rápida;
  • Aumento exagerado do batimento cardíaco;
  • Desmaio repentino;
  • Pulso fraco;
  • Suor sem causa aparente;
  • Pele pálida;
  • Pés e mãos frios;
  • Diminuição da quantidade de urina.

O que causa o choque hipovolêmico?

O choque hipovolêmico acontece quando há uma hemorragia em que se perde muito sangue. Essa situação, geralmente, acontece após acidentes de trânsito, quedas de grande altura, hemorragia interna, úlceras ativas, feridas ou cortes profundos e menstruação intensa.

O que pode causar um choque séptico?

Quais as causas do choque séptico? Geralmente, o choque séptico é causado por uma infecção bacteriana. Vírus e fungos também podem causar o choque séptico. As toxinas liberadas pelos agentes invasores podem causar danos graves aos tecidos e resultar em funções reduzidas dos órgãos e pressão arterial baixa.

Quais os cuidados de enfermagem ao paciente em choque cardiogênico?

Introdução e Objetivos: O Choque Cardiogênico apresenta elevados índices de mortalidade e complicações que afetam o bem-estar global do indivíduo. Um dos principais cuidados de enfermagem para pacientes neste quadro é a manutenção e monitorização hemodinâmica do balão intra-aórtico e prevenção de agravos.

Como o Isordil ajuda no tratamento do choque cardiogênico?

Como o Isordil funciona? O dinitrato de isossorbida, por possuir uma ação miorelaxante direta sobre a circulação coronariana e circulação venosa, faz com que haja um aumento do fluxo coronário e redução da pré-carga.

O que fazer depois de tomar um choque leve?

Primeiros socorros
  1. A primeira medida é interromper o contato da pessoa com a fonte elétrica. Desligue a chave geral. ...
  2. Depois desses cuidados iniciais, verifique se a pessoa está respirando, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie a reanimação cardíaca.

Quais os tipos de choque e suas causas?

O estado de choque pode surgir por diversas causas e, para cada caso, o choque tem uma definição específica, como choque anafilático, séptico ou hipovolêmico, por exemplo.
...
5 principais tipos de choque: sintomas e tratamento
  1. Choque séptico. ...
  2. Choque anafilático. ...
  3. Choque hipovolêmico. ...
  4. Choque cardiogênico. ...
  5. Choque neurogênico.

O que acontece quando uma pessoa entra em choque?

O estado de choque caracteriza-se por uma oxigenação insuficiente dos órgãos vitais, que acontece devido a uma insuficiência circulatória aguda, que pode ser causada por fatores como trauma, perfuração de órgãos, emoções, frio ou calor extremo, cirurgias, entre outros.

Quais os 4 tipos de choque?

O choque pode ser classificado em 4 tipos principais, baseados tradicionalmente no seu perfil hemodinâmico: hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo.

Quando usar Dobutamina?

Cloridrato de Dobutamina é indicado quando é necessário o suporte inotrópico para o tratamento de pacientes com estados de hipoperfusão nos quais o débito cardíaco é insuficiente para suportar as demandas circulatórias.

Qual a indicação da dopamina em terapia intensiva?

As indicações principais da Dopamina estão relacionadas aos estados de baixo débito com volemia controlada ou aumentada (efeito beta adrenérgico).

Qual a contra indicação da dopamina?

Quais as contraindicações do Dopamina? A Dopamina não deve ser administrado a pacientes com feocromocitoma, ou com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, hipertireoidismo, em presença de taquiarritmias não tratadas ou de fibrilação ventricular.

Quando é usado a noradrenalina?

A noradrenalina atua como um importante vasoconstritor, ou seja, na contração dos vasos sanguíneos. Sua ação ocorre principalmente na modulação da pressão sanguínea, sendo utilizada, assim, em tratamentos médicos, como em casos de choque séptico, como veremos mais adiante.

Quando se usa noradrenalina?

A noradrenalina apresenta grande utilidade em pacientes em choque séptico, uma condição que pode levar muitas pessoas à morte. Nesse caso, a noradrenalina é utilizada como uma droga vasopressora, uma vez que, no choque séptico, é comum um aumento da vasodilatação, que ocasiona a hipotensão arterial.

Quando é indicado adrenalina?

A adrenalina autoinjetável é indicada para o tratamento de situações de emergência, com reações alérgicas graves ou anafilaxia, comumente provocada por alimentos, medicamentos, picadas ou mordeduras de insectos e outros alergênios.

Artigo anterior
Quem paga o exame de DNA na ação de investigação de paternidade?
Artigo seguinte
Quais os países que têm Polícia Militar?