Magistrados que defendiam os direitos da plebe?

Perguntado por: João Miguel Guerreiro Pinho  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.6/5 (58 avaliações)

14. Magistrados que defendiam os direitos da plebe. Resposta: Tribunos.

Qual era a função dos tribunos da plebe?

Estes tribunos tinham o poder de convocar e presidir a Assembleia da plebe ("Concilium Plebis"), de convocar uma reunião do Senado, de propor novas leis, de intervir em nome dos plebeus em assuntos legais e, mais importante, de interpor um veto às ações dos cônsules e outros magistrados para proteger os interesses da ...

Qual o conteúdo da lei do Tribunato da plebe?

Com os tribunos, a plebe estava garantida contra atos arbitrários praticados pelos magistrados patrícios, uma vez que os tribunos, cuja inviolabilidade pessoal era-lhes conferida mediante lei sagrada, eram detentores de poder de intercessio, isto é, podiam vetar, com exceção dos períodos durante as guerras.

Quais foram as conquistas da plebe?

No processo de lutas sociais, os plebeus obtiveram outras conquistas importantes na República romana tais como a abolição da escravidão por dívidas, a criação do cargo de Tribuno da Plebe — magistrado que defenderia os plebeus com o poder de vetar medidas governamentais que prejudicassem a plebe —, reconhecimento e ...

Como eram escolhidos os tribunos da plebe?

O cargo de tribuno da plebe surgiu após a primeira secessão ou separatismo de um conjunto de plebeus, que no ano 494 a. ... Foi assim que se instituíram os cargos de tribuni plebis ou tribunos da plebe. Os tribunos da plebe eram eleitos anualmente pela Assembleia da Plebe.

República - Caracterísicas gerais das magistraturas - Patrícios e Plebeus

40 questões relacionadas encontradas

O que foi a tribuna da plebe como os plebeus alcançaram essa conquista?

Os plebeus conquistaram o direito de eleger os tribunos da plebe nas assembleias, de forma que esta representação política dos plebeus durou cerca de quinhentos anos, aumentando os seus direitos ao longo desse tempo, quando chegaram a ocupar importantes cargos romanos no período republicano.

O que foi a criação do cargo de tribuno da plebe?

Os tribunos da plebe foram uma instituição política que representava os plebeus na República Romana. O primeiro Tribuno da Plebe foi instituído em 493 a.C. - Convocar reuniões do Senado. - Enviar aos senadores as reivindicações dos plebeus.

Como foi a conquista dos plebeus?

Outra conquista dos plebeus com a Lei das Doze Tábuas foi o fim da escravidão por dívidas. ... Aos poucos a camada mais rica dos plebeus, os nobilitas, passou a se assimilar à camada mais pobre dos patrícios. Dessa forma, os Tribunos da Plebe acabaram se aproximando mais dos interesses patrícios que plebeus.

Quais foram as conquistas dos plebeus que foram inseridas nas leis das XII Tábuas?

Essas leis, criadas em 450 a.C., ficaram conhecidas como as Leis das Doze Tábuas. Cinco anos depois, outra revolta exigiu a permissão do casamento entre plebeus e patrícios. Através da Lei da Canuléia, que liberou os casamentos, os plebeus puderam ascender socialmente e ampliar sua participação política.

O que foi a plebe?

Outra classe que formavam a Roma Antiga era a dos plebeus. Esses, por sua vez, eram comerciantes, camponeses e artesãos. Os plebeus eram povos oriundos de cidades conquistadas pelos romanos. Embora fossem pessoas livre, eles não tinham direitos de cidadãos como os plebeus.

O que foi definido no Tribunal da plebe?

O Conselho da plebe ou Concílio da plebe (em latim: "Concilium Plebis"), chamada também de Assembleia da plebe, era a principal assembleia popular da República Romana. Funcionava como uma assembleia legislativa através da qual os plebeus podiam aprovar leis, eleger seus magistrados e julgar casos jurídicos.

Qual era o conteúdo da Lei das Doze Tábuas?

A Lei das Doze Tábuas foi um conjunto de leis elaboradas no período da República romana, por pressão dos plebeus. Instituídas em 451 a.C., ali estavam escritas as leis que determinavam como deveriam ser os julgamentos, as punições para os devedores e o poder do pai sobre a família.

Quem são os tribunos?

Funcionário público da Roma antiga. Havia dois tipos de tribunos: os tribunos militares e os tribunos do povo. Os primeiros tribunos militares eram chefes dos soldados que as várias tribos romanas forneciam ao exército da república. ... Os tribunos do povo eram funcionários eleitos para proteger os direitos dos plebeus.

Qual era a função dos patrícios?

Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.

O que determina a lei Canuléia?

Em 445 a.C., pela Lei Canuléia permitiu- se o casamento entre plebeus e patrícios. ... Em 300 a.C., os plebeus conquistaram o direito ao exercício de cargos sacerdotais. Assim no decorrer do tempo os plebeus foram ganhando direitos políticos em Roma.

Quando foi criado o Tribunal da plebe o que isso representou para os plebeus?

O Tribunato da Plebe foi criado em 493 a.C., para defender os plebeus em suas reivindicações e direitos, impedindo que fossem aprovadas leis contrárias aos seus interesses no seio da República romana.

O que definiu a lei Frumentária?

Lei Frumentária, foi uma lei proposta pelo Tribuno da Plebe, Caio Graco, em 123 a.C., que estabelecia a obrigatoriedade do Estado romano vender trigo para a Plebe, a preços subsidiados (abaixo do valor de mercado).

Quem elaborou a lei das 12 Tábuas?

Esta lei foi um dos resultados da luta por igualdade levada a cabo pelos plebeus em Roma. A escola tradicionalista atribui ao tribuno da plebe, Gaio Arsa a criação de uma magistratura no ano de 461 a. C. encarregada de fazer redigir uma forma de lei que diminuísse o arbítrio dos cônsules.

Quais foram as primeiras leis escritas para os romanos?

A Lei das XII Tábuas foi um importante documento não apenas da História de Roma, mas para toda a posteridade. Foi o primeiro documento legal escrito do direito romano, pedra angular onde se basearam praticamente todos os corpos jurídicos do Ocidente.

Como os plebeus adquiriram alguns direitos?

No século IV a.C., uma nova contenda política concedeu aos plebeus o direito de concorrerem ao cargo de cônsul pela aprovação da Lei Licínia. Por meio dessa nova lei, os dois cônsules eleitos para Roma deveriam pertencer a classes diferentes: sendo um plebeu e o outro patrício.

Quais os efeitos que as revoltas Plebeias?

Quais os efeitos que as revoltas plebeias tiveram ao longo do tempo na política e na sociedade romana? Com o desenvolvimento das revoltas plebeias notamos que a discrepância política entre patrícios e plebeus foi significativamente amenizada.

Como se explica o poder de pressão dos plebeus?

b) Como se explica o poder de pressão dos plebeus sobre os patrícios, a ponto de estes últimos serem obrigados a aceitar algumas de suas reivindicações? a) Lei das XII Tábuas. b) A plebe romana era a força-trabalho. Formava a maioria da população, pagava impostos e, em última instância, defendia a cidade.

O que foi o primeiro triunvirato na Roma antiga?

O Primeiro Triunvirato de Roma foi uma aliança estabelecida em 60 a.C., durante o período republicano, entre três importantes líderes: Júlio César, então eleito cônsul; Pompeu, o Grande, importante líder militar e bem quisto pelos cidadãos por suas conquistas; e Licínio Crasso, que concentrava riquezas, mas não tinha ...

O que foi a Lei de hortênsia?

A Lei Hortênsia (lex hortensia) estabelecia que as decisões dos plebeus eram válidas não somente para eles, mas também para todo o povo de Roma, sem obrigatoriedade do sufrágio dos senadores. ... Para evitar danos econômicos a Roma, os patrícios aprovaram a nova lei.

Em que consiste o triunvirato?

Durante o último século da República romana, os generais do exército passaram a ter um prestígio e um poder político cada vez maiores. Porém, várias crises políticas forma conhecidas. Para tentar sanar essas crises, foram criados os triunviratos, palavra que significa poder de três pessoas.

Artigo anterior
O que significa intitulado?
Artigo seguinte
O que é racismo conceitue?