Imóvel público pode ser adquirido por usucapião?

Perguntado por: Alice Matias  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.2/5 (72 avaliações)

Os bens públicos não podem ser usucapidos. A Constituição da República textualmente proíbe a aquisição de imóveis públicos urbanos (art. 183, § 3º) e rurais (art.

Qual é o fundamento da jurisprudência que permite a usucapião de bem público?

Este trabalho, analisando esta questão, tem por objetivo sustentar a possibilidade de usucapião de bens públicos, tendo por fundamento o princípio da função social da propriedade, o princípio fundamental da dignidade da pessoa humana, o direito fundamental da propriedade, os direitos sociais de moradia, do trabalho etc ...

Quais bens podem ser Usucapidos?

De acordo com a legislação brasileira, todos os bens podem ser usucapidos. Entretanto, há uma divisão entre bens imóveis (como terrenos, casas, prédios, galpões, entre outros) e bens móveis (como carros, motocicletas, equipamentos, entre outros).

Qual a razão para se afirmar que nem todos os bens Apesar do tempo de posse não pode ser objeto de usucapião?

Sem posse não há usucapião, precisamente porque ele é a aquisição do domínio pela posse prolongada.Se a posse for feita através de violência não torna-se aquisição de propriedade.

Quais são as vedações ao usucapião?

A vedação constitucional à usucapião dos bens públicos tem por fim assegurar uma proteção especial a esta espécie de bens. Ora, esta proteção tem relação com a inalienabilidade que é a regra entre os bens públicos. ... Aos bens públicos, com maior razão de ser, impõe-se o dever inexorável de atender à função social.

Os bens públicos podem ser adquiridos por usucapião?

43 questões relacionadas encontradas

Quando não é possível usucapião?

De acordo com o parágrafo 3º do artigo 183 e o parágrafo único do artigo 191, ambos da Constituição Federal, além do artigo 102 do Código Civil, imóveis públicos não podem ser adquiridos por usucapião (quando uma propriedade é adquirida pela posse ininterrupta e prolongada, verificando-se continuidade e tranquilidade).

O que pode ser objeto de usucapião?

O terreno sem demarcação e sem matrícula no terreno de imóveis, assim como um apartamento ou casa devidamente regularizada e registrada podem ser objeto do usucapião. Para que o direito seja reconhecidos, o possuidor deve cumprir alguns requisitos conforme o Código Civil e a Constituição Brasileira.

Quem paga IPTU tem direito a usucapião?

Você pode estar se perguntando agora se para conseguir a usucapião é obrigatório o pagamento do IPTU, a resposta é não. O pagamento do imposto não é requisito para usucapião e muito menos configura ato de posse, portanto, se uma outra pessoa pagar o IPTU não há impedimento para o pedido de usucapião.

O que impede o usucapião?

Posse mansa e pacífica: Importante que não haja nenhuma contestação do proprietário legítimo registrado no Cartório de Registro de Imóveis da área usucapienda. Havendo a qualquer tempo contestação da posse pelo proprietário legítimo, fica descaracterizada a usucapião.

O que é o justo título na ação de usucapião?

O justo título para a usucapião ordinária é aquele documento que tem poder de transferir o domínio, mas não o faz por força de algum vício. Conforme lição de Marco Aurélio Viana: Por justo título devemos entender o ato jurídico hábil em tese à transferência do domínio.

O que caracteriza um bem público?

CONCEITO DE BEM PÚBLICO

- São todos os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público, isto é, Administração direta, autarquias e fundações públicas de direito público, bem como os que, embora não pertencentes a estas pessoas, estejam afetados à prestação de serviço público (ex.

Como adquirir um bem público?

AQUISIÇÃO DE BENS PÚBLICOS: Poder Público poderá adquirir bens em razão de causas contratuais, fenômenos da natureza ou causas jurídicas. Pode ser por meio de aquisição originária ou aquisição derivada. São formas de aquisição: I) contratos (compra e venda, permuta, doação, dação em pagamento e resgate em aforamento);

O que é um bem público dominical?

São bens que a Administração Pública utiliza como se fosse o seu "senhorio", inclusive obtendo renda sobre eles. Por exclusão, bens dominicais são aqueles que não se enquadram nem sob o título de "uso especial do povo" nem sob "uso especial".

É possível a penhora de bens públicos?

a penhora de bens públicos é incompatível com as regras do Direito Administrativo, que ditam a sua inalienabilidade, a qual alcança o próprio Estado-Juiz, que não pode realizar a expropriação de bens públicos, pois isso viola regras básicas de compatibilidade entre os dois ramos do Direito Público (Idem).

O que é o usucapião familiar?

A usucapião familiar tem como objetivos salvaguardar o direito à moradia daquele cônjuge ou companheiro que permaneceu no imóvel e também proteger a família que foi abandonada. Para isso, deve ser devidamente comprovado o abandono do imóvel e também dos familiares por uma das partes.

Por que os bens públicos não estão sujeitos a usucapião?

Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.” ... Conforme citado acima, a vedação à aquisição de bem público por meio de ação de usucapião é um preceito advindo da Constituição Federal Brasileira, portanto, constitucional.

Quanto tempo de posse para usucapião?

Os prazos são: Usucapião Ordinária posse ininterrupta por 10 anos. O qual é reduzido para 5 anos quando existe um justo título, residência no local ou atividade de interesse social; Usucapião Extraordinária posse ininterrupta por 15 anos.

Quem pode contestar ação de usucapião?

Como dito anteriormente, por intermédio da sua contestação, o titular do domínio, ou seus herdeiros, poderá perfeitamente exercer sua defesa, resistindo à declaração de propriedade pela usucapião.

O que fazer para evitar o usucapião?

Como se proteger da usucapião
  1. Não descuide da vigilância do seu imóvel. ...
  2. Ao sinal de qualquer invasão, evite que o invasor construa qualquer coisa em seu terreno ou faça benfeitorias no imóvel;
  3. Registre a ocorrência da invasão e procure um advogado.

Quais os direitos de quem paga o IPTU?

A base de cálculo para o IPTU será o valor venal do bem imóvel. ... Sendo bem direto, na máxima, direitos e deveres de quem paga IPTU, só fica os deveres, pois o único direito que fica para o proprietário do imóvel é usufruir do mesmo, e não receber multas ou outro tipo de penalidade fiscal ou judicial.

Quem tem posse paga IPTU?

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo cobrado pelos municípios e que incide sobre a propriedade ou posse de um bem imóvel[4]. A Lei autoriza, assim, que o município cobre o IPTU tanto do dono (proprietário) quanto de quem usa o bem há longo tempo (possuidor).

Tem como desmembrar o IPTU de um terreno?

Excelente resposta! para pagar IPTU separado basta realizar o processo de habite-se como residência bi-familiar ou multifamiliar ou realizar um condomínio. Em uma única matrícula de imóvel pode ter vários IPTU, tudo depende da forma como foi feito o processo de legalização da construção existente no terreno.

É possível usucapir bem móvel objeto de furto?

Esta é a modalidade de usucapião que beneficia a posse do ladrão e do descobridor de coisa perdida. ... No entanto, em 10 de setembro de 2019, o Superior Tribunal de Justiça alterou o entendimento e decidiu ser possível usucapir bem móvel objeto de furto.

O que é a lei de usucapião?

A legislação brasileira permite que uma pessoa possa adquirir a propriedade de um bem, seja móvel ou imóvel, pelo uso por um determinado tempo, sem interrupção, e desde que cumpra os requisitos exigidos pela lei.

Quanto custa um processo de usucapião?

Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.

Artigo anterior
A palavra admoestar o que significa?
Artigo seguinte
O que se pode entender por cobrança indevida?