Foi entregue ou foram entregues?

Perguntado por: Luísa Isabela Barros  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (33 avaliações)

Regra básica: o verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

Devem ser entregues ou entregue?

O plural de entregue é entregues. A forma plural da palavra entregue é entregues. Como adjetivo, entregue designa aquilo que foi enviado, despachado, dado, concedido.

Foi ou foram realizados?

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

Qual o correto chegaram ou chegou?

Chegaram indica passado. Está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: eles chegaram.

Foram dados ou foram dado?

A forma correta é dados. Dado é o particípio do verbo dar e, no início de expressões adverbiais, concorda em género e número com o nome que lhe segue.

Prémios Nobel 2017 foram entregues em Oslo e Estocolmo

39 questões relacionadas encontradas

Foi dado ordem ou foi dada ordem?

Tomemos a oração “Foi dado ciência ao delegado de plantão". Coloquemo-la na ordem direta: “Ciência foi dado ao delegado de plantão”. Não está certo, não é? O correto, pois, é "Ciência foi dada ao delegado de plantão" ou, na ordem anterior, "Foi dada ciência ao delegado de plantão".

Quando usar foram?

A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.
...
ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo:
  1. Eles foram;
  2. Elas foram;
  3. Vocês foram.

O que significa a palavra chegou?

Atingir, alcançar, durar até. 4. Ir, prolongar-se, ir ter, ir dar. 5.

Onde chegaram ou aonde chegaram?

No entanto, o uso de cada um desses termos é bem simples. A palavra “onde” é usada para se referir a um lugar, o equivalente a “em que”. Já “aonde” é a combinação da preposição “a” com o advérbio ou pronome relativo “onde”. Portanto: a + onde = aonde.

O que significa a palavra chegaram?

Significado de Chegaram

substantivo deverbal Ação de chegar, de alcançar um objetivo, um caminho; ato de atingir o fim de uma trajetória: finalmente meus filhos chegaram em casa; chegaram hoje de viagem; as compras chegaram!

Foi ou foram 4 anos?

A palavra é uma conjugação do verbo ir e também do verbo ser na 3ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo (forma mais utilizada em conversas informais) ou do pretérito mais-que-perfeito do indicativo: Eles foram. Elas foram.

Foi concedido ou foram concedidos?

Significado de Concedido

adjetivo Que foi alvo de concessão; autorizado, outorgado, assentido. Que se pode permitir ou consentir; permitido, atribuído: verbas concedidas. Que se concedeu; que foi dado ou oferecido a; dado, ofertado.

Qual é o plural de entregue?

Entregues - Dicio, Dicionário Online de Português.

Devem ser ou Deverão ser?

Devem ser é uma locução verbal, ou seja, ocorre a junção de um verbo auxiliar a um verbo principal para a transmissão de uma única ação verbal. ... deverão ser; devessem ser; …

Qual a diferença entre devem e deverão?

Ambas são formas conjugadas do verbo dever na 3. ª pessoa do plural. Estão, contudo, conjugadas em diferentes tempos verbais. Deveram está no pretérito perfeito do indicativo ou no pretérito mais-que-perfeito do indicativo e deverão está no futuro do presente do indicativo.

Devem fazer ou deve fazer?

Nas locuções verbais com o mesmo sentido, o verbo fazer transfere sua impessoalidade para o verbo principal, como neste exemplo: "já deve fazer duas horas que a reunião acabou". ... "Já devem fazer duas horas" é construção errada se considerada a normal culta padrão.

Como usar o onde é aonde?

“Onde” ou “aonde” são exemplos de palavras que podem facilmente ser substituídos por outros termos:
  1. “onde" pode ser substituído por “em que”
  2. “aonde” pode ser substituído por “a que” ou “ao qual”. Perceba que a preposição “a” se mantém, aí fica mais fácil você lembrar a substituição.

Onde você está ou aonde?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

Onde ou aonde exemplos?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. Por exemplo: “Conheço o lugar onde você o encontrou”. ... No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”. Por exemplo: “Não sei aonde íamos”; “Ele não viu aonde o filho foi”.

Qual palavra substitui chegou?

Alcançou um determinado ponto: 2 alcançou, atingiu, tocou, acertou, completou.

Qual é o antônimo de chegou?

O contrário de chegar é: 1. partir, sair, sumir, ir, retirar-se, zarpar, fugir, ausentar-se, desaparecer, abalar, deixar, abandonar, encaminhar-se, conduzir-se, dirigir-se, viajar, seguir. 2.

Quem chega chega a ou em algum lugar?

Por isso, a conjugação correta de “chegar” não permite a preposição “em”. Ou seja, na norma culta, não se pode falar “cheguei em casa”, mas sim “cheguei a casa”!

Foram e futuro ou passado?

Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.

Quem Foram é correto?

Nas orações com o pronome relativo quem, como sujeito, coloca-se o verbo na terceira pessoa do singular: Foram eles quem fez os trabalhos. Mas, se o sujeito for o pronome relativo que, o verbo concorda em género e número com a palavra que antecede o pronome: Foram eles que fizeram os trabalhos.

Foram Conjugacao?

Foram está conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. ... Foram está também conjugado na 3. ª pessoa do plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo.

Artigo anterior
Como saber se oa é preposição ou artigo?
Artigo seguinte
Qual é a moeda usada em Portugal?