O que é a radioatividade?

Perguntado por: Sebastião Cunha  |  Última atualização: 21. Januar 2022
Pontuação: 4.7/5 (58 avaliações)

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos, chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência e atravessar corpos opacos à luz.

Qual é o conceito de radioatividade?

Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.

Quando ocorre a radioatividade?

O que é Radioatividade:

A radioatividade natural ou espontânea ocorre através dos elementos radioativos encontrados na natureza (na crosta terrestre, atmosfera, etc.). Já a radioatividade artificial ocorre quando há uma transformação nuclear, através da união de átomos ou da fissão nuclear.

O que é radioativo exemplo?

Os principais elementos radioativos são: urânio-235, cobalto-60, estrôncio-90, rádio-224 e iodo-131. Devido a sua larga utilização em usinas nucleares e tratamentos de câncer, esses elementos tendem a aparecer com maior frequência no nosso cotidiano. Para saber mais sobre esse assunto, acesse: Elementos radioativos.

O que é o material radioativo?

Elementos radioativos são aqueles cujos átomos são capazes de emitir radiação (alfa, beta e gama) de forma espontânea a partir de seus núcleos instáveis. Todo elemento químico apresenta átomos denominados de isótopos, isto é, átomos que possuem o mesmo número atômico e diferentes números de massa.

O que é a radioatividade? Como ela funciona?

18 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de materiais radioativos?

Principais Elementos Radioativos
  • Carbono (C)
  • Césio (Cs)
  • Cobalto (Co)
  • Estrôncio (Sr)
  • Iodo (I)
  • Plutônio (Pu)
  • Polônio (Po)
  • Rádio (Ra)

Qual é o material mais radioativo do mundo?

O polônio, de massa atômica 210, como um elemento bastante radioativo, já que seu tempo de meia-vida é muito pequeno, ou seja, ele decai rapidamente, emitindo uma grande quantidade de partículas alfa, Um grama desse material pode matar 50 milhões de pessoas.

Quais são os tipos de decaimento radioativo?

Os decaimentos podem ser de três tipos: alfa, beta e gama. Cada um deles corresponde à uma partícula radioativa diferente, que altera o núcleo do átomo emissor de acordo com suas características.

Quais são os principais isótopos radioativos?

O iodo 131 é usado no mapeamento da tireoide; o cromo 51, no estudo das hemácias; o tálio 201, no diagnóstico de distúrbios cardíacos, o mercúrio 197, no estudo de tumores cerebrais, o cobalto 60, na destruição de células cancerosas, entre muitos outros.

Onde a radioatividade é utilizada em nosso cotidiano?

A radioatividade pode ser aplicada em indústrias, centros de pesquisas, medicina nuclear, reatores nucleares, usinas de beneficiamento de minério de urânio e tório, e ainda unidades de ciclo do combustível nuclear. Na medicina a radioatividade é muito útil em raios X e tomografias.

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Porque um átomo emite radioatividade?

Os átomos radioativos estão sempre emitindo radiações para se tornarem mais estáveis, logo a radiação se define como a espécie emitida pelo núcleo. ... Como exemplo temos o Urânio, seja em seu estado sólido, líquido ou gasoso, ou ainda ligado a outra espécie, este elemento radioativo natural sempre emite radiações.

Quais são os objetivos da radioatividade?

Quando falamos sobre radioatividade é comum assemelharmos com mutações, ou algo ruim. Mas usamos radioatividade o tempo todo, como no micro-ondas, no tratamento de doenças, como o câncer, e para produzir energia. São as famosas usinas nucleares responsáveis por transformar radiação em energia.

Quais são as três partículas da radioatividade?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

O que é o decaimento radioativo?

Um decaimento radioativo ocorre quando isótopos instáveis têm seus núcleos rompidos em razão da instabilidade atômica. Para entender por que um isótopo se desintegra é preciso nos atentar para o núcleo atômico.

Quais são os isótopos do hidrogênio?

O único elemento químico cujos isótopos possuem nome próprio é o hidrogênio:
  • H1é denominado hidrogênio leve, hidrogênio comum ou prótio (H);
  • H2é denominado hidrogênio pesado ou deutério (D);
  • H3é denominado trítio, tricério ou tritério (T).

Quais são os principais tipos de radioatividade quais as características de cada tipo?

Tipos de Radioatividade

A radioatividade das partículas Alfa, Beta e das ondas Gama são as mais comuns. O tipo de radiação determina o poder de penetração na matéria, que são, respectivamente, baixa, média e alta.

Qual a constante de decaimento?

A constante é chamada constante de decaimento e é característica de cada núcleo. Obtemos, assim, o número N de partículas que permanecem radioativas depois de um tempo t. ... A constante tem dimensão de 1/s e caracteriza a fração de núcleos que decaem na unidade de tempo, isto é, determina a taxa de decaimento radioativo.

Como calcular a constante de decaimento radioativo?

Lei de decaimento radioativo: N = Ne- λt

A taxa de decaimento nuclear também é medida em termos de meia-vida . A meia-vida é a quantidade de tempo que um determinado isótopo leva para perder metade de sua radioatividade.

O que é decaimento nuclear Brainly?

O Decaimento Radioativo é o fenômeno responsável pela radioatividade: a emissão de radiações nucleares por núcleos instáveis de alguns elementos químicos pesados. ... A emissão dessa radiação é capaz de alterar o número de prótons de um elemento químico – que é transmutado em outro.

O que é a coisa mais perigosa do mundo?

É o caso do plutônio, considerado pelo Guinness o elemento mais perigoso por poder ser usado em bombas atômicas.

Qual é o produto mais tóxico do mundo?

E médicos receitavam loções de arsênio para tratar dores lombares.
  • ELEMENTO nº 1: O antimônio.
  • ELEMENTO nº 2: O chumbo.
  • ELEMENTO nº 3: O arsênio.
  • ELEMENTO nº 4: O tálio.
  • ELEMENTO nº 5: O mercúrio.

Qual o objeto mais tóxico do mundo?

Pé de Elefante x medula nuclear. Estamos diante do objeto mais tóxico do mundo que está no porão da usina nuclear de Chernobil, denominado Pé de Elefante.

Onde tem radiação?

Veja abaixo alguns itens que você provavelmente não sabe que são radioativos:
  • 1 – Banana. Pois é, as bananas produzem pequenas quantidades de radiação naturalmente, apesar de mínimas. ...
  • 2 – Castanha-do-pará ...
  • 3 – Granito. ...
  • 4 – Cigarro. ...
  • 5 – Páginas brilhantes de revistas.

Artigo anterior
Qual é o órgão reprodutor das plantas?
Artigo seguinte
Quais os males do feijão?