Foi ele quem fez ou foi ele que fez?
Perguntado por: Doriana Luna de Vieira | Última atualização: 30. Juni 2024Pontuação: 4.8/5 (64 avaliações)
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
Foi ele que fez ou quem fez?
O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso?
Foi ela que ou foi ela quem?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
É ele que ou é ele quem?
O pronome “que” funciona como objeito direto. Substituindo pelo “quem”, teremos: O rapaz a quem conheci ontem está em minha sala. É preciso ficar atento ao uso correto do pronome relativo “quem”, já que ele só deve ser empregado quando o antecedente referir-se a uma pessoa.
Quando se usa quem?
Em nossa Língua Portuguesa, usa-se "quem" em referência a pessoas ou grupo de pessoas. Apesar disso, é válido anotar sobre o uso de prosopopeia ou animismo na literatura, quando "objetos, coisas" são personificados: "O dinheiro, de quem se fez escravo, cavou-lhe antes do tempo a sepultura."
“Eu que fiz”, “eu quem fiz” ou “eu quem fez”? - Brasil Escola
Sou eu que ou sou eu quem?
Quem, como pronome relativo, equivale a o que, aquele que. O verbo fica na 3ª pessoa do singular: Sou eu quem paga (Aquele que paga sou eu). Como pronome interrogativo, quem admite verbo no singular ou plural: Quem chegou? Quem são os interessados.
Sou eu quem faz ou sou eu que faço?
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
Fez com que ou fez que?
O gramático Evanildo Bechara faz uma distinção, chamando a atenção para o fato de que, quando pretendemos enfatizar o esforço empreendido pelo sujeito da ação, devemos empregar faz com que.
Quando usar o pronome ele?
3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural). A 3ª pessoa também engloba tudo o que não é um ser vivo. No enunciado “Aquela cadeira é vermelha.”, o verbo está conjugado na 3ª pessoa, ainda que “cadeira” não seja um ser propriamente dito.
Como usar o pronome ele?
Nesse caso, “ele” é pronome pessoal reto e tem função de sujeito. Veja o que acontece se mudarmos a ordem do enunciado: A tarefa foi realizada por ele. Agora, “a tarefa” é quem sofre a ação executada (“foi realizada”), transformando-se no sujeito do enunciado.
Quem é você ou quem você é?
Qual frase está correta: você que sabe? Ou você quem sabe? Neste caso, nós podemos utilizar os dois pronomes – é facultativo. A verdade é que sempre que estamos nos referindo a uma pessoa, podemos utilizar o termo quem, do mesmo modo que podemos usar o pronome que.
Foi e fui?
Fui é a forma correta de conjugação do verbo ser (ou do verbo ir) na 1. ª pessoa do singular no pretérito perfeito do indicativo. A forma verbal foi também existe e está correta, mas indica a 3. ª pessoa do singular.
É correto utilizar na qual?
Então, para usar o artigo adequado, você precisa identificar o substantivo que está sendo substituído por qual. Essa contração também pode ser feita com os artigos femininos “a” e “as”. Dessa forma, teremos: “na qual”, “da qual”, “nas quais” e “das quais”.
Porque por quê ou porquê?
“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?
Como se referir ele ou ela?
Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.
Como substituir o pronome ele?
Ele → se, o, a, lhe, si, consigo; Nós → nos, conosco; Vós → vos, convosco; Eles → si, os, as, lhes, se, consigo.
Como se diz fez?
A forma fezpode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de fazer] , [nome feminino plural] , [nome feminino] ou [nome masculino] .
Faz 20 anos ou fazem 20 anos?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Como conjugar o verbo fez?
- Presente. eufaço. tufazes. elefaz. nósfazemos. ...
- Pretérito Imperfeito. eufazia. tufazias. elefazia. nósfazíamos. ...
- Pretérito Perfeito. eufiz. tufizeste. elefez. nósfizemos. ...
- Pretérito Mais-que-perfeito. eufizera. tufizeras. elefizera. ...
- Futuro do Presente. eufarei. tufarás. elefará ...
- Futuro do Pretérito. eufaria. tufarias. elefaria.
Que paga ou quem paga?
Sou eu que pago a conta. Somos nós que pagamos a conta. Se o pronome “quem” é sujeito, o verbo fica na terceira pessoa do singular: Sou eu quem paga a conta.
É correto falar sou eu?
dez, 9, 2019 O certo é "sou eu". O verbo ser precisa concordar com o sujeito: eu. Também estaria correto perguntar assim: Sou eu quem joga?
É correto falar fulano e eu?
No dia-a-dia, utilizamos "fulano e comigo". Nunca ouvi ninguém falando "fulano e com eu". Dei uma rápida pesquisa no Google e me parece que é correto sim, mas não é falado no cotidiano (deve ser por isso que estão te corrigindo.
Qual a validade do filtro da máscara Knit?
Como fixar uma linha em todas as páginas do Excel?