Sou Ex-presidiário pode fazer concurso público?

Perguntado por: Bárbara Irina de Maia  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (28 avaliações)

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

Quem tem antecedentes criminais podem prestar concurso público?

Uma dúvida muito corriqueira entre os concurseiros pelo Brasil afora é se o candidato com antecedente criminal pode prestar concurso público. De pronto, é importante esclarecer que nenhuma dessas situações impedem o candidato de se inscrever em concurso público.

Quem tem passagem pela polícia pode ser funcionário público?

3 - Quem tem registro nos antecedentes criminais não pode prestar concurso. Mito – Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado. Mas há restrições – quem tem passagem não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça.

É possível limpar a ficha criminal?

No entanto , a ferramenta legal da reabilitação criminal tem como função “limpar” a ficha dos antecedentes criminais dos indivíduos....Quando se dá a reabilitação, assim, as informações acerca das ações penais, inclusive condenações, não são citadas: Na ficha de antecedentes criminais; Na certidão emitida pelo Poder ...

Quem não pode participar de concurso público?

Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima. Além disso, o edital do concurso dita as regras específicas do cargo.

Quem tem passagem pode fazer concurso ? tenho passagem pela polícia condenação posso fazer concurso?

22 questões relacionadas encontradas

O que impede posse em concurso público?

Segundo Vicalvi, não pode assumir o cargo o candidato que não está em dia com as obrigações eleitorais ou que teve seus direitos políticos suspensos. "Se o aprovado não votou ou não justificou o voto na última eleição, por exemplo, não poderá entrar no serviço público", diz.

Quem tem passagem pela polícia pode se formar em Direito?

Agora, sabemos que mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva. A condenação definitiva, chamada de trânsito em julgado, ocorre quando não existe mais possibilidade de você entrar com recursos na Justiça.

Pode tirar OAB com antecedentes criminais?

Segundo a OAB, no processo de inscrição, os candidatos devem apresentar atestado de antecedentes criminais - documento que traz informações sobre processos ou condenação em casos de violência.

Quanto tempo fica os antecedentes criminais?

A partir do último dia do cumprimento da pena, esse roubo vai constar como antecedente, para fins de reincidência, pelos próximos cinco anos.

Quem não pode ser advogado?

De acordo com o Estatuto da Advocacia e a Ordem dos Advogados do Brasil, a incompatibilidade atinge todos os ocupantes de cargos, funções e serviços notariais vinculados ao Poder Judiciário de maneira direta ou indireta, inclusive o Cartório de Registro de Imóveis. Nesse sentido, LÔBO (2020, p.

Quem tem nome sujo pode tomar posse em concurso?

Não há vedação em lei nesse setido. Além disso, esse entendimento é ponto pacífico nos tribunais superiores. Assim, quem tem o nome sujo no cadastro de devedores, como o SPC e o Serasa, por exemplo, pode concorrer às vagas e tomar posse.

Quem tem ficha suja na polícia pode fazer concurso público?

Mesmo quem teve antecedente criminal pode fazer concurso e assumir um cargo público, desde que não tenha condenação definitiva.

Como funciona a posse em concurso público?

A posse é o ato de atribuir ao candidato os direitos e deveres de um servidor público e do seu cargo público. Com a posse, o candidato, enfim, passa à condição de servidor. O prazo para o empossado entrar em exercício, ou seja, começar a desempenhar as suas funções, é de no máximo 30 dias após a data da posse.

Quanto tempo depois da nomeação vem a posse?

O prazo para o empossado entrar em exercício é de 30 dias, quando o provimento (preenchimento do cargo) é feito por nomeação, passando a contar a partir da data da posse.

Quanto tempo demora para tomar posse em concurso público?

A posse do cargo

O órgão público tem até 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para convocar os nomeados a realizarem a investidura do cargo, isto é, a posse.

Quantos dias para tomar posse?

Uma vez sendo publicado o ato de provimento, tem o nomeado o prazo de 30 dias para tomar posse, o que poderá ser feito por meio de procuração específica.

O que reprova na Investigação Social da polícia Civil?

participação ou filiação em entidade ou organização cujo funcionamento seja legalmente proibido ou contrário às instituições constitucionais ou ao regime vigente. Esses são alguns dos itens que podem ser avaliados pela banca examinadora. É preciso verificar a lei do cargo pretendido e o edital do concurso.

Quando o advogado fica impedido de advogar?

Conforme a Lei 8.906/94, o advogado que desempenha cargo público fica impedido de atuar em causas que envolvam a Fazenda Pública ou órgão que o remunere, ou ainda que seja vinculada a sua entidade empregadora.

Quais as profissões incompatíveis com a advocacia?

  • INCOMPATIBILIDADE DOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO. ...
  • FUNÇÕES DE JULGAMENTO. ...
  • CARGOS OU FUNÇÕES DE DIREÇÃO. ...
  • CARGOS VINCULADOS AO PODER JUDICIÁRIO E REGISTROS PÚBLICOS. ...
  • ATIVIDADE POLICIAL. ...
  • MILITARES DA ATIVA.
  • CARGOS E FUNÇÃO TRIBUTÁRIA.
  • DIREÇÃO E GERÊNCIA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS.

Quem o advogado não pode defender?

Bom, juridicamente nada nos impede de advogar para parentes, afinal nós advogados não temos poder nenhum de decidir a lide como um juiz, diferente deste que é impedido de atuar quando parentes são partes no processo em que é o julgador.No entanto, tem situações que nos fazem pensar duas vezes antes de patrocinar causas ...

Sou advogado posso defender minha esposa?

Não há qualquer impedimento.

Pode advogar e ser concursado?

O advogado que, após concurso público e respectiva posse, se torna também servidor público está impedido de exercer a profissão contra o poder público que o remunera, seja postulando perante o Poder Judiciário, seja na advocacia meramente consultiva. O impedimento existe para qualquer atuação contra o mesmo poder.

Quem é concursado pode advogar?

"Lei n° 11.415/2006 "Art. 21. Aos servidores efetivos, requisitados e sem vínculos do Ministério Público da União é vedado o exercício da advocacia e consultoria técnica."

O que é incompatibilidade no exercício da advocacia?

No exercício de advocacia, a incompatibilidade determina a proibição total, e o impedimento, a proibição parcial do exercício da advocacia.

O que é advogado impedido?

Impedimento: é a proibição parcial do exercício da advocacia. i) Ocupantes de funções de direção e gerência em instituições financeiras, inclusive privadas. Os profissionais incompatíveis estão liberados para exercerem o magistério jurídico.

Artigo anterior
O que é um rio navegável?
Artigo seguinte
Como saber se uma pessoa está em fase terminal?