Foi criado o Estatuto da mulher casada Conquistando-se o direito de trabalhar sem precisar de autorização do marido?

Perguntado por: Viviane Carneiro de Borges  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (24 avaliações)

1962 – É criado o Estatuto da Mulher Casada
Em 27 de agosto, a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar. A partir de então, elas também passariam a ter direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação.

Quando surgiu o Estatuto da mulher casada?

Dispõe sobre a situação jurídica da mulher casada.

Quais são os direitos de uma mulher casada no civil?

A mulher casada pode livremente: I - Execer o direito que lhe competir sôbre as pessoas e os bens dos filhos de leito anterior (art. 393); II -Desobrigar ou reivindicar os imóveis do casal que o marido tenha gravado ou alegado sem sua outorga ou suprimento do juiz (art.

Quais são os direitos de uma pessoa casada?

05 direitos que você tem ao se casar e não sabia.
  • Direito a integrar o Plano de Saúde do Cônjuge.
  • Isenção de pagamento de Imposto em caso de doação do cônjuge.
  • Declaração do Imposto de Renda em conjunto.
  • Direitos garantidos com a escolha do tipo de divisão de bens.
  • Direito de receber a pensão por morte.

O que dizia o Estatuto da mulher casada?

No ano de 1962 foi aprovado o Estatuto da Mulher Casada que garantia entre muitas coisas que a mulher não precisaria mais pedir autorização ao marido para poder trabalhar, receber herança e no caso de separação poderia solicitar a guarda dos filhos.

PENSAMENTO JURÍDICO - Estatuto da Mulher Casada

19 questões relacionadas encontradas

Em que ano a mulher deixou de ser propriedade do homem?

Sob o Código Civil brasileiro, mulheres casadas não podiam, legalmente, adquirir ou possuir propriedade própria até 1962. A lei da herança difere de acordo com o regime matrimonial, que são quatro: Comunhão Parcial, Comunhão de Bens, Separação de Bens e Participação Final dos Aqüestos.

Quando a mulher foi considerada cidadã no Brasil?

"O voto feminino no Brasil foi assegurado, após intensa campanha nacional pelo direito das mulheres ao voto. Fruto de uma longa luta, iniciada antes mesmo da Proclamação da República." Embora 1932 tenha sido um ano importante para a participação feminina na vida pública, a luta começou bem antes.

Quando o corpo da mulher deixou de ser propriedade do homem?

O Código Civil de 2002 (Lei nº 10.406/02), que entrou em vigor em janeiro de 2003, expressou essa mudança social. No que se refere à capacidade civil, o Código de 2002, no seu artigo 5º, não traz diferenciação entre homens e mulheres.

O que anula casamento?

O que é anulação de casamento? A anulação de casamento é uma espécie de nulidade relativa, ou seja, ocorre em situações em que há desrespeito à lei, e depende de decisão judicial para declarar a invalidade e anular o casamento, já que o vício não é reconhecido automaticamente.

Quando as mulheres ganharam direitos no Brasil?

A promulgação da Constituição Federal de 1988 e a conquista de direitos pelas mulheres.

Qual foi a primeira mulher a ser eleita no Brasil?

Carlota Pereira de Queirós (São Paulo, 13 de fevereiro de 1892 — São Paulo, 14 de abril de 1982) foi uma médica, escritora, pedagoga e política brasileira. Foi a primeira mulher brasileira a ser eleita deputada federal. Ela participou dos trabalhos na Assembleia Nacional Constituinte, entre 1934 e 1935.

O que aconteceu com as mulheres em 1988?

Lei fundamental representou grandes progressos na igualdade de direitos e abriu caminho para legislações voltadas aos crimes contra a mulher, como a Maria da Penha. Mas para isso foram necessários pressão e empenho.

Desde quando a pessoa passa a ter seus direitos?

Somente em 1948 foi publicada a carta oficial contendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a qual asseguraria, para todos e todas, os seus direitos básicos. A história desse documento acompanha a história do início da Organização das Nações Unidas (ONU), que iniciou suas atividades em fevereiro de 1945.

Quais os direitos das mulheres antigamente?

Foi o decreto 21.076, de 1932, que deu à mulher brasileira o direito de votar e ser votada. ... No entanto, esse marco inicial restringia o direito ao voto às mulheres casadas (com autorização do marido) e às viúvas com renda própria. Apenas em 1946 essas limitações deixaram de existir.

Quando foi implantado os direitos humanos no Brasil?

Ainda que a Constituição de 1988 seja o marco mais evidente dos direitos humanos no Brasil, eles já apareciam anteriormente, até mesmo em outras constituições.

Como foram criados os direitos humanos?

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) surgiu após a 2ª Guerra Mundial. O conflito terminou em 1945. ... Foi nesse espaço que em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi concebida, para que, a partir dela, nenhum ser humano tivesse seus direitos violados.

O que mudou com a Constituição de 88 para as mulheres?

Consagrou, pela primeira vez, o princípio da igualdade entre os sexos. Proíbe diferenças de salários para um mesmo trabalho por motivo de sexo; Proíbe o trabalho de mulheres em indústrias insalubres; Garante assistência médica e sanitária à gestante e descanso antes e depois do parto, através da Previdência Social.

Qual direito foi conquistado em 1988?

“Homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações”, estabelece o artigo 5º da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, há 30 anos.

Quais foram os reflexos que a luta das mulheres trouxe para a Constituição Federal de 1988?

A mulher passou a ter a mesma igualdade que os homens, direitos que não tinham até então. A “voz” da mulher passou a ser ouvida e aceita como verdadeira, antes ela não tinha lei que lhe desse amparo no que era dito. Todos os seus atos e ações precisavam da autorização do marido.

Em que época concedeu Se o voto feminino no Brasil?

Tal pressão deu resultado, uma vez que todas as restrições ao voto feminino foram retiradas quando da publicação do Código eleitoral em 24 de fevereiro de 1932. Com a publicação do Decreto nº 21.076, foi instituído no Brasil a Justiça Eleitoral, o voto secreto e o voto feminino nacional.

Quais as conquistas das mulheres no século 21?

Cinco conquistas femininas do último século no Brasil
  • Olimpíadas. 1932 – A nadadora Maria Lenk, de 17 anos, foi a primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada. ...
  • Voto Feminino. 1932 – Marca o início do voto feminino, porém com restrições. ...
  • Pílula Anticoncepcional. ...
  • Cotas políticas. ...
  • Lei Maria da Penha.

Quais foram as principais conquistas do movimento feminista?

Cabe, enfim, considerar que o Movimento Feminista frente à luta pelos direitos das mulheres possibilitou grandes conquistas como direito ao voto, ao estudo, inserção no mercado de trabalho, divórcio e outras, consolidando uma maior participação feminina na sociedade.

Quais os direitos conquistados pelas mulheres nos últimos anos?

Dia da Igualdade Feminina: 8 direitos conquistados ao longo dos anos no Brasil
  • Educação.
  • Trabalho.
  • Licença-maternidade.
  • Voto.
  • Casamento.
  • Divórcio.
  • Anticoncepcional.
  • Violência contra a mulher.

Por que o ano de 1932 foi importante?

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Artigo anterior
Como tirar amassado de livro capa dura?
Artigo seguinte
O que é processo de interdependência?