Fazem ou faça?
Perguntado por: Catarina Raquel Martins | Última atualização: 27. Juni 2025Pontuação: 4.2/5 (67 avaliações)
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Quando usar o fazem?
A forma verbal "faz" é usada na terceira pessoa do singular no presente do indicativo do verbo “fazer”, neste caso, o correto é "ele faz" ou "ela faz". Já a forma verbal "fazem" é usada na terceira pessoa do plural, isto é, "elas fazem" e "eles fazem".
Faz 10 anos ou fazem?
A construção correta é faz dez anos.
Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
Faz dois anos ou fazem?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
É correto falar fazem?
Se você quer usar o verbo “fazer” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo, o correto é dizer ou escrever “ele faz” ou “ela faz”. Mas se você pretende se referir à terceira pessoa do plural, o certo é utilizar “elas fazem” ou “eles fazem”.
FAZ ou FAZEM? Qual é o CORRETO? Quando Usar? (Aprenda com Exemplos)
Faz ou fazem exemplos?
Por exemplo: “faz dois anos que não o vejo” e “sempre faz sol depois da chuva”. Por sua vez, o “fazem” é o verbo fazer conjugado na 3ª pessoa do plural e indicativo. Ele é usado quando quer se referenciar mais de um sujeito tomando uma ação e é um verbo pessoal.
Faz 17 anos ou fazem?
A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.
Fazem ou faz tempo?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Qual o correto Faz-se unhas ou Fazem-se unhas?
O verbo acompanha o sujeito. Fazem-se unhas.
Faz 100 anos ou fazem 100 anos?
O verbo fazer, quando indica tempo decorrido, não vai para o plural, ele só fica no singular. Logo, fazem dez anos, está errado. O correto é. faz dez anos.
Faz 20 anos ou fazem 20 anos?
Nessa forma, o verbo "fazer" indica um tempo decorrido, que já passou. Quando isso acontece, o verbo é impessoal. Isto é, ele não concorda com nenhum sujeito, que é inexistente. Por isso, o verbo deve sempre permanecer no singular.
Faz 7 anos ou fazem 7 anos?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Faz ou fazem 20 graus?
Ao falar de tempo, o verbo fazer é inflexível. Só aceita o singular. Ontem fez 34 graus em Brasília. Hoje faz 33 graus.
Faz 12 anos ou fazem 12 anos?
A construção correta é faz dez anos. Quando o verbo fazer indica «tempo decorrido» é impessoal e, por isso, só se usa na terceira pessoa do singular: – Faz dez anos que não viajo.
Fazem bem ou faz bem?
O verbo fica no singular: Ler e escrever é suficiente para o trabalho. Andar e nadar faz bem à saúde.
E 5 anos ou são 5 anos?
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).
Faz dois dias?
Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.
Fazem dois meses que trabalho nesta empresa?
4-“Faz” / “Fazem”
Errado: Fazem dois meses que trabalho nesta empresa. Certo: Faz dois meses que trabalho nesta empresa. Por quê? No sentido de tempo decorrido, o verbo “fazer” é impessoal, ou seja, só é usado no singular.
Qual o passado de fazem?
Presente: faço, fazes, faz, fazemos, fazeis, fazem. Pretérito imperfeito: fazia, fazias, fazia, fazíamos, fazíeis, faziam. Pretérito perfeito: fiz, fizeste, fez, fizemos, fizestes, fizeram. Pretérito mais-que-perfeito: fizera, fizeras, fizera, fizéramos, fizéreis, fizeram.
Faz com que ou faz com o quê?
'Fazer com que' ou 'fazer que'?
O professor Pasquale explica que a construção 'fazer com que' pode ser trocada por 'fazer que' quando o sentido é de mover a pessoa para alguma coisa. 'As construções são equivalentes e têm registro'. Só não se usa 'com' quando o 'fazer' significa 'fingir'.
Quem é o artilheiro do Brasil em 2021?
Qual o pinheiro-brasileiro?