Faz com que é correto?

Perguntado por: Mateus Pires  |  Última atualização: 10. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)

A interpretação consagrada pelos gramáticos é a de que neste caso o com enfatiza o esforço empregado pelo sujeito da ação. ... “A internet faz que eu passe muito tempo em frente ao computador” pode ser gramaticalmente correto, mas não soa lá muito bem.

Quando usa fazem?

O verbo “faz”, conjugado na 3ª pessoa do singular e indicativo, é usado quando você quer indicar que alguém ou algo tomou uma ação. Nesse caso, ele é um verbo pessoal, pois está sendo usado em conjunto com um pronome pessoal.

Faz com que gramática?

No sentido de “causar, ocasionar”, no entanto, a escolha é totalmente livre; tanto se escreve “isso fará que ele aprenda”, quanto “isso fará com que ele aprenda”. Acho precipitado chamares de “muleta” uma prática que vem acompanhando o Português desde que ele começou a ser escrito.

Onde usar o com que?

Que é um pronome indefinido sinônimo de qual coisa. Sendo usado em interrogações diretas e indiretas, é também chamado de pronome interrogativo.
...
Na construção o que, o pronome que vem acompanhado do pronome expletivo o:
  • O que significa isso?
  • O que aconteceu aqui?
  • O que é que é?

Fez ou fez com que?

Em relação à sua questão concreta, ambas as hipóteses são aceitáveis, embora pessoalmente prefira, neste contexto, o uso de fazer com que. Regressando ainda ao verbo fazer, será interessante verificarmos que ele pode igualmente surgir pronominalizado, com vários sentidos: Transformação – «Fez-se noite.»

Josias Faz o que é Correto | Lição 2 | Primários - Lisboa

34 questões relacionadas encontradas

Fez com acento ou sem acento?

[Gramática] A forma atual e preferencial é fez, sem acento. Etimologia (origem da palavra fêz).

Que fez quem fez?

O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número. Fui eu quem fiz – Não está errado, pois responde a pergunta: Quem fez isso? Fui eu. Observe que o verbo “fiz” concorda com o sujeito anterior “eu”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Está esperando o quê ou o quê?

A palavra “que” sempre tem que ser acentuada quando for um pronome interrogativo em final de frases, como é o caso desta frase. Então a frase correta é: Está esperando o quê? ... Além deste caso, o “que” também leva o acento circunflexo quando for substantivo, ou seja, quando tiver sentido de alguma coisa.

Qual a função do que?

Gramática. A palavra “que” pode exercer diferentes funções sintáticas no enunciado, como conjunção, pronome, substantivo, advérbio, preposição, interjeição ou partícula de realce.

Como substituir fez com que?

Fez com que acontecesse, tendo existência real: 1 aconteceu, ocorreu, sucedeu, deu-se, cumpriu-se, verificou-se.

É correto usar Faz-se?

Fazem-se necessários os estudos e experimentações. Equivale a "... que se fazem necessários. Com VTD e VTDI, "se" é pronome apassivador, e o verbo deve concordar com o sujeito composto. Espero tê-lo ajudado.

Quando indica o quê?

advérbio Em qual circunstância, situação, tempo (ocasião temporal): disse que a encontraria, mas não disse quando. Em que momento no tempo: quando será seu casamento?

Fazem 7 anos ou faz 7 anos?

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Que nos faz ou fazem?

A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.

O que significa fazem?

Significado de Fazem

Fazem vem do verbo fazer. O mesmo que: realizam, constroem, elaboram, criam, equivalem, percorrem, constituem, preparam, geram.

Quando se acentua o quê?

O “que” é escrito com acento para apontá-lo como monossílabo tônico. ... Utiliza acento circunflexo quando um substantivo masculino antecede “que”. Geralmente significa “algo”, “alguma coisa”.

O quê ou ao quê?

O correto é: Isto está relacionado ao que ela não podia me contar antes? Se algo está relacionado, está relacionado a algo, portanto pede preposição 'a'. O algo de sua frase é o 'o que ela não podia me contar antes' — por começar com 'o', o 'a' se funde a ele, formando 'ao'; da mesma forma que 'de' + 'ele' = 'dele'.

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual porque é usado no meio da frase?

- Por que: usado no início ou meio das orações. Aparece em frase interrogativas e pode ser substituído pelas expressões “pelo qual”, “ por qual”. ... As orações que possuem esse termo podem ser explicativas ou causais. Exemplo: vou ao parque porque (pois) quero brincar de balanço.

Porque utilizado em respostas explicações?

Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Foi você que fez ou foi você quem fez?

– Fomos nós que fizemos. Já o “quem”, um pronome de terceira pessoa, tem um peso maior e o verbo deverá concordar com ele – independentemente de qual outro pronome aparecer antes. Portanto, o certo seria dizer: – Fui eu quem fez.

Quando usar o pronome que é quem?

1. O pronome “quem” se refere a pessoas ou coisas personificadas e é empregado na oração para fazer referência ao chamado termo antecedente, substituindo-o na oração seguinte, subordinada à primeira.

Qual o certo fui eu que fiz ou fui eu quem fez?

Fui eu que fiz

Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.

Fez existe?

Fez é também forma derivada do verbo fazer, com o sentido de realizar: ele fez o trabalho ontem.

Artigo anterior
O que é manutenção no cabelo?
Artigo seguinte
Tem que lavar roupa nova?