Estou trabalhando de carteira assinada posso sacar meu FGTS?

Perguntado por: Gaspar Raúl Moura Neto Batista  |  Última atualização: 17. August 2024
Pontuação: 4.1/5 (47 avaliações)

O trabalhador com carteira assinada tem direito ao saque do FGTS em sua demissão (saque-rescisão) ou mês de nascimento (saque-aniversário), e ainda nos casos de saque extraordinário, calamidade pública, doenças graves, aposentadoria ou a partir dos 70 anos de idade.

Tem como sacar o FGTS Todo mesmo estando trabalhando?

A boa notícia é que, sim, é possível sacar o FGTS mesmo trabalhando. Mas existem algumas situações específicas em que isso é permitido: Saque-aniversário: A primeira possibilidade, que iremos abordar no próximo tópico, permite que você saque uma parte do seu saldo do FGTS anualmente, no mês do seu aniversário.

Quem está trabalhando com carteira assinada pode sacar o FGTS?

Para ter direito ao FGTS, os trabalhadores precisam trabalhar pelo menos um mês com carteira assinada em uma empresa que contribua para o fundo. A cada mês trabalhado, a empresa deve depositar, em uma conta vinculada ao CPF do trabalhador na Caixa Econômica Federal, 8% do salário bruto.

Como sacar o Fundo de Garantia sem ser demitido?

Tem como usar saldo do FGTS sem ser demitido?
  1. Instale e acesse o aplicativo do FGTS e clique em “Entrar no aplicativo”; ...
  2. Coloque seu CPF, selecione a opção “Não sou um robô” e clique em “próximo”. ...
  3. Selecione a opção “Saque Aniversário do FGTS”.

O que acontece com meu FGTS se eu pedir demissão?

Atualmente, quando o trabalhador pede demissão, o saldo do FGTS fica retido na conta do Fundo de Garantia e não pode ser movimentado, com exceção das situações mencionadas. No entanto, o trabalhador não perde o saldo. Ele fica retido até que sua retirada em alguma das demais situações seja disponibilizada.

FGTS 2023! Como Sacar Seu FGTS Mesmo Trabalhando De Carteira Assinada? Empréstimo FGTS

23 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo leva para sacar o FGTS depois da demissão?

No caso de demissão sem justa causa, por exemplo, o trabalhador deve ir até o banco com a carteira de trabalho com o respectivo registro da baixa do contrato. O saque pode ser feito em até cinco dias úteis após o empregador comunicar a rescisão do contrato à Caixa.

Qual o valor da multa se eu pedir demissão?

De acordo com a especialista, o pedido de demissão deve ser sempre a última medida a ser tomada, isso porque o colaborador perde alguns de seus direitos trabalhistas. Dentre eles, o direito ao seguro-desemprego, à multa de 40% do FGTS e ao saque do saldo do fundo acumulado durante o período trabalhado.

O que fazer se a empresa não quer me mandar embora?

Quando alguma dessas situações ocorrer, o trabalhador deve procurar um advogado trabalhista para promover uma ação trabalhista de rescisão indireta, na qual o juiz poderá determinar a quebra do contrato de trabalho, com a indenização em favor do trabalhador.

O que eu tenho direito de receber se pedir demissão?

O funcionário tem direito a receber o saldo de salário referente aos dias trabalhados no mês em que ocorreu a demissão ao pedir demissão. Além disso, ele tem direito ao pagamento proporcional das férias vencidas e das férias proporcionais, de acordo com o tempo trabalhado no período aquisitivo.

Onde cai a multa de 40%?

O empregador deve depositar a multa rescisória na conta do FGTS do trabalhador em até 10 dias úteis após o fim do contrato de trabalho. O valor de 40% sobre o saldo para fins rescisórios deverá ser sacado junto com o saque-rescisão, caso o trabalhador opte por essa modalidade.

Como faço para antecipar o saque do FGTS?

Como antecipar o FGTS? Primeiro, acesse App FGTS ou o site do FGTS na Caixa Econômica Federal. Depois siga o passo a passo para autorizar o BB a consultar o seu saldo: Principal > Autorizar bancos > Empréstimo Saque Aniversário > Instituições financeiras; selecione Banco do Brasil SA e confirme.

Como fazer para sair da empresa com todos os direitos?

Qual a melhor forma de sair de uma empresa?
  1. Tome uma decisão consciente. ...
  2. Avise seu gestor direto antes de qualquer outra pessoa. ...
  3. Esteja disposto a ouvir uma contraproposta. ...
  4. Negocie um prazo para a saída da empresa. ...
  5. Formalize o acordo. ...
  6. Negocie o início com o novo empregador. ...

Qual é o melhor dia para pedir demissão?

Considerando que ainda falte mais 3 meses para o funcionário completar um ano na empresa, o melhor dia do mês para pedir demissão é entre os dias 25 e 28 do mês.

O que é melhor pedir demissão ou ser demitido por justa causa?

O que é melhor pedir demissão ou ser demitido por justa causa? Se o seu patrão te dá uma justa causa sem motivo, ele vai ter problemas. Você consegue reverter esta situação de forma “fácil”. Por outro lado, se você pede demissão, você terá muito mais dificuldade para reverter a situação.

Qual o melhor acordo para sair da empresa?

O ideal é que contenha os valores a serem pagos na rescisão e outras informações que revelem o consenso entre as partes, bem como as bases legais dos acordos. A demissão consensual só funciona quando há comum acordo entre funcionário e empresa em relação ao fim do contrário.

Pode pedir demissão e sair no mesmo dia?

É possível pedir demissão imediata? Sim, é possível. Aliás, se a pergunta for “posso pedir demissão e sair no mesmo dia”, a resposta segue sendo sim. Porém, o trabalhador perde uma série de direitos, caso não cumpra o aviso prévio.

Quem faz acordo com a empresa recebe Seguro Desemprego?

Acordo trabalhista dá direito ao seguro desemprego? Não. Na demissão por acordo trabalhista o colaborador perde o direito de receber o seguro desemprego, conforme previsto no inciso 2 do artigo 484-A.

Quem pede as contas têm que cumprir aviso prévio?

Ao pedir demissão, o funcionário tem o dever de cumprir o aviso prévio pelo prazo mínimo de 30 dias. Sendo assim, ele receberá o valor pelos dias trabalhados junto com o resto da sua rescisão, como as férias indenizadas, 13º proporcional etc.

O que acontece se eu pedir demissão e não cumprir o aviso prévio?

Se o empregado pede demissão, mas não pode ou não quer cumprir o aviso, e o patrão não o dispensa da obrigação, o trabalhador terá o valor desse mês descontado das verbas rescisórias (que é o acerto de verbas pagas no momento da rescisão, como saldo de salário, 13º e férias proporcionais e o próprio aviso prévio).

É necessário a chave para sacar o FGTS?

A partir deste mês, trabalhadores que forem demitidos sem justa causa não precisam mais que seus empregadores emitam uma chave de autorização para sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Essa é uma das mudanças trazidas pelo FGTS Digital, lançado na última sexta-feira (1º).

O que acontece quando optei pelo saque aniversário e fui demitido?

O que acontece se optar pelo saque-aniversário e for demitido? Você não receberá o saque-rescisão, mas receberá sua multa rescisória e demais direitos normalmente.

Quem fez o saque aniversário pode sacar a multa rescisória?

Sim! Quem fez empréstimo com FGTS tem direito a rescisão em caso de demissão sem justa causa.

É melhor pedir a conta da empresa ou fazer um acordo?

Para o trabalhador, a demissão por acordo pode ser a melhor opção caso ele esteja insatisfeito com a empresa, mas resistente a pedir demissão para evitar o desamparo financeiro, pois não teria direito a algumas das verbas rescisórias (como a multa sobre o saldo do FGTS).

O que acontece se eu não devolver os 40% da empresa?

Caso o trabalhador receba a proposta o mesmo não deve aceitá-la, pois poderá ser condenado junto com o empregador. Dessa forma, ao invés de aceitar "devolver" a multa de 40% do FGTS, o trabalhador pode propor que a empresa faça o distrato, que é uma modalidade de rescisão contratual por comum acordo.

Artigo anterior
Qual é o papel da informação?
Artigo seguinte
É possível ação rescisória nos Juizados Especiais?