Estou grávida e tenho hérnia umbilical?

Perguntado por: Gustavo Lourenço Santos Tavares Leal  |  Última atualização: 29. Oktober 2024
Pontuação: 4.3/5 (37 avaliações)

A presença da hérnia umbilical não atrapalha em nada a gestação ou o desenvolvimento do bebê, não sendo necessário nenhum tratamento durante a gravidez. O ideal é aguardar alguns meses após o parto, para realizar a correção cirúrgica.

Qual o risco da hérnia umbilical na gravidez?

Nos casos onde o volume da hérnia é muito grande, pode acontecer de parte do intestino migrar da cavidade abdominal para o saco hernário, o que indicaria correção cirúrgica imediata pela possibilidade de comprometimento da circulação sanguínea para o órgão. Uma dor incapacitante apontaria sinais deste comprometimento.

Quem tem hérnia no umbigo pode fazer parto normal?

Que tem hérnia umbilical pode engravidar? Sim, quem tem hérnia umbilical pode engravidar, pois não oferece risco para mãe ou bebê. Desde que a hérnia no umbigo não seja muito grande ou não provoque muita dor, até é possível realizar parto normal.

Como aliviar a dor da hérnia umbilical na gravidez?

Como aliviar a dor no umbigo
  1. Dormir de barriga para cima ou de lado;
  2. Usar uma cinta própria para a gravidez. ...
  3. Participar em atividades dentro de água, para aliviar o peso sobre a barriga e costas;
  4. Utilizar roupa confortável, de algodão e pouco apertada;
  5. Aplicar um creme hidratante ou manteiga de cacau na pele do umbigo.

O que fazer com hérnia na gravidez?

Então, o ideal é não operar, se for o caso, faça repouso, fique de repouso na cama, evite esforço para não operar a hérnia que depois ela pode ser corrigida, depois que ela tiver o neném, a cavidade abdominal diminui muito, a pressão diminui muito e aquelas hérnias do umbigo, inguinais, muitas vezes se tornam bem ...

Hérnia no Umbigo na Gravidez Por Dr. Fabio Atui 15/06/2015

40 questões relacionadas encontradas

Quais os riscos de uma hérnia no umbigo?

Quando a hérnia umbilical é diagnosticada em sua fase inicial, é possível reduzir o conteúdo herniário, devolvendo-o para a cavidade abdominal. Caso haja maior demora no diagnóstico, o conteúdo pode aumentar e se tornar volumoso, aumentando os desconfortos e as dores, bem como o risco de estrangulamento do intestino.

Quais as consequências de uma hérnia umbilical?

O que uma hérnia umbilical pode causar? As complicações mais comuns associadas às hérnias umbilicais são o encarceramento e o estrangulamento. No primeiro caso, o órgão extravasado fica preso no orifício herniário, não sendo possível empurrá-lo de volta para a cavidade abdominal.

Quando a hérnia umbilical começa a doer?

Sintomas da hérnia umbilical

Nos adultos o principal sinal é uma saliência desconfortável, podendo até provocar dor na região umbilical. Por vezes, a hérnia pode ser bastante dolorosa. Na criança, as hérnias umbilicais, por norma, não provocam dor, contudo a sintomatologia está muito dependente da gravidade da hérnia.

Quando devo me preocupar com hérnia umbilical?

A hérnia umbilical normalmente não é motivo de preocupação, mas se ela ficar presa, uma situação chamada de estrangulamento da hérnia umbilical, que ocorre quando o intestino fica preso dentro da hérnia, não podendo mais retornar para dentro do abdômen, a cirurgia deve ser realizada imediatamente.

O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?

Assim, pode ocorrer a chamada necrose e a estrutura pode se romper, o que levaria o paciente a óbito. Nos casos de estrangulamento, portanto, é necessária uma cirurgia de emergência.

Qual o nome do médico que cuida de hérnia umbilical?

Qual médico é responsável pelo tratamento da hérnia? Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

Em que lado fica a hérnia?

As hérnias deste tipo são mais frequentes nos homens e do lado esquerdo do corpo, mas podem ocorrer em mulheres dos dois lados da virilha. Além disso, há dois tipos de hérnias inguinais. A hérnia inguinal direta é mais comum nos adultos e idosos.

O que fazer quando a hérnia está doendo muito?

Já em casos de dor INTENSA ou persistente é necessário buscar uma unidade de pronto-atendimento para verificar as possíveis causas da alteração, que pode ter sido causada pelo excesso de atividades físicas ou representar uma complicação da hérnia, como o encarceramento e o estrangulamento.

Como saber se a hérnia umbilical está encarcerada?

O principal sinal de encarceramento é quando a hérnia não reduz mais. Muitos pacientes notam que normalmente região da hérnia aumenta de volume aos esforços mas ela reduz sozinha quando o paciente relaxa a musculatura.

Quando devo me preocupar com a hérnia?

Dor intensa e contínua, vermelhidão e sensibilidade são sinais de que a hérnia pode estar presa ou estrangulada. Outro sinal disso é se a protuberância costumava ir e vir, mas agora está presa. Esses sintomas são preocupantes e você deve entrar em contato imediatamente com seu médico ou cirurgião.

Como saber se a hérnia umbilical está inflamada?

O umbigo apresenta uma deformação podendo ficar distorcido e esticado; Inchaço na região que diminui quando a pessoa se deita; A pele ao redor do umbigo pode ficar azul, ficar avermelhada ou cinza por falta de circulação devido a hérnia cortar ou reduzir o fluxo de sangue; Dor, queimação e rigidez na área.

Como acabar com hérnia umbilical sem cirurgia?

Não existe nenhum medicamento, fisioterapia, exercício ou cinta capaz de tratar uma hérnia da parede abdominal.

Qual o tamanho de uma hérnia umbilical para operar?

A cirurgia de hérnia umbilical

Telas de reforço somente são utilizadas em hérnias grandes, com colo maior do que 2 cm. A via minimamente invasiva é utilizada preferencialmente em hérnias muito grandes, sobretudo em pacientes obesos, pois, nestes casos não é possível a correção do defeito através de uma incisão pequena.

Onde se localiza a dor da hérnia umbilical?

O mais comum é que a hérnia seja notada pela saliência indolor e maleável em volta do umbigo, que pode ser empurrada à depressão abdominal ao ser pressionada. Em alguns casos, só é possível percebê-la quando a pessoa faz esforço ao levantar peso ou ao tossir. A hérnia umbilical é diagnosticada pelo exame médico.

Qual o melhor remédio para desinflamar hérnia?

Remédios anticonvulsivantes, como Gabapentina ou Pregabalina: são usados, neste caso, para aliviar a dor provocada pela compressão de nervos próximos da hérnia; Injeções de corticoides na coluna, como Betametasona ou Prednisona: para reduzir a inflamação no local da hérnia de disco.

Onde dói na hérnia umbilical?

Febre, dor forte no abdômen e prisão de ventre são alguns dos sintomas da hérnia umbilical em adultos. Saiba mais. Hérnia umbilical é um dos tipos de hérnias mais comuns. Ela atinge até 20% das crianças, mas também pode acometer adultos.

Como é a crise da hérnia umbilical?

O principal sintoma da hérnia umbilical é uma protuberância que se forma na região do umbigo. Ela pode afetar também os adultos anatomicamente predispostos. A cirurgia é o tratamento ideal para a correção do defeito.

O que pode ser confundido com hérnia umbilical?

A hérnia epigástrica é semelhante à hérnia umbilical mas esta ocorre na zona do umbigo e a hérnia epigástrica forma-se acima do umbigo. De um modo geral, são hérnias pequenas e, por isso, apenas o revestimento da cavidade abdominal (peritoneu) consegue passar.

Quais os sintomas de uma hérnia estourada?

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

Porque hérnia dá gases?

A hérnia pode conter alças intestinais no seu interior, causando por vezes obstrução do sistema digestivo com consequências muito graves.

Artigo anterior
O que quer dizer irmãs?
Artigo seguinte
O que é cálcio boro?