Qual a metodologia utilizada pelos jesuítas na regência das aulas?
Perguntado por: Viviane Araújo | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)
Sua metodologia era embasada por um documento de código pedagógico, plano de estudo, conhecido como Ratio Studiorum.
Qual era o método de ensino dos jesuítas?
O método de ensino utilizado pelos jesuítas era principalmente expositivo, livresco, com pouco ou nenhum sentido prático. O cul- tivo da língua nativa e das Humanidades contrastava com o, nem sempre, ajustado, mas inevitável Latim.
Qual a tendência pedagógica utilizada pelos jesuítas?
A pedagogia adotada pelos jesuítas caracterizou-se pelo espírito inaciano, apoiando-se no currículo humanista, na unidade de método e ordem. A qualidade do ensino, a formação de pessoas críticas, criativas, competentes e dispostas a modificar a realidade são propósitos máximos da educação jesuítica.
Como era o método do Ratio Studiorum?
Ratio Studiorum é uma espécie de coletânea privada, fundamentada em experiências acontecidas no Colégio Romano e adicionada a observações pedagógicas de diversos outros colégios, que busca instruir rapidamente todo jesuíta docente sobre a natureza, a extensão e as obrigações do seu cargo.
Qual era o objetivo da educação dos jesuítas?
O objetivo dos jesuítas era catequizar os índios, para isso primeiramente teriam que ensiná-los a ler e a escrever. Ao longo de 20 anos de ensino, os jesuítas construíram cinco escolas de educação elementar e três colégios.
Educação Jesuíta - Pedagogia Irada
Qual era o objetivo dos jesuítas no Brasil Colônia e como era o ensino com a utilização do documento Ratio Studiorum?
O Ratio Studiorum não era um tratado sistematizado de pedagogia, mas sim uma coletânea de regras e prescrições práticas e minuciosas a serem se- guidas pelos padres jesuítas em suas aulas. Portanto, era um manual prático e sistematizado que apresentava ao professor a metodologia de ensino a ser utilizada em suas aulas.
Quais são as principais características da educação jesuitica?
A instrução era feita por meio do estudo da leitura, da apresentação e da interpretação da palavra divina, pois assim se poderia compreender melhor o mundo supostamente desconhecido pelos nativos. Os jesuítas perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
Quais as principais características do método pedagógico de Lancaster?
Também conhecido como ensino mútuo ou sistema monitoral, esse método pregava, dentre outros princípios, que um aluno treinado ou mais adiantado (decurião) deveria ensinar um grupo de dez alunos (decúria), sob a orientação e supervisão de um inspetor.
Quais as disciplinas do Ratio Studiorum?
Ratio Studiorum apresenta os níveis de ensino; Humanidades, denominado de estudos inferiores, cujo currículo abrangia cinco disciplinas, sendo elas, retórica, humanidades, gramática superior, gramática média e gramática inferior.
Qual o ideário pedagógico implícito ao Ratio Studiorum?
No entanto, o ideário pedagógico subjacente ao Ratio Studiorum é o que chamamos comumente de pedagogia tradicional, conforme nos relata Saviani (2010), baseada nos ensinos de Aristóteles (no curso de Filosofia) e Tomás de Aquino (no de Teologia), o plano de Estudos da Companhia de Jesus desempenhou um papel de grande ...
Qual o legado pedagógico que os jesuítas deixaram para educação brasileira?
Podemos ressaltar que foram os jesuítas os primeiros a utilizar a pedagogia, eles ensinaram aos índios a ler e escrever, mas havia um jogo de interesses mútuos que destituíram os indígenas de sua cultura, da sua identidade, dos seus valores e ideologias.
O que podemos destacar na atuação jesuíta?
- Catequizar os índios americanos, transmitindo-lhes as línguas portuguesa e espanhola, os costumes europeus e a religião católica; - Difundir o catolicismo na Índia, China e África, evitando o avanço do protestantismo nestas regiões; - Construir e desenvolver escolas católicas em diversas regiões do mundo.
Quais as tendências pedagógicas que se defrontam hoje no cenário educacional brasileiro?
Esse autor organiza o conjunto das pedagogias em dois grupos, ou seja: Pedagogia Liberal (Tradicional, Renovada Progressivista, Renovada não – diretiva, tecnicista ) e Pedagogia Progressista (libertadora, libertária,crítico social dos conteúdos).
Como era a educação nas escolas jesuítas?
A educação jesuítica baseava-se nas virtudes, isto é, nos valores cristãos, e nas letras com ensino da língua. Primeiramente, os padres jesuítas aprenderam a língua da terra (tupi-guarani) para comunicar- se com os índios, aproveitando-se da musicalidade dos nativos e utilizando-a como metodologia de ensino.
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil colonial?
O ensino jesuítico era dividido entre a catequese e o ensino de humanidades. Aos índios era ensinado a ler e escrever, mas, também os ensinamentos católicos e todos esses ensinamentos eram baseados em livros bíblicos coma intenção de aculturá-los.
Como era o ensino dos jesuítas no Brasil Colônia?
A educação dos jesuítas centrava-se nos princípios da educação liberal da Idade Média, isto é, no método do Trivum e do Quadrivium. Entretanto, o que se ensinava no Brasil Colônia era basicamente a primeira parte: as disciplinas associadas ao Trivium, como gramática e retórica.
Quais as reformas educacionais implantadas pela Reforma Pombalina?
As principais medidas implantadas pelo marquês, por intermédio do Alvará de 28 de junho de 1759, foram: total destruição da organização da educação jesuítica e sua metodologia de ensino, tanto no Brasil quanto em Portugal; instituição de aulas de gramática latina, de grego e de retórica; criação do cargo de 'diretor de ...
Como eram as aulas régias?
As aulas régias eram aulas avulsas que não estavam interligadas entre si, de forma que uma não dependia da outra. Elas vieram como um novo sistema de ensino que substituiu o ensino jesuítico. As mesmas eram coordenadas por um Diretor Geral de Estudos, mas a nomeação dos professores ficava a cargo do rei.
O que o Manifesto dos Pioneiros da educação defendia?
O documento defendia ainda: educação como uma função essencialmente pública; a escola deve ser única e comum, sem privilégios econômicos de uma minoria; todos os professores devem ter formação universitária; o ensino deve ser laico, gratuito e obrigatório.
Quais as características do método Lancasteriano é de que país ele surge?
O sistema monitorial ou método Lancaster, como ficou mais conhecido no Brasil, foi desenvolvido na Inglaterra, no final do século XVIII e início do século XIX, momento em que a Inglaterra passava por uma fase de intensa urbanização, devido ao processo acelerado de industrialização.
Como o método Lancaster foi aplicado no Brasil?
O método Lancaster representava o que de mais moderno havia na época, porém os resultados de sua utilização no Brasil ficaram muito aquém do esperado, não só pela ausência de professores habilitados e falta de estrutura adequada como também em função do baixo número de alunos que frequentavam a escola pública no Brasil ...
Quando o método Lancaster foi abolido?
No Brasil, este método foi inserido no período do império que ocorreu entre 1822 a 1889, por meio da Lei de 15 de outubro de 1827, a qual previa a inserção deste método para o ensino das primeiras letras.
Quais seriam as principais características e objetivos do projeto educacional jesuítico implementado no Brasil?
Seu objetivo era tentar sustar o grande avanço protestante da época, e para isso utilizou-se de duas estratégias: por meio da educação dos homens e dos índios; e por intermédio da ação missionária, procurando converter à fé católica os povos das regiões que estavam sendo colonizadas.
Quais as principais características da educação na época do Brasil Colônia?
Nesse novo período, a educação no Brasil consistia apenas nas chamadas Aulas Régias, com aulas de Latim, Grego e Retórica feitas por professores vitalícios e despreparados; sendo que este novo sistema gerou o verdadeiro caos no processo de ensino no território brasileiro.
Quais as duas frentes educacionais estruturadas pelos jesuítas?
É importante destacar que os jesuítas trabalhavam em duas frentes: de um lado serviam para atender os órfãos portugueses e os filhos da elite colonial, onde esses depois de concluir a educação oferecida no Brasil, eram encaminhados a metrópole para concluir seus estudos; de outro lado estavam as reduções (Missões), que ...
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