Estou dormindo acordado figura de linguagem?

Perguntado por: César Renato Barbosa de Ribeiro  |  Última atualização: 5. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso. ... (antítese) Estou dormindo acordado. (paradoxo)

O que é um paradoxo exemplo?

Relacionado com a antítese, o paradoxo é uma figura de linguagem que consiste no emprego de palavras que, mesmo opostas no sentido, vão se fundir num mesmo enunciado. ... Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O que é uma frase paradoxal?

Paradoxo ou oximoro é uma figura de linguagem caracterizada pela expressão de uma ideia contrastante e contraditória. Contudo, se o enunciado apresenta apenas contraste, ele se configura em uma antítese, portanto, para ocorrer o paradoxo, obrigatoriamente, é preciso haver uma contradição.

O que é paradoxo é Anafora?

Exemplo: “Minha prima é uma flor.” Nota-se que a palavra “flor” é atribuída à prima para defini-la como uma pessoa bela, delicada, entre outras características, não como uma planta. O paradoxo é definido como uma figura de ideias, que possui o objetivo de formar uma contradição intencional.

Qual a diferença entre antítese e paradoxo?

O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.

Figuras de Linguagem | Parte III

32 questões relacionadas encontradas

O que é antítese e exemplos?

Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno". A palavra antítese vem da língua grega, e quer dizer "oposto à criação" ou "contra".

O que é paradoxo Cite 3 exemplos em frases?

Exemplos de frases com paradoxo

Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)

O que é anáfora e exemplos?

Geovana e Flávia são muito estudiosas. Elas têm ótimas notas. No exemplo, a anáfora ocorre quando o pronome “elas” retoma o elemento “Geovana e Flávia”, apresentado anteriormente. Perceba que, em vez de repetir o termo “Geovana e Flávia”, usou-se outro termo como referência: “elas”.

O que é Assonancia e exemplos?

Aliteração e Assonância

São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.

O que é Catafora e exemplos?

Para compreender um termo catafórico é necessário interpretar o termo ao qual faz referência. Vejamos alguns exemplos de CATÁFORA: A irmã olhou-o e disse: - João, estás com um ar cansado. ... Catáfora - termo usado para fazer referência a um outro termo posterior.

O que é uma ironia exemplos?

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga

Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

O que é metonímia e exemplos?

Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando entre ambas existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca. Ex.: O estádio aplaudiu o jogador. ... A substituição de uma palavra por outra se realiza principalmente destes modos: O autor pela obra: ler Machado de Assis.

Como criar um paradoxo?

É também definido como algo contrário à opinião ou ao senso comum. Alguns exemplos de frases e expressões paradoxais ajudam a entender melhor o seu significado: "O silêncio é a melhor palavra" ou "pobre menino rico" e também a famosa frase de Camões: "o amor é ferida que dói e não se sente".

Quais são os tipos de paradoxos?

Trata-se de uma figura de linguagem com conceitos amplos, por isso, possui algumas subdivisões:
  • paradoxo verídico.
  • paradoxo condicional.
  • paradoxo falsídico.

Como identificar uma antítese?

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

O que é antítese e paradoxo exemplos?

O paradoxo, no exemplo, está sendo representado pela oposição entre ideias: Como é possível o mesmo braço abrigar e trazer solidão? ... A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima.

Como identificar a assonância?

Assonância é uma figura de linguagem, de som ou harmonia, caracterizada pela repetição de vogais, de forma a produzir uma sonoridade peculiar aos textos poéticos. Diferencia-se da aliteração, que é a repetição de consoantes ou sílabas.

Quais são as letras vogal?

As vogais são: a, e, i, o, u. Elas são classificadas de acordo com alguns critérios como a função das cavidades bucal e nasal, a zona de articulação, o timbre e a intensidade.

Qual é a diferença entre assonância e aliteração de um exemplo de cada?

Diferenças entre Aliteração e Assonância

Perceba que enquanto a aliteração é caracterizada por sons consonantais que se repetem, a assonância é focada nos sons vocálicos. Veja essa diferença nos exemplos a seguir. E me agarrei nos teus cabelos” (assonância evidenciada na repetição da terminação vogal “ei”).

Quais são os tipos de anáfora?

Abaixo, um esquema das diferentes tipologias desse tipo de anáfora, dividindo-as em três grupos: as anáforas por repetição, as anáforas por elipse e as anáforas por substituição. Este último grupo será subdividido em pronominais e nominais.

O que é elipse e exemplos?

Exemplo de elipse

“Na minha mesa, papéis e livros” (o verbo “haver” está oculto nesta sentença, caso contrário a frase seria: “na minha mesa há papéis e livros”). “No fim da noite, no chão, pessoas e garrafas” (o verbo “haver” também está oculto). “Chegamos cedo hoje” (o pronome “nós” foi ocultado neste caso).

O que é um termo anáfora?

Termos anafóricos são aqueles que resgatam uma palavra citada anteriormente no texto. A anáfora pode exercer diferentes funções: criar efeitos estéticos (caso comum na poesia, que utiliza a figura de linguagem de repetição para dar ênfase em uma ideia) ou contribuir na coesão do texto.

O que é paradoxo sinônimo?

1 antagonismo, contradição, incoerência, incompatibilidade, incongruência, oposição. Absurdo ou contrassenso: 2 absurdo, asneira, contrassenso, desatino, despropósito, disparate, erro, insensatez, tolice.

Quantos tipos de paradoxos existem?

Estima-se que esse filósofo, da era pré-socrática, tenha desenvolvido cerca de 40 paradoxos, mas apenas 8 deles sobreviveram aos tempos atuais. Seus argumentos eram todos no sentido de provar que o universo seria único, imutável e imóvel.

O que é paradoxo em raciocínio lógico?

Um paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".

Artigo anterior
Quais são os alimentos que desincham a barriga?
Artigo seguinte
Quais os benefícios da gestão de compras?