Estou a dez anos ou estou há dez anos?
Perguntado por: Vítor Joel Esteves | Última atualização: 23. Februar 2025Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)
Arrematemos: se a substituição por faz for possível, devemos usar o há. Vamos lá: Há (faz) duas horas, iniciamos a reunião. / Trabalho no Tribunal de Justiça há (faz) dez anos.
Estou a 3 anos ou estou há 3 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Foi a 10 anos ou foi há 10 anos?
A construção correta é há dez anos.
O verbo haver traz consigo o sentido de «tempo decorrido», pelo que a ideia de passado já está absolutamente clara nesta expressão. Há dez anos já significa «há dez anos atrás». Não é necessária qualquer palavra de reforço (atrás), embora hoje em dia seja comum a sua utilização.
Estou a 5 minutos ou há 5 minutos?
Há indica passado e equivale a faz, enquanto a exprime distância ou tempo futuro (não pode ser substituído por faz): Chegou há (faz) duas horas (tempo passado) e partirá daqui a cinco minutos (tempo futuro).
É correto escrever há 4 anos?
O verbo haver impede a palavra atrás em seguida sempre que estiver relacionado a tempo, à ação que já se passou. Há, portanto, duas formas corretas para a frase: “há dez anos” ou “dez anos atrás”.
Qual o correto: "faz dez anos" ou "fazem dez anos"?
Estou a 7 anos ou Estou há 7 anos?
O a indicará sempre tempo futuro: Daqui a pouco, começaremos a prova. Ou distância: O carro ficou a menos de três metros do precipício. Já o há, forma do verbo haver, indica tempo passado: Ele foi embora há alguns dias.
Como se escreve há 12 anos?
Dessa forma, a palavra há deve ser utilizada sempre que nos referirmos ao passado, dando o significado de tempo decorrido.
Estou a 3 horas ou há 3 horas?
Deve-se escrever há nos casos em que se trata do verbo haver. “Há uma hora o trem passou pela Estação Central.” “A live de Caetano Veloso acabou há uma hora.” Como vimos em publicações anteriores, nesses casos, o verbo haver expressa tempo transcorrido, passado.
Como se escreve há 10 anos?
Há dez anos atrás ou Há dez anos? Na formação de expressões temporais, o verbo haver é impessoal e tem a acepção de passar-se, ter decorrido, ser decorrido: Há décadas não se usam tais trajes. Portanto, há redundância no acréscimo de atrás ou de qualquer outra palavra que denote tempo decorrido em tais expressões.
Estou a 5 anos ou há anos?
Quando nos referimos a um tempo passado, o certo é usar o verbo haver: – Não o vejo há dias. – Estou esperando você há horas.
Faz 20 anos ou fazem 20 anos?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Faz 30 anos ou fazem 30 anos?
A palavra “faz” se refere à terceira pessoa do singular, no presente do indicativo, do verbo “fazer”. Portanto, dizemos ou escrevemos: “ela faz” ou “ele faz”. Já o termo “fazem” corresponde à terceira pessoa do plural do verbo “fazer”, no presente do indicativo, isto é, “eles fazem” ou “elas fazem”.
Estou a 4 anos ou estou há 4 anos?
Não há diferença em sua pronúncia, mas as escritas trazem significados opostos. Enquanto uma diz respeito ao passado, a outra relaciona-se com o futuro. Usa-se o verbo haver para se referir a um tempo passado ou decorrido. Ele pode ser trocado pelo verbo “fazer”.
Estou há meia hora ou a meia hora?
O uso da crase na indicação de horas é feito quando há preposição “a” acompanhada do artigo “as”, indicando horário exato.
Foram cinco anos ou foi cinco anos?
Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.
Como se escreve a 5 anos atrás?
Quando nos referimos a um tempo passado, cinco anos atrás, empregamos o verbo “haver”, que indica tempo decorrido e, sendo impessoal, não é flexionado: tanto faz que se trate de uma hora ou de quinhentos anos, fica sempre no singular.
Faz anos ou fazem anos?
Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Porque no começo da frase?
Quando utilizamos “porque” no início de frase, não é possível substituir essa conjunção por “pois”. Isso porque a conjunção “pois” tem caráter explicativo e não causal.
Estou há 20 minutos ou estou a 20 minutos?
Para falar de horas, pode-se usar à(s) ou há. Com o sentido de tempo decorrido, usa-se sempre o verbo haver: Fiz um bolo há cinco horas (=decorreram cinco horas desde que fiz o bolo). Almocei há uma hora (=decorreu uma hora desde que almocei).
Fazem 3 dias ou há 3 dias?
Usamos há, forma conjugada do verbo haver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo, quando nos referimos a tempo decorrido, ou seja, a tempo passado.
Qual é o correto 24 horas ou 00 horas?
Use certo: meia-noite e meia (e não meia-noite e meio). A concordância é com hora, por isso, fica no feminino. O verbo fica no singular: Já é quase meia-noite. Meia-noite, 0h: o dia começa à 0h e vai até a meia-noite (ou até as 24h).
O que significa há dois anos?
Isso faz com que a expressão ganhe a conotação de tempo passado, como em “há dois anos” = “faz dois anos”, ou seja, dois anos atrás. Por isso, a expressão marca algum evento acontecido próximo a determinado tempo passado.
Quando se usa a palavra há?
Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo. Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.
Como se escreve há 20 anos atrás?
O segundo erro é o pleonasmo, infelizmente cada vez mais em voga. Deve-se utilizar há vinte anos ou vinte anos atrás. A colocação na mesma frase do verbo haver e do advérbio atrás é considerada erro.
Como é a concentração de terras na América Latina?
Como é realizado o transporte de oxigênio no sangue?