Estão entre as principais características da linguagem poética de Cecília Meireles?

Perguntado por: Margarida Teresa Freitas Andrade  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (32 avaliações)

É comum encontrar na linguagem de Cecília Meireles elementos que remetem ao Neossimbolismo, como o vento, a água, o mar, o tempo, o espaço, a solidão e a música, características que conferem à sua poesia um caráter fluido e etéreo.

Quais as características da poesia de Cecília Meireles?

Poeta intimista, próxima à abstração da música, ao sentimento religioso e à fluidez do sonho, seus temas recorrentes são o amor, a morte, o tempo e a eternidade, o que se evidencia já a partir dos títulos de seus livros, como Vaga Música e Mar Absoluto.

Quais as principais características da linguagem poética?

Características da Função Poética

Palavras com uma função estética. Utilização do sentido figurado ou conotativo. Utilização de textos bem elaborados. Presença das figuras de linguagem como a metáfora.

Quais são as linguagens poéticas?

A linguagem exerce função poética quando valoriza o texto na sua elaboração, ou seja, quando o autor faz uso de combinação de palavras, figuras de linguagem (metáfora, antítese, hipérbole, aliteração, etc.), exploração dos sentidos e sentimentos, expressão do chamado eu-lírico, dentre outros. Não pare agora...

Quais as temáticas abordadas no poema de Cecília Meireles?

Entre os seus temas mais frequentes estão o isolamento, a solidão, a passagem do tempo, a efemeridade da vida, a identidade, o abandono e a perda. Cecília passeou por entre o jornalismo, a crônica, o ensaio, a poesia e a literatura infantil.

Linguagem poética

23 questões relacionadas encontradas

Qual a temática foi mais evidente na obra de Cecília Meireles?

A autora, que morreu em 9 de novembro de 1964, escreveu poesias caracterizadas por certa melancolia, além de apresentar temáticas tais como solidão, morte e misticismo, por exemplo. No mais, teve reconhecimento em vida e também postumamente, com o Prêmio Machado de Assis (1965).

Qual é a temática do poema de Mário Quintana *?

Conhecido popularmente como "O Tempo", o poema de Mario Quintana tem como título original "Seiscentos e Sessenta e Seis". Foi publicado pela primeira vez na obra Esconderijos do Tempo, em 1980. ... Reflete sobre temas como a passagem do tempo, a memória, a existência, a velhice e a morte.

Quais são os tipos de linguagem?

Tipos de linguagem
  • Linguagem verbal. É aquela formada por palavras, seja na escrita ou na fala. ...
  • Linguagem não-verbal. É o tipo de linguagem que não contém palavras, mas possui recursos visuais. ...
  • Linguagem mista ou híbrida. ...
  • Função referencial. ...
  • Função emotiva. ...
  • Função conativa ou apelativa. ...
  • Função metalinguística. ...
  • Função fática.

Quais são as funções poéticas?

A Função Poética caracteriza-se pela preocupação com a forma do discurso, ou seja, o modo utilizado para transmitir uma mensagem. Essa função da linguagem é encontrada nas obras literárias, e muitas vezes é confundida com a função emotiva. Lembre-se que na função poética, o mais importante é a mensagem em si.

Qual linguagem predomina no poema?

A função predominante é a função poética, que tem como principal característica a emissão de uma mensagem elaborada de maneira inovadora, encontrada predominantemente na linguagem literária, sobretudo na poesia.

O que não é característica da linguagem poética?

Uso de linguagem conotativa: as palavras muitas vezes são utilizadas em seu sentido figurado. A linguagem denotativa (sentido literal) não é essencial na função poética.

Quais são as principais características do poema retrato?

Os primeiros quatro versos do poema se constroem com base numa oposição central entre o passado e o presente. Há uma comparação entre o que aconteceu antes e como o eu-lírico se encontra agora, apesar de não ficar claro o motivo dessa mudança tão radical. No presente vemos registrado o sofrimento.

Quem foi Cecília Meireles e quais as características de sua produção e suas principais obras?

Cecília Meireles foi escritora, jornalista, professora e pintora, considerada uma das mais importantes poetisas do Brasil. Sua obra de caráter intimista possui forte influência da psicanálise com foco na temática social.

Quais são as principais características da obra de Clarice Lispector?

Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.

Qual a função do poeta?

Um poeta pode simplesmente ser um escritor de poesia, ou pode executar sua arte para um público. O trabalho de um poeta é essencialmente de comunicação, seja expressando ideias em um sentido literal, como escrever sobre um evento ou lugar específico, ou metaforicamente.

Quais são as funções da linguagem?

Funções da linguagem
  • emotiva.
  • conativa.
  • metalinguística.
  • fática.
  • poética.
  • referencial.

O que é poesia e qual a sua função?

A Poesia é um texto poético, geralmente em verso, que faz parte do gênero literário denominado "lírico". Ela combina palavras, significados e qualidades estéticas. Nela, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos.

Quais os 5 níveis de linguagem?

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

O que é linguagem mista ou multimodal?

A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem.

O que é uma linguagem formal e informal?

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

Qual era o estilo de Mario Quintana?

O poeta pertence à segunda geração modernista (1930-1945), marcada pela reflexão sobre o mundo contemporâneo e pela liberdade formal. No entanto, Quintana apresenta uma poesia mais individual, caracterizada pelo humor e pela simplicidade.

São características da obra literária de Mario Quintana?

São características da obra literária de Mario Quintana: I. Mario Quintana está cronológica e tematicamente vinculado à segunda geração do Modernismo. Em sua poesia é possível notar o bom humor, o coloquialismo e a brevidade, traços característicos das vanguardas modernistas.

Qual a mensagem passada pelo poema abaixo de Mario Quintana?

O último verso do poema transmite aquela que parece ser a sua mensagem fundamental: a importância de aproveitarmos verdadeiramente cada momento que temos diante de nós. Se a vida é fugaz, de nada adianta batalhar contra o tempo ou tentar controlá-lo, pois essa luta está perdida à partida.

Quais eram as temáticas abordadas na geração de 30?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Qual estilo literário de Cecília Meireles?

Movimento Literário

Cecília Meireles é tradicionalmente classificada como uma autora modernista, mais especificamente da 2ª fase do movimento, mas sua obra apresenta influências simbolistas, românticas e parnasianas. É possível perceber a musicalidade nos escritos de Cecília.

Artigo anterior
O que acontece se tomar um choque de 220V?
Artigo seguinte
Quais os aglomerantes mais utilizados em edificações?