Em que tipo de câncer a radioterapia é utilizada?

Perguntado por: Ivan João de Batista  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (8 avaliações)

É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).

Quando a radioterapia é indicada?

A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.

Quais doenças a radioterapia trata?

A indicação principal da radioterapia está no tratamento de tumores malignos, sendo muitas vezes uma opção ao tratamento cirúrgico, como nos casos de metástases cerebrais, câncer de próstata, câncer de canal anal e tumores de cabeça e pescoço, dependendo do estágio da doença.

Quais as 4 finalidades da radioterapia?

Pode ser aplicada para melhora da dor, redução de sangramento ou diminuição do efeito compressivo do tumor em órgãos adjacentes.

Quem faz radioterapia tem o quê?

É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.

Dr. Responde: a radioterapia é utilizada em quais tipos de câncer?

17 questões relacionadas encontradas

O que acontece depois da radioterapia?

Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.

Quanto tempo a radioterapia fica no corpo?

A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).

Quanto à finalidade da radioterapia podemos dizer que?

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.

Qual a principal indicação do tratamento radioterápico?

A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.

Quais os dois tipos de radioterapia?

Dependendo da maneira como é aplicada, a radioterapia pode ser interna, conhecida como braquiterapia, em que fontes de radiação são colocadas dentro do tumor ou ao seu redor, podendo assim permanecer temporária ou permanentemente; ou externa, a teleterapia, quando a fonte produtora de radiação está distante do paciente ...

O que é mais forte quimioterapia ou radioterapia?

A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade.

Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?

Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.

Como a radioterapia destrói os tumores?

A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.

Quantas sessões de radioterapia são necessárias?

Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.

Quando é indicado radioterapia e quimioterapia?

A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).

Como é a dor de um câncer?

Como é a dor do câncer? O Dr. Murta explica que ela é classificada seguindo uma escala numérica verbal: dor leve (1-3), moderada (4-6) ou intensa (7-10). Além disso, ela pode ser aguda ou crônica (mais de três meses) e se manifestar na forma de choque, queimação, frio doloroso, coceira, dormência ou pulsante.

Qual o efeito da radioterapia nos ossos?

Também pode danificar os órgãos reprodutivos. A radioterapia que inclui uma articulação pode provocar danos nos tecidos articulares, o que pode resultar em dor, cicatrizes e limitação na amplitude do movimento.

Qual a função do técnico de enfermagem na radioterapia?

O cuidar na radioterapia envolve atividades específicas de enfermagem, como a realização de nebulização, administração de medicações, encaminhamentos em geral, acompanhamento em exames e procedimentos médicos (principalmente na braquiterapia), realização de curativos, cuidados com a traqueostomia e cuidados com o ...

Como é feita a marcação para radioterapia?

Marcações referenciais são feitas com caneta e cobertas com fitas sobre a pele com o intuito de permitir o correto posicionamento do paciente diariamente. Elas serão substituídas por pontos definitivos (tatuagens) quando o tratamento for aprovado pelo médico radioterapeuta.

O que não pode fazer depois da radioterapia?

Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro. Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d'água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.

Quanto tempo demora para sair a radiação?

No caso de Chernobyl, a explosão da usina nuclear espalhou diversos isótopos, como o 60Co (cobalto 60) e o 90Sr (estrôncio 90), sendo que a meia-vida radioativa do 60Co é de 5,3 anos e a do 90Sr é de 29 anos.

Quem faz radioterapia fica com radiação no corpo?

A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas.

Como saber se a radioterapia funcionou?

Um cronograma de exames periódicos poderá ser recomendado para monitorar os resultados do tratamento e, se houver sintomas de recidiva, pode ser necessária a realização de outros exames para reestadiamento, como laboratoriais, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia de tórax, ...

Como saber se a radioterapia está fazendo efeito?

Se estivermos atingindo o objetivo proposto, o tratamento estará sendo efetivo. Particularmente, nos casos em que o nosso objetivo é a redução do tamanho das lesões (resposta clínica e radiológica) podemos utilizar dados do exame físico ou resultados de exames de imagem.

Quando o câncer é considerado curado?

Quanto tempo após tratar um câncer para estar curado? Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.

Artigo anterior
Onde é fabricada a porcelana Schmidt?
Artigo seguinte
É normal sair fumaça da panela de pressão?