Em que situação no texto a vírgula é opcional por quê?

Perguntado por: Cátia Mafalda de Barbosa  |  Última atualização: 8. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (73 avaliações)

A vírgula antes do adjunto adverbial é optativa quando a oração está na ordem direta, ou seja, sujeito + verbo + objeto + adjuntos adverbiais. ex1: Ela saiu correndo hoje pela manhã.

Quando a vírgula é opcional?

O uso da vírgula é facultativo no início ou meio da oração, quando o adjunto adverbial for apenas um advérbio. Ontem, fomos ao cinema ver um filme de comédia.

Como saber onde colocar vírgula?

Como usar a vírgula corretamente nos seus textos
  1. Use vírgula nas enumerações. ...
  2. Use vírgula antes das orações introduzidas por E, MAS, OU, NEM e POIS. ...
  3. Use vírgula para assinalar o deslocamento de adjuntos e orações adverbiais. ...
  4. Use vírgula para separar o aposto. ...
  5. Para separar o vocativo.

Por que a vírgula é importante no texto?

Um dos sinais mais importantes é a vírgula. “Ela indica uma pequena pausa, na fala e, naturalmente, na escrita. Como exemplo, temos: 'um homem para ser respeitado tem que ser médico, advogado, engenheiro, sei lá mais o que'. Veja que há varias pausas ascendentes.

Quando a vírgula é facultativa?

Quando temos dois sujeitos diferentes na oração, podemos usar a vírgula, embora ela seja facultativa. É o que ocorre no exemplo a seguir: "Todos foram à festa, e ela ficou muito feliz". ... A vírgula antes do "e" deve ser empregada, ainda, quando a conjunção liga elementos numa enumeração.

Quando a vírgula é opcional?

19 questões relacionadas encontradas

Como e quando usar?

Quando a conjunção ou é usada em enumerações com objetivo enfático: Pode vir quem vier: você, ou minha mãe, ou meu pai, ou minha avó, ou meu avô, ou o presidente, ou o papa. Ninguém me fará mudar de ideias!

Quando é adjunto adverbial de tempo?

O adjunto adverbial tem com função indicar uma circunstância: lugar, tempo, modo, meio, causa, finalidade, intensidade, frequência, companhia,... ... Adjunto adverbial indicando tempo: Eu estudei ontem. Adjunto adverbial indicando modo: Eu estudei concentradamente. Adjunto adverbial indicando intensidade: Eu estudei pouco.

Qual a diferença que a vírgula faz?

O uso inequívoco dela pode mudar o sentido de uma frase e, consequentemente, de uma ideia. Além disso, textos escritos com vírgulas a mais ou a menos se tornam incoerentes. Veja abaixo a diferença do emprego da vírgula em duas frases iguais. – Não vá a escola.

O que a vírgula muda?

A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.

Tem vírgula depois de inclusive?

Expressões como “por exemplo”, “ou seja”, “isto é”, “além disso”, “ou melhor”, “inclusive” e “aliás” devem ser utilizadas entre vírgulas. Por exemplo: Estava pronta para sair, inclusive, já tinha terminado todo o trabalho.

Quando separar por vírgula?

Usos da vírgula
  1. Para separar elementos que podem ser listados.
  2. Para separar o lugar, o tempo ou o modo que vier no início da frase. Quando a frase começar com indicação de tempo, lugar ou modo deve-se iniciar a frase com a vírgula.
  3. Para separar explicações que estão no meio da frase. ...
  4. Para separar orações independentes.

Por que uma vírgula muda tudo?

A vírgula pode ser uma pausa… ou não: Não, espere. / Não espere. 2. Ela pode sumir com seu dinheiro: R$ 23,4. / R$ 2,34. ... A vírgula muda uma opinião: Não queremos saber! / Não, queremos saber!

Como uma vírgula pode mudar tudo?

Mas saiba que a presença das vírgulas na primeira frase altera o sentido completamente. ... E é com esse detalhe que você precisa cuidar bem. No caso da frase 1, trata-se de uma explicação.

Como interpretar uma vírgula?

Como todos os sinais de pontuação, a vírgula serve para orientar a leitura e assim auxiliar o leitor na interpretação do texto. Recomenda-se que ela seja utilizada apenas nos locais em que o leitor precise ser alertado de que algo diferente está acontecendo, o que facilitará o entendimento da mensagem.

Como identificar o adjunto adverbial?

O adjunto adverbial ser representado por um advérbio, por uma locução adverbial ou por uma oração subordinada adverbial. Pode aparecer no início, no meio ou no fim das frases, sendo separado por vírgulas em algumas situações. A classificação em adjunto adverbial é atribuída quando há uma análise sintática da frase.

O que é uma circunstância de tempo?

É o termo da oração que indica uma circunstância (dando ideia de tempo, lugar, modo, causa, finalidade, etc.). O adjunto adverbial é o termo que modifica o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de um advérbio. ... O time jogou muito mal.

O que é adjunto adnominal exemplos?

Indica agente, posse ou espécie; Tem valor ativo (ex: Quando falo “o carro do Pedro”, quero dizer que Pedro tem um carro, ou seja, o adjunto adnominal exerce uma influência sobre o substantivo); É um termo dispensável. Sua retirada da oração não prejudica o sentido geral.

Como interpretar e ou?

O uso de e/ou, embora criticado por muitos, está correto. As conjunções e/ou são usadas para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto. Exemplo com e/ou: As candidaturas poderão ser orais e/ou escritas.

Como por exemplo ou como por exemplo?

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. ... Nesse período, o uso conjunto de “como” e “por exemplo” está correto, porque a repetição de sentidos reforça a ideia de que “tempo de casa” e “hora trabalhada” são apenas dois dentre vários “problemas”.

O que acontece com o sentido das frases após o uso da vírgula?

Em todos eles, a vírgula determinou sua razão de existir, uma vez manifestando a intenção que o emissor deseja conferir à mensagem ora proferida. ... Entretanto, notamos que a mensagem retratada pelas sentenças se diverge completamente, pois ambas afirmam uma ação revelada pela forma verbal.

Como usar o termo inclusive?

Inclusive não deve ser usado com o significado de até, além disso, ainda, até mesmo. Deve-se usar apenas no sentido de inclusão de algo e como antônimo de exclusive. Além disso, dezenas de pontes caíram ou foram danificadas no estado, impedindo inclusive o transporte de estudantes às escolas.

Tem vírgula depois de ainda?

Vírgula em «ou ainda». O correto é: 4) «Se fizer isso, ele pode ser preso ou ainda, executado.» 5) «Se fizer isso, ele pode ser preso ou, ainda, executado.» (com vírgula depois de ou).

E antes e depois da vírgula?

Usa-se vírgula antes de “e” em períodos nos quais essa conjunção liga orações com sujeitos diferentes. “Uma mão lava a outra, e a corrupção suja as duas.” ... Também se usa vírgula quando o “e” equivale a “mas”. No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”).

Por que exemplos?

“O 'por que' separado sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Artigo anterior
O que acontece se eu comer um cogumelo venenoso?
Artigo seguinte
É verdade que sapo come escorpião?